Naufrágio no Mediterrâneo: número de mortos pode ser superior ao que se pensava

(dr)

Marinha italiana resgata imigrantes norte-africanos em Lampedusa

Chegaram a Malta 28 sobreviventes do naufrágio de imigrantes africanos que ocorreu no Mediterrâneo, neste fim-de-semana. Até ao momento foram já resgatados 24 cadáveres da tragédia, mas os números serão, afinal, mais assustadores do que inicialmente se previa. Um dos sobreviventes diz que havia quase mil pessoas a bordo.

Iam 950 pessoas no barco“, terá relatado um dos sobreviventes deste naufrágio que ocorreu na madrugada de sábado para domingo, nas águas líbias, a 70 metros da costa do país, conforme declarações revelada pelo jornal espanhol El País.

Este mesmo sobrevivente fala em “40 ou 50 crianças” e “cerca de 200 mulheres” a bordo da pequena embarcação que levava vários imigrantes desejosos de chegarem à Europa.

Inicialmente, especulou-se que seguiriam no barco cerca de 700 pessoas, mas afinal estariam na embarcação cerca de mil migrantes.

Entretanto, 17 barcos de resgate continuam a trabalhar na zona do naufrágio, na tentativa de encontrar mais sobreviventes, uma esperança cada vez mais impossível.

Em Itália, foi entretanto desmantelada uma rede de tráfico de pessoas que se dedicava a trazer imigrantes desde as costas de África até à Europa.

A União Europeia (UE) está a ser instada a tomar medidas para que casos destes não se voltem a verificar. Os Ministros do Exterior e dos Negócios Estrangeiros dos países membros da UE vão reunir-se de emergência, nesta segunda-feira à tarde, no Luxemburgo, esperando-se que do encontro saia alguma tomada de decisão.

“As tragédias dos últimos dias, dos últimos meses, dos últimos anos, são demais! Não temos mais álibis. A União Europeia não tem mais álibi, os Estados Membros não têm mais álibi”, nota a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, citada pelo jornal francês Le Monde.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Com os cofres vazios, CP precisa de ajudas públicas ou aumento da dívida

O Governo quer aumentar o endividamento da CP, mas a operadora ferroviária prefere ajudas estatais. Em falência técnica, a empresa não tem como pagar salários. A CP perdeu 20 milhões de euros devido à pandemia de …

Da cereja da Beira à maçã de Armamar. Mau tempo arrasa culturas e deixa prejuízos de milhões

Pomares, olivais, vinhas e hortas. O mau tempo que se fez sentir a norte do país neste fim-de-semana arrasou várias culturas culturas agrícolas, deixando prejuízos estimados na ordem dos milhões de euros. Depois da tempestade …

Situação de Grande Lisboa "não justifica" cerca sanitária, garante Marta Temido

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu esta terça-feira que não existem na Área Metropolitana de Lisboa (AML) situações epidemiológicas de covid-19 que justifiquem a adoção de medidas como cercas sanitárias. “Naturalmente que, se houver alguma …

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …