Os seis novos secretários de Estado do Governo de Costa

2

Miguel A. Lopes / Lusa

O investigador e docente universitário Frederico Francisco vai desempenhar as funções de secretário de Estado das Infraestruturas, enquanto a engenheira civil Fernanda Rodrigues será secretária de Estado da Habitação, lê-se na página da Presidência da República na Internet.

Frederico Francisco, natural de Cascais, de 34 anos, substitui nas funções de secretário de Estado das Infraestruturas Hugo Santos Mendes, que assumiu ter acompanhado o processo de indemnização de meio milhão de euros pago pela TAP à ainda secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis.

O futuro secretário de Estado das Infraestruturas é mestre em Engenharia Aeroespacial pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Física, avançou o ECO.

Desde 2019, exerceu funções como adjunto do ministro cessante das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, acompanhando as políticas para o transporte ferroviário, incluindo a coordenação da elaboração do Plano Ferroviário Nacional.

De acordo com a nota curricular divulgada pelo Governo, é professor auxiliar convidado no departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigador do Centro de Física das Universidades do Minho e Porto.

Fernanda Rodrigues, que vai desempenhar as funções de secretária de Estado da Habitação, é natural de Águeda, tem 60 anos e licenciada em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Tem doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro e é docente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro desde outubro de 2001.

Segundo o Governo, Fernanda Rodrigues desenvolveu trabalho no âmbito do Estado de Conservação de Edifícios de Habitação a Custos Controlados.

A atual assessora do primeiro-ministro, Ana Fontoura Gouveia é a escolhida para secretaria de Estado da Energia e Clima, substituindo assim João Galamba, que passará a ministro das Infraestruturas.

Ana Fontoura Gouveia tem 40 anos e é doutorada em Economia pela Nova SBE, onde leciona Finanças Públicas, de acordo com a informação presente na página oficial da faculdade. Exerce funções de assessora económica no gabinete de António Costa desde outubro de 2019.

Passou pelo Banco de Portugal, onde esteve entre 2004 e 2008 e depois entre 2018 e 2019; pelo Banco Central Europeu, entre 2009 e 2014; pelo Ministério da Economia em 2015; e pelo Ministério das Finanças, entre 2016 e 2017.

Hugo Pires ficou com a função de secretário de Estado do Ambiente.

O ministro das Finanças, Fernando Medina, escolheu Pedro Rodrigues para ocupar o cargo de secretário de Estado do Tesouro. Esta função foi desempenhada durante alguns dias por Alexandra Reis, que se demitiu na última semana de 2022 a pedido do ministro.

Há ainda a nomeação de Carla Pereira como secretária de Estado da Agricultura.

Os nomes dos novos secretários de Estado propostos por António Costa foram enviados para o Presidente da República na noite da passada terça-feira, de acordo com uma fonte citada pela agência Lusa. Deverão tomar posse ainda esta quarta-feira, pelas 18:00, no Palácio de Belém.

ZAP //

2 Comments

  1. É uma vergonha.
    O João Galamba, que enquanto Secretário de Estado, gozou com o POVO, que devia ter sido demitido na hora, não só foi reconduzido com agora é promovido .
    Já uma coisa que temos de dar mérito ao 1.º Ministro, tem conseguido empregos para os amigos e familiares destes.
    Não entendo o que fazem os Srs. Deputados na Assembleia da República.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.