Novo caso no Governo. Desta vez, envolve o lóbi do lixo

2

Não páram os casos no Governo de António Costa. Desta feita, há uma polémica em ebulição com o novo Secretário de Estado do Ambiente que já obrigou o ministério a fazer um esclarecimento público.

Um dia depois da demissão de Carla Alves da Secretaria de Estado da Agricultura, há um novo caso a ensombrar o Governo, desta feita envolvendo o novo Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires.

O jornal Nascer do Sol avança que o governante vendeu uma empresa a um lóbi do lixo numa altura em que assinou, no Parlamento, um parecer sobre resíduos urbanos.

Além disso, Hugo Pires também foi co-autor da Lei de Bases do Clima, bem como coordenador dos deputados na Comissão Parlamentar do Ambiente e Energia.

Em causa está a empresa CRIAT – Arquitectura & Reabilitação Urbana que terá sido adquirida pela empresa agrícola Penedo do Frade que é propriedade das irmãs Lucinda Isabel Guimarães Gomes Marques e Adelaide Sofia Guimarães Gomes Marques

“A Penedo do Frade cultivou uma vinha num aterro sanitário do grupo Semural, Waste & Energy SA”, como nota o Nascer do Sol, frisando que as duas donas da empresa são irmãs dos dois accionistas principais deste grupo.

O Semural dedica-se ao tratamento de lixo e resíduos, nomeadamente à importação de lixo radioativo, assunto que tanta polémica tem gerado.

Actualmente, Hugo Pires não tem participações em empresas

O ministério do Ambiente vê-se obrigado a esclarecer que Hugo Pires “não tem, actualmente, qualquer participação social em alguma empresa”. Portanto, “não tem qualquer inibição ou impedimento, de qualquer tipo, no exercício das funções que lhe foram confiadas”, frisa o gabinete de Duarte Cordeiro em comunicado.

Hugo Pires vendeu a empresa CRIAT em 19 de Maio de 2021, ainda segundo o ministério que esclarece que “não é da área do ambiente, mas sim de arquitectura e construção”.

Além disso, aquando do tal parecer referido pelo Nascer do Sol, Hugo Pires “não previa ser convidado para o cargo de Secretário de Estado do Ambiente“, reforça o ministério do Ambiente.

Esse parecer é relativo a “um Projecto de Lei do PCP que pode ser consultado no site da Assembleia da República”, acrescenta ainda.

Quanto à participação de Hugo Pires nos trabalhos da Comissão de Ambiente e Energia, o comunicado reforça que é uma “experiência importante para as tarefas que agora desempenhará“.

Hugo Pires foi nomeado secretário de Estado do Ambiente nesta quarta-feira, 4 de Janeiro, no âmbito da mini-remodelação forçada pela demissão de Pedro Nuno Santos.

Natural de Coimbra, o ex-deputado de 43 anos é licenciado em arquictetura pela Universidade Lusíada do Porto. Foi vereador na Câmara Municipal de Braga entre 2009 e 2013, tendo os pelouros do Urbanismo, Reabilitação Urbana, Protecção Civil e Juventude.

Foi deputado do PS desde 2015 e coordenou o grupo de trabalho que aprovou a Lei de Bases da Habitação.

Desde 2019, tem exercido as funções de vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Tenho a impressão que o Costa andaria melhor se recrutasse em Alcoentre, Carregueira, Custóias ou mesmo Évora. São áreas mais bem frequentadas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.