//

Novo Governo encontra OE 2016 sem nada feito

30

Mário Cruz / Lusa

O anterior Governo parece ter deixado um importante trabalho de casa por fazer: a preparação do Orçamento de Estado 2016.

De acordo com o Diário de Notícias, os governantes socialistas que tomaram posse na quinta-feira passada constataram que o trabalho produzido na administração de Pedro Passos Coelho para preparação do OE 2016 “foi zero”.

Uma fonte do Executivo socialista afirma que pouco terá sido feito do ponto de vista administrativo – até mesmo a recolha de informações básicas que não têm que ver com opções políticas de fundo.

Por exemplo, no início do verão os serviços do Estado costumam enviar aos respectivos ministérios as suas necessidades mínimas orçamentais para o ano seguinte, tais como a previsão de despesa salarial, as despesas correntes de funcionamento e o investimento previsto.

No entanto, de acordo com fontes do DN, a maioria dos ministérios não deixou feitas “contas básicas como previsões de despesa salarial ou de investimento” – e, consequentemente, também não foram tomadas decisões em cada ministério sobre os plafonds de despesa para o ano seguinte nos respectivos serviços.

Não há informação em cada ministério sobre as respetivas fatias do Orçamento necessárias, e muito menos informação centralizada nas finanças que permita uma perspetiva global para todo o executivo.

A fonte do Governo afirma ao DN que o trabalho de reunir estas informações “nunca estará concluído antes do Natal“, ao qual se segue a tarefa de acrescentar as opções políticas, a remodelação da despesa governamental – tendo em conta que o novo governo tem uma orgânica diferente do último -, o entrosamento entre as opções políticas e as verbas disponíveis dos fundos comunitários.

Março “não é razoável” para aprovação do Orçamento

O primeiro-ministro, António Costa, disse este sábado em Bruxelas que o Governo apresentará a proposta de Orçamento para 2016 “tão depressa quanto possível”, mas considerou que não seria “razoável” esperar por março para a sua aprovação final.

À saída da sua primeira cimeira de líderes da União Europeia, António Costa, questionado sobre quando é que o seu executivo tenciona apresentar o plano orçamental para o próximo ano, há muito reclamado pela Comissão Europeia e Eurogrupo, disse que ainda não há uma data precisa, mas asseverou que será “tão brevemente quanto possível“.

Questionado sobre se considerava razoável apontar a aprovação final do Orçamento de Estado de 2016 para março – a edição de sexta-feira do Diário de Notícias dava conta da possibilidade de o Governo tencionar aprovar o Orçamento de Estado apenas depois de Cavaco Silva abandonar a Presidência da República -, o chefe de Governo limitou-se a dizer que não.

Não, não creio que seja razoável“, afirmou, com um sorriso.

Relativamente à possibilidade de o novo ministro das Finanças, Mário Centeno, apresentar o anteprojeto orçamental a Bruxelas já na próxima reunião do Eurogrupo, a 8 de dezembro, o chefe de Governo insistiu que será o mais rapidamente possível.

“Tão depressa quanto possível faremos entregar quer o plano de orçamento, quer aquilo que será a proposta de orçamento na Assembleia da República. Isso tão depressa quanto possível”, afirmou.

ZAP

30 Comments

  1. Estavas á espera de quê? Que fossem os outros a fazer o teu trabalho? Era o habitual não era? Tambem era habitual governar quem ganhava as eleições!! O que não foi o caso desta vez. Não queres governar de qualquer jeito então TRABALHA. GOVERNA. Bando de mandriões.

    • Não, ele estava à espera era que o anterior governo tivesse feito aquilo que lhe competia. Mas não. O anterior governo marimbou-se para as suas obrigações e aquilo que é importante para Portugal (porque está a ser exigido há muito tempo por Bruxelas) só para boicotar um partido político. É o que se chama patriotismo!!!

      • “…aquilo que lhe competia”? Desde quando é que o orçamento não é feito por quem o vai executar? …Chover no molhado?

      • Sim, aquilo que lhe competia. Porque há um tempo para se fazerem as coisas, e enquanto o anterior governo governava, devia fazer aquilo que era para fazer naquele tempo, que era, não o orçamento, mas a sua preparação. O texto do artigo é bem claro.

    • nan tentendo, que tipo de herói patriota és tú? tás a mandar “TRABALHAR. GOVERNAR.” quem vai ter que governar e fazer o trabalho que aqueles que tu defendes não fizeram. toma vergonha nessas trombas lacaio.

    • TSMC
      Arre que és burro e forrado do mesmo. Então ainda não compreendes que as eleições de 04.Outubro foram para eleger deputados e não governantes ????????!!!!!!!!!! ÉS BURRO E SÓ DEVIAS COMER PALHA………

  2. Do que leio só posso concluir que afinal o pseudo orçamento do PS que foi discutido para as eleições afinal não tem qualquer sustentabilidade, porque não existe… são folhas de excel com lindos números para vender jornais!!! se fosse real não precisavamos de esperar 3 meses para ser apresentado na assembleia da republica!!! isto tudo é uma farsa!!!

    • Olhem outro tachante… do PSD /CDS tem vergonha verme que votou PSD, CDS ou mesmo PS nas ultimas eleições devia andar caladinho… não querias mais do mesmo então ai tens… verme…

      4 anos de greves e manifestações e no final toca a votar nos mesmos…

      A questão aqui é o que andaram os da antiga maioria afazer nestes últimos dias… de certo coisa boa não foi… trabalho também não me parece…eles já não fazem nada por natureza.. são políticos… de certo a fazer as ultimas maroscas… já que o que lhes competia começar a fazer não fizeram…

      • Mas por alma de quem é que está assim tão convencido que o orçamento não é da exclusiva responsabilidade de quem o vai executar?
        Oh SANTOS, tire a boca do trombone, pá!

      • A caca que invoca, aqui, só pode ser de um infiltrado que confunde a capacidade de ler com a de compreender! Faça uso de óculos de mergulhador não vão os salpicos afectar-lhe a compreensão!

  3. É o costume. Todos os governos que aparecem (porque neste caso concreto é “aparecem”, não “Ganham”) dizem que a culpa é dos anteriores.
    Queres ter continhas feitas? Então fá-las.

    • Outros…
      4 anos a fazeres greves e manifestações para quê?
      para ter votado ou traves na merda PSD/CDS ou mesmo PS…

      devias ter vergonha… se estas satisfeito força vota neles já em Setembro… depois não chores… mama logo… chupista…

  4. Mas o OE não é feito de acordo com o programa de governo? Se chumbaram o programa é natural que tenham um programa e um orçamento diferente…
    Este Costa é o verdadeiro ” Pilha galinhas!!!”

  5. Não dá para entender: se é um “virar de página” façam um orçamento de base zero!
    Se afinal não mudam página nenhuma….usem o histórico, desvios de 2015, objectivos……etc.
    Não culpem ninguém de não fazer o trabalho que lhes pertence.

  6. Esta e’ fantastica. Todos os comentarios PAFiosos so’ esquecem um PEQUENO detalhe:
    Isto prova que a “indigitacao de Passos Coelho por Cavaco foi uma ENCENACAO, um EMBIUSTE criminoso. Nao deram nenhum passo a caminho do orcamento, porque SABIAM, desde o dia 5 de Outubro, que nao iam ficar no Governo – nem tinham QUALQUER DUVIDA desse FACTO.
    Como tal:

    – Aldrabaram quando andaram a gritar que tinham a “conviccao” que tinham ganho as eleicoes e como tal o Cavaco iria dar-lhes o Governo
    – Aldrabaram quando assumiram a posse neset seu ultimo governo, pois juraram cumprir as suas obrigacoes, e nem sequer comecaram a cuidar do mais basico – poruq eTODOS, CAvaco e Coelho, que aquilo era uma farsa para efeitos de desgaste politico da esquerda;
    – Aldrabaram quando andaram a jurar que era muito perigoso a instabilidade, pois SABIAM que iam ser derrotados na Assembleia
    – Aldrabou o CAvaco, quando exige provas de estabilidade ao PS de que pode durar 4 anos, mas deu posse a um Governo que ELE SABIA, TODOS SABIAM, que so’ iria durar 2 semanas !

    Finalmente, ALDRABARAM, HOJE COMO SEMPRE< quando juram que so' querem o melhor para Portugal. O atraso do orcamento, PROVOCADO POR ESTES ACTOS DELIBERADOS D SABOTAGEM do Coelho e Cia, causa prejuizo a Portugal e a TODOS os portugueses .. mas esta canalha so' esta' interessada nos SEUS interesses.

    SO' os tolos se enganam com papas e bolos.

    Quando um dia se conseguir limpar a justica dos acolitos infiltrados desta direita extrema, estes energumenos terao de se sentar no banco dos reus e responder por estes prejuizos.

    • Funtásticamente despidos. Todos os comentarios XUXALISTAS esquecem o que não lhes convém:
      – A indigitação e a nomeação de Passos Coelho por Cavaco, quer do ponto de vista constitucional quer no plano político cumpriram normativos e seguiram valores éticos no âmbito das competências que lhe estão conferidas – “EMBIUSTE criminoso”?
      – Do orçamento – Ninguém na posse de faculdades mínimas de discernimento pode acreditar que um orçamento deve ser feito por quem o não vai executar… Mais, quando o orçamento deriva de diferentes programas de governo, políticas e medidas diferentes!
      – Sabemos inequivocamente fora do pátio do recreio quem ganhou as eleições – “Aldrabaram “?
      – Dar posse a um governo legítimo não é da responsabilidade de quem toma posse – formalismo constitucional – ” Aldrabaram”?
      “… farsa para efeitos de desgaste politico da esquerda” ? Bem, você a rodear-se de tantos fantasmas nem deve conseguir dormir!
      – Não sei onde reside a canalha! Se os que ganharam positivamente se os que perdendo ganharam uma maioria negativa! Não sei se é de confundir papas com bolos com as excursões gratuitas para a 3ª idade de autocarro com bandeirinhas e a cgtp ao lado!
      Para que não seja uma perda de tempo, ainda arrisco que atenda à situação de recorrentemente gastar mais do que ganha e a mamã, financiadora, um dia cortar-lhe o desvario e obrigá-lo a contenção para lhe dar tempo a pô-lo na ordem – ajustamento! Saiba que se trata de uma medida de contenção e ajustamento dos seus desvarios financeiros e não medidas criminosas para além do mais se alguém houvesse que ser responsabilizado seguramente que não era quem lhe emprestou ! Para si talvez não! A responsabilidade reside ao lado…

      • OS PAFiosos pensam que como ainda conseguiram enganar gente a votar neles, que so’ tem pela frente paspalhos. Os seus “argumentos” so’ provam como voces, PAFiosos, sabem muito bem que precisam de mentir e aldrabar, para aparentar ter razao nalguma coisa.
        Quer ver como se desmascara facilmente?
        1- O artigo fala, e no’s falamos, nao do orcamento, mas sim dos passos preparatorios. A prova que voce sabe que nao tem razao, e’ argumentar como se estivessemos a falar de fazer o orcamento. E” um truque muito velho, o de atacar algo que ninguem esta’ a defender, para disfarcar a falta de razao no assunto real. Mas o truque so’ engana parolos.
        2 – Se o Cavaco indigitou o Coelho, e este tomou posse (nem vou falar desse patetico “argumento que o Coelho nao e’ responsavel, mas sim o Cavaco), jurou cumprir as suas obrigacoes. O que aqui esta’ noticiado prova que Coelho nao cumpriu, (nem de resto no anterior governo). Ora das duas uma: Ou o Coelho e o Cavaco acreditavam que iam ficar a Governar, ou nao. Se acreditavam, entao porque nao fizeram o trabalho – quando ate’ estavam ja’ em falta na UE? incompetencia, ou EMBUSTE (ou seja, de facto SABIAM que nao iam ficar a governar). Se nunca acreditaram, entao EMBUSTE criminoso – pois fizeram atrasar tudo, incluindo o orcamento, PROPOSITADAMENTE.
        Se nao foi para desgastar a esquerda, deve ter sido para desgastar a direita? ou apenas porque sao canalha e quiseram prejudicar Portugal?
        3 – Convenientemente, “ignora” o ponto central de prova: Os PAFiosos e o Cavaco exigem provas de estabilidade para 4 anos ao PS, mas os PAFiosos e Cavaco SABIAM que iam dar posse a um Governo que nao ia durar 4 semanas, quanto mais 4 anos. EMBUSTE, ENCENACAO criminosa.

        Depois , a lenga lenga para parolos – viver acima das posses, blabla. Ja’ sabemos que pormenores como os FACTOS, a VERDADE, e’ algo de estranho e incompreensivel para os PAFiosos. Mas a verdade e’ esta: Deixaram Portugal com menos posses (venderam tudo ao desbarato o que puderam, puseram milhares e milhares na miseria e no desemprego), e com AINDA mais Divida… portanto, parece que quem precisa de uma mama a dar uns tabefes (PAF !) e por os meninos na ordem, sao os PAFiosos.

        Mas claro, ELES ficaram melhor: e’ so’ nomeacoes para a administracao publica (o tal “monstro” de que tanto se queixam), e’ so’ premios chorudos para gestores de empresas que arruinaram, ele e’ so’ “resolucoes” para usar o dinheiro dos importatos para pagar as falcatruas do maginifico sector privado, que, nao se cansam de gritar, e’ MUITO melhor “gestor” que o publico… por isso e’ e’ o dinheiro publico que anda sempre a tapar os buracos de milhoes e milhoes desses grandes “gestores” do privado.

        Portanto, sim, este e’ MAIS uma, entre muitas outras provas de que os PAFiosos ALDRABARAM e continuam a ALDRABAR.

        MAs infelizmente para voces, confirma-se o famoso ditado, “pode-se enganar pouca gente por muito tempo, pode-se enganar muita gente, por pouco tempo, mas nao se pode enganar muita gente por muito tempo.

        JA’ era hora de irem embora. Esperneiam, gritam, furibundos, desesperados, mas foram corridos. Se nao gostam, sigam o conselho do vosso lider: emigrem – paises mais ao vosso gosto, onde nao essa coisa chata da democracia, cheio de oportunidades para capitalistas – talvez la’ para a arabia saudita, guine’ equatorial – devem dar-se-la’ bem.

  7. não admira os pafiosos convencerem esta lacaiagem toda que ganharam as eleições bla bla bla, bla bla bla, bla bla bla se eles nem ler e interpretar um texto sabem, a quem Portugal estava entregue a uma cambada de ILETRADOS.

  8. A direita mais rasca que tivemos, como governo, depois do 25 de abril de 1974. Em todas as alternâncias de governo, que já tivemos, nunca aconteceu tamanha vergonha. Não se trata de deixar o OE já preparado, mas sim já ter uma noção das necessidades orçamentais que cada ministério vai ter durante um ano. E diziam estes malandros “Portugal à frente”. Cambada de mentirosos e antipatriotas.

  9. As eleições para a Assembleia da República, foram marcadas tarde e a más horas pelo Sr. Presidente da República mas, o facto do Sr. Presidente da República não ter aceite marcar as eleições mais cedo e assim dar mais algum tempo à coligação de interesses, para acelerar o OE para 2016 não invalida que o PSD e CDS não tivessem a obrigação de preparar o OE visto que, a sua apresentação a Bruxelas deveria ter sido feita até 15 de Outubro deste ano e as eleições foram a 04 de Outubro. Quando se diz que não deixaram nada feito, duas coisas aconteceram: ou fizeram um esboço do OE com as artimanhas expectáveis e como perderam a possibilidade de ser governo, esconderam o que se propunham fazer; ou nada fizeram e isso é muito grave para a coligação de interesses que acusa a oposição de irresponsabilidade por lhes ter retirado o poder de acordo com a vontade expressa por 62% dos portugueses.

  10. Mas o orçamento não é feito por vocês? Não são vocês que vão gastar naquilo que querem? Queriam que os outros tivessem a papinha feita ou isso é só para enganar papalvos? Para depois dizerem que o orçamento é demorado porque não tinham nada feito? Como o pantimineiro do sócrates que depois de ir para o poleiro mandou o vitinho ver o défice e depois achou que esteva acima do esperado e já serviu para aumentar impostos? O que vocês querem é já não apresentar o orçamento ao senhor Silva. Foi isso que os jornais noticiaram há dias e está mais que visto. Vocês estão-se nas tintas para o país e para os contribuintes. Para vocês só conta o poleiro e o pote. O DIABO QUE VOS CARRGUE!!!

  11. Então mas estes queriam agora um orçamento de Estado para depois deitar para o caixote do lixo? Certamente se o Passos Coelho tivesse ficado no governo como lhe competia que não ia pedir à esquerdalha para lhe fazerem um orçamento!.

  12. se o passos tinha orçamento de estado e a “maioria parlamentar” o vetou é porque não servia, para que querem o trabalho dos outros feito, antes mesmo das eleições e depois das conversinhas com a esquerda, não disseram que tinham os números todos e já tinham tudo para governar ! em que valores se basearam, na vossa teoria utópica !!! querem é o quentinho das vossas poltronas agora e arranjam desculpas de miúdos para tapar os olhos aos que já os tinham bem tapados quando votaram no PS, não se esqueçam que quando o Sr. Guterres se demitiu e deixou o pais no estado que deixou também apagaram tudo dos computadores para não ser simples de desvendar o que tinham feito,
    HISTORIA
    Lembrem-se da Exma. Srª Manuela Ferreira LEITE e do que se queixou na altura sobre o governo anterior de Guterres…..

    cá se fazem cá se pagam, olho por olho dente por dente.

    MAS COMO SOU BOMSINHO DEIXO-LHES UMA DICA
    vão ao orçamento do ano anterior 2015 e cortem 10% na despesa em tudo, e paguem aquilo que devem aos credores e ficamos todos bem, acreditem……..
    todos juntos e nenhum sabe nem governar a sua própria casa e família como é que foram para o governo orientar o nosso PORTUGAL??

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.