Rede de tráfico de pessoas desmantelada em Itália

Laura Boldrini / YouTube

A justiça italiana deteve esta segunda-feira 24 membros de uma rede de traficantes de pessoas que trazia imigrantes de África para a Europa do Norte, via Mediterrâneo e Sicília, informou a procuradoria de Palermo.

Os traficantes organizaram pelo menos 15 viagens desde maio de 2014 e exigiam aos migrantes entre 1.500 e 2.000 dólares (1.395 e 1.860 euros), precisou a procuradoria.

Os migrantes, vindos sobretudo da Eritreia, Sudão e Somália, embarcavam perto de Zuwarah, na Líbia, com destino à ilha italiana da Sicília, adiantou à imprensa.

Segundo o relatório do inquérito da procuradoria de Palermo citado pelos media italianos, centenas de migrantes eram embarcados em navios em mau estado e os traficantes abandonavam-nos em alto mar depois de terem lançado pedidos de ajuda, contando com os serviços de salvamento italianos para os recolher.

Os traficantes organizavam toda a viagem, incluindo a fuga dos centros de acolhimento italianos, e recorriam a sistemas de pagamento sofisticados, como transferências de dinheiro através da Moneygram ou Western Union.

A rede funcionava como uma verdadeira agência de viagens, com apoios na Sicília e na Lombardia, organizando o transporte até Roma e Milão, geralmente de automóvel ou autocarro, e depois a viagem até ao destino final: Noruega, Suíça, França, Reino Unido ou Alemanha.

O grupo criminoso será dirigido pelo eritreu Medhanie Yehdego Mered e pelo etíope Ghermay Ermias. Os nomes dos dois apareceram no inquérito aberto depois do naufrágio de 3 de outubro de 2013 ao largo da ilha italiana de Lampedusa, que causou 366 mortos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Paolo Gentiloni, defendeu hoje “uma ação da União Europeia (UE) face aos traficantes de seres humanos” à chegada ao Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros europeus para discutir a última tragédia no Mediterrâneo no domingo quando mais de 700 migrantes morreram num naufrágio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …