Naufrágio no Mediterrâneo: número de mortos pode ser superior ao que se pensava

(dr)

Marinha italiana resgata imigrantes norte-africanos em Lampedusa

Chegaram a Malta 28 sobreviventes do naufrágio de imigrantes africanos que ocorreu no Mediterrâneo, neste fim-de-semana. Até ao momento foram já resgatados 24 cadáveres da tragédia, mas os números serão, afinal, mais assustadores do que inicialmente se previa. Um dos sobreviventes diz que havia quase mil pessoas a bordo.

Iam 950 pessoas no barco“, terá relatado um dos sobreviventes deste naufrágio que ocorreu na madrugada de sábado para domingo, nas águas líbias, a 70 metros da costa do país, conforme declarações revelada pelo jornal espanhol El País.

Este mesmo sobrevivente fala em “40 ou 50 crianças” e “cerca de 200 mulheres” a bordo da pequena embarcação que levava vários imigrantes desejosos de chegarem à Europa.

Inicialmente, especulou-se que seguiriam no barco cerca de 700 pessoas, mas afinal estariam na embarcação cerca de mil migrantes.

Entretanto, 17 barcos de resgate continuam a trabalhar na zona do naufrágio, na tentativa de encontrar mais sobreviventes, uma esperança cada vez mais impossível.

Em Itália, foi entretanto desmantelada uma rede de tráfico de pessoas que se dedicava a trazer imigrantes desde as costas de África até à Europa.

A União Europeia (UE) está a ser instada a tomar medidas para que casos destes não se voltem a verificar. Os Ministros do Exterior e dos Negócios Estrangeiros dos países membros da UE vão reunir-se de emergência, nesta segunda-feira à tarde, no Luxemburgo, esperando-se que do encontro saia alguma tomada de decisão.

“As tragédias dos últimos dias, dos últimos meses, dos últimos anos, são demais! Não temos mais álibis. A União Europeia não tem mais álibi, os Estados Membros não têm mais álibi”, nota a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, citada pelo jornal francês Le Monde.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Guterres enumera os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que desestabilizam o mundo

António Guterres listou, esta quinta-feira, os "Quatro Cavaleiros do Apocalipse" que causam incerteza e instabilidade: mudança climática, desconfiança da população, tensões geopolíticas e ameaças tecnológicas. O secretário-geral da ONU identificou esta quinta-feira, numa intervenção em Davos, …

Aeroporto do Montijo é uma das decisões "mais ridículas" e um erro que "custará caro"

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, continua a defender Alcochete para o novo aeroporto, considerando que Montijo "vai ficar na história da aviação mundial como uma das soluções mais ridículas de sempre". Em declarações …

Atlético de Madrid cai na Taça frente a equipa do terceiro escalão (e espanhóis não poupam críticas a Félix)

O Atlético de Madrid foi surpreendido pelo Cultural Leonesa nos 16 avos-de-final da Taça do Rei. A imprensa desportiva espanhola criticou a exibição de João Félix, apesar de o português ter assistido para golo. O Cultural …

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …