Rede de tráfico de pessoas desmantelada em Itália

Laura Boldrini / YouTube

A justiça italiana deteve esta segunda-feira 24 membros de uma rede de traficantes de pessoas que trazia imigrantes de África para a Europa do Norte, via Mediterrâneo e Sicília, informou a procuradoria de Palermo.

Os traficantes organizaram pelo menos 15 viagens desde maio de 2014 e exigiam aos migrantes entre 1.500 e 2.000 dólares (1.395 e 1.860 euros), precisou a procuradoria.

Os migrantes, vindos sobretudo da Eritreia, Sudão e Somália, embarcavam perto de Zuwarah, na Líbia, com destino à ilha italiana da Sicília, adiantou à imprensa.

Segundo o relatório do inquérito da procuradoria de Palermo citado pelos media italianos, centenas de migrantes eram embarcados em navios em mau estado e os traficantes abandonavam-nos em alto mar depois de terem lançado pedidos de ajuda, contando com os serviços de salvamento italianos para os recolher.

Os traficantes organizavam toda a viagem, incluindo a fuga dos centros de acolhimento italianos, e recorriam a sistemas de pagamento sofisticados, como transferências de dinheiro através da Moneygram ou Western Union.

A rede funcionava como uma verdadeira agência de viagens, com apoios na Sicília e na Lombardia, organizando o transporte até Roma e Milão, geralmente de automóvel ou autocarro, e depois a viagem até ao destino final: Noruega, Suíça, França, Reino Unido ou Alemanha.

O grupo criminoso será dirigido pelo eritreu Medhanie Yehdego Mered e pelo etíope Ghermay Ermias. Os nomes dos dois apareceram no inquérito aberto depois do naufrágio de 3 de outubro de 2013 ao largo da ilha italiana de Lampedusa, que causou 366 mortos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Paolo Gentiloni, defendeu hoje “uma ação da União Europeia (UE) face aos traficantes de seres humanos” à chegada ao Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros europeus para discutir a última tragédia no Mediterrâneo no domingo quando mais de 700 migrantes morreram num naufrágio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Texto final do acordo da Cimeira do Clima aprovado pelos 195 países participantes

Os líderes mundiais presentes comemoraram este sábado a aprovação do texto final da COP21 - Conferência Mundial do Clima, sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa. Após 13 dias de debates, os representantes …

Texto final do acordo da Cimeira do Clima aprovado pelos 195 países participantes

Os líderes mundiais presentes comemoraram este sábado a aprovação do texto final da COP21 - Conferência Mundial do Clima, sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa. Após 13 dias de debates, os representantes …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …