UE admite intervenção militar contra traficantes de imigrantes

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia vão solicitar na quinta-feira o início dos preparativos para uma operação militar destinada a destruir as embarcações dos traficantes de imigrantes, refere o projecto da resolução.  

O projecto em discussão, divulgado pelas agências internacionais, solicita aos líderes europeus que desenvolvam “esforços sistemáticos para identificar, capturar e destruir as embarcações antes que sejam utilizadas pelos traficantes” no Mediterrâneo.

A Alta representante para a política externa e de segurança da União, Federica Mogherini, “é convidada para iniciar de imediato os preparativos para uma eventual operação de segurança e defesa para este efeito, de acordo com a lei internacional”, acrescenta o projecto de resolução.

As primeiras consultas sobre esta proposta demonstram “uma vontade política de emitir este forte sinal”, disse à agência noticiosa AFP uma fonte próxima do dossiê.

“Não podemos ser sérios caso não tenhamos em consideração o pedido de Mateo Renzi“, afirmou um alto responsável europeu.

O chefe do governo italiano solicitou que fosse examinada a possibilidade de efectuar “intervenções precisas” contra os traficantes na Líbia, que se tornou no país de embarque de migrantes e candidatos a asilo em direcção a Itália e Malta.

Caso seja aceite, a organização desta operação militar europeia seria uma decisão inédita no combate à imigração clandestina.

“A sua concretização levará tempo”, advertiram diplomatas envolvidos nas conversações. “Vão ser necessários planos operacionais, e depois mobilizar os meios militares”, explicaram.

A missão militar da UE contra a pirataria ao largo das costas somalis, Atalante, foi desencadeada em 2008, mas as primeiras acções contra as embarcações piratas apenas ocorreram em 2011-22012, recordou o eurodeputado francês Arnaud Danjean.

Para destruir as embarcações na Líbia será necessário um mandato jurídico” das Nações Unidas, sublinhou.

“A possibilidade de acção em terra fornecida à força naval Atalante na Somália quase nunca foi utilizada, porque não é tão simples”, explicou.

O apelo para novas medidas e a pressão sobre os líderes europeus aumentou após o devastador naufrágio no domingo que terá provocado a morte de cerca de 800 imigrantes provenientes da Líbia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …