Novo Governo toma posse na quarta-feira, às 17 horas

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou para a próxima quarta-feira, dia 30 de março, a tomada de posse do novo Governo. A cerimónia, no Palácio da Ajuda, tem início agendado para as 17h00.

Marcelo Rebelo de Sousa agendou a cerimónia de tomada de posse do novo Executivo para a próxima quarta-feira, dia 30 de março, às 17 horas.

“O Presidente da República marcou a cerimónia de posse de todos os membros do XXIII Governo Constitucional, para a próxima quarta-feira, dia 30 de março, pelas 17h00, no Palácio Nacional da Ajuda”, lê-se numa nota publicada, este sábado, no site da Presidência.

Tomam posse 17 ministros (que podem ser conhecidos aqui) e 38 secretários de Estado, cuja lista deverá ser divulgada na próxima segunda-feira.

A cerimónia tem lugar dois meses depois das eleições legislativas de 30 de janeiro e acontece após o processo que levou à repetição no círculo da Europa.

No novo elenco governativo, escolhido por António Costa, há nove ministras, o que faz do próximo executivo o primeiro da democracia portuguesa com tantas mulheres como homens à frente de ministérios.

Esta é uma mudança histórica e surge na sequência de um pedido do departamento de Mulheres Socialistas, que enviou uma moção a António Costa na qual apelou a que houvesse uma maior representação feminina no próximo Governo e que fosse conferida “centralidade à temática da Igualdade na orgânica do Governo”.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.