Carla Alves demitiu-se. Foi secretária de Estado por 26 horas

2

Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República

A secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves Pereira.

A recém-empossada secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta quinta-feira a demissão, por entender não ter “condições políticas e pessoais” para iniciar funções no cargo. A demissão foi aceite.

“A secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou esta tarde a sua demissão por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo. A demissão foi prontamente aceite”, informou o gabinete da ministra da Agricultura e da Alimentação, numa curta nota enviada às redações ao início da noite desta quinta-feira.

Na manhã desta quinta-feira, foi noticiado o arresto de contas conjuntas que a nova secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, tem com o marido e ex-autarca de Vinhais, Américo Pereira, informação divulgada menos de 24 horas depois da tomada de posse da governante.

O Ministério Público acusou de vários crimes e mandou arrestar bens do advogado e antigo autarca socialista, que saiu da liderança do município em 2017, num processo de mais de 4,7 milhões de euros que tem mais três arguidos.

Em causa estão vários negócios celebrados entre 2006 e 2015, que envolvem também uma sociedade, um empresário e o reitor do antigo seminário deste concelho do distrito de Bragança.

De acordo com a investigação, foram detetadas nas contas do casal ao longo de vários anos divergências entre os valores depositados e declarados.

O anúncio da demissão acontece cerca de uma hora depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter reagido ao caso. Em declarações aos jornalistas ao final da tarde, o Presidente da República afirmou que, com “os factos conhecidos”, o caso Carla Alves, a nova secretária de Estado da Agricultura, não tem “inconstitucionalidades”.

“Do ponto de vista do direito não é arguida, acusada… Neste momento não há nenhum caso inconstitucionalidade”, frisou, assumindo, contudo, que “é evidente que é um peso político negativo”.

Questionado sobre se a governante deveria ser demitida, Marcelo disse apenas que, em abstrato, as pessoas deveriam ter a capacidade de fazer a auto-análise se têm condições de exercer as suas funções, especialmente nos dias de hoje, em que o escrutínio e a exigência é muito maior do que “há 10 ou 20 anos”.

“Alguém, em abstrato, que tem uma ligação familiar próxima com alguém que é acusado num processo tem à partida tem uma limitação política”, considerou ainda o chefe de Estado.

ZAP //

2 Comments

  1. O objetivo do Governo Costa é de poder entrar no Guinness World Records , por ter escolhido uma suposta Ministra por 26 Horas de trabalho ! . Tempo de Serviço mais curto no Governo , não tenho memoria de tal facto ! . Ouvi dizer que havia un programa Televisivo intitulado “quem quer namorar com un agricultor” , podem desde jà planear outro similar com o titulo “quem quer governar com Costa” , receio que haja poucos candidatos idóneos a candidatarrem-se !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.