Rede de tráfico de pessoas desmantelada em Itália

Laura Boldrini / YouTube

A justiça italiana deteve esta segunda-feira 24 membros de uma rede de traficantes de pessoas que trazia imigrantes de África para a Europa do Norte, via Mediterrâneo e Sicília, informou a procuradoria de Palermo.

Os traficantes organizaram pelo menos 15 viagens desde maio de 2014 e exigiam aos migrantes entre 1.500 e 2.000 dólares (1.395 e 1.860 euros), precisou a procuradoria.

Os migrantes, vindos sobretudo da Eritreia, Sudão e Somália, embarcavam perto de Zuwarah, na Líbia, com destino à ilha italiana da Sicília, adiantou à imprensa.

Segundo o relatório do inquérito da procuradoria de Palermo citado pelos media italianos, centenas de migrantes eram embarcados em navios em mau estado e os traficantes abandonavam-nos em alto mar depois de terem lançado pedidos de ajuda, contando com os serviços de salvamento italianos para os recolher.

Os traficantes organizavam toda a viagem, incluindo a fuga dos centros de acolhimento italianos, e recorriam a sistemas de pagamento sofisticados, como transferências de dinheiro através da Moneygram ou Western Union.

A rede funcionava como uma verdadeira agência de viagens, com apoios na Sicília e na Lombardia, organizando o transporte até Roma e Milão, geralmente de automóvel ou autocarro, e depois a viagem até ao destino final: Noruega, Suíça, França, Reino Unido ou Alemanha.

O grupo criminoso será dirigido pelo eritreu Medhanie Yehdego Mered e pelo etíope Ghermay Ermias. Os nomes dos dois apareceram no inquérito aberto depois do naufrágio de 3 de outubro de 2013 ao largo da ilha italiana de Lampedusa, que causou 366 mortos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Paolo Gentiloni, defendeu hoje “uma ação da União Europeia (UE) face aos traficantes de seres humanos” à chegada ao Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros europeus para discutir a última tragédia no Mediterrâneo no domingo quando mais de 700 migrantes morreram num naufrágio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …