Finanças deram mais 800 milhões ao Novo Banco. Costa não sabia e pediu desculpa a Catarina Martins

O Novo Banco recebeu, esta semana, um empréstimo público de 850 milhões de euros. No entanto, na quinta-feira, no Parlamento, António Costa garantiu que não haveria mais ajudas até que os resultados da auditoria ao banco fossem conhecidos. O primeiro-ministro não sabia da transferência e pediu desculpas pelo engano.

De acordo com o semanário Expresso, os 850 milhões de euros saíram do Tesouro português para o Fundo de Resolução sob a forma de um empréstimo para depois serem injetados 1.037 milhões no Novo Banco.

A operação estaria prevista desde o anúncio dos prejuízos de 2019 do Novo Banco em fevereiro. De acordo com o Observador, o empréstimo estava também previsto no Orçamento do Estado deste ano.

Durante o debate quinzenal de quinta-feira, Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, perguntou a António Costa se mantinha “que não haverá nenhuma injeção no Fundo de Resolução e no Novo Banco até se conhecer a auditoria que está prometida, que está contratualizada e que tem que ser pública”.

“Sobre o Novo Banco a resposta que tenho para lhe dar não tem grande novidade relativamente à última vez que me fez a pergunta, ou seja, a auditoria está em curso e até haver resultados da auditoria não haverá qualquer reforço do empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução para esse fim”, respondeu o primeiro-ministro.

No entanto, o pagamento ao banco foi feito na quarta-feira.

Contactado pelo Expresso, o gabinete do primeiro-ministro  garantiu que António Costa “apresentou desculpas ao Bloco de Esquerda” pelo lapso no debate quinzenal e por ter dado uma resposta “desconhecendo que o ministério das Finanças já tinha ontem [quarta-feira] feito o pagamento contratualmente previsto”.

Desde 2017, está previsto que, por ano, podem ser emprestados 850 milhões de euros pelo Tesouro ao Fundo de Resolução, para que este possa satisfazer as necessidades do Novo Banco, decorrentes da perda de valor de um conjunto de ativos problemáticos.

Em fevereiro, o Novo Banco divulgou prejuízos de 1.058,8 milhões de euros em 2019, menos do que os 1.412,6 milhões de euros verificados em 2018. Com as perdas de 2019 conhecidas, desde agosto de 2014, quando foi criado para ficar com parte da atividade bancária do BES, o Novo Banco já acumula prejuízos de 7.036,3 milhões.

O banco pediu uma injeção de capital ao Fundo de Resolução de 1.037 milhões.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

    • Nem mais! Quando um 1º ministro diz que não sabe para onde foram 800 milhões do nosso dinheiro que se demita porque não está a fazer nada na ”governança”

  1. buraco sem fundo!

    sheeple paga e cala, até pq agora lhe acenaram com o papão plandemic covid19.

    o futuro vai ser de uma pobreza a todos os níveis que nem quero imaginar.

  2. Para a esquerda pede desculpas, se foce pela direita dizia que a culpa era deles…ja esta a por as palhinhas no presépio…

  3. Ninguém sabe merda nenhuma!
    Os fundos COVID-19 ainda estão nos bancos sem data de saida para as empresas!
    Sempre a mesma bandalheira!

    • E com spreads até 3% em empréstimos assegurados em 80% ou 90% aos bancos! Grande negócio. Estou a ponderar abrir um banco em tempo de crise.
      Isto é tudo um desgoverno. Como disse, e bem, a Albertina… ninguém sabe merda nenhuma 😉

  4. Tudo bons rapazes
    Fico espantado com as participações que tenho em bancos, empresas, etc… já perdi a conta aos meus investinentos, quem sabe, um dia serei rico.

  5. So neste pais é que o povo continua a votar nos ladrões e ainda se sentem orgulhosos enquanto isso o costa mente engana rouba e sorri para os burros e povo continuam a comer palha todos contentes, pois é preciso calma que a erva agora esta tenra e se mudarmos podemos ficar sem a erva tenrinha e depois temos de voltar novamente para o costa….

    • Cara Luisa é isso mesmo começar a criar” erva” da boa que vende-se bem e não paga impostos para esses ladrões não mamarem o que é nosso.

  6. O Costa é um mãos largas. Andamos aqui encarcerados, em risco de perdermos o emprego, a endividarmo-nos como se não houvesse amanhã e estes tipos que se dizem Socialistas a fingirem que governam. Que pouca vergonha é esta?. Uma crise como a que temos neste monento deveria afectar todos. Mas não, afecta sempre os mesmos. Conecem é por criar uma taxa para aqueles com reformas acima dos 1500 euros, esses tem de ajudar , não é só aforrar. Quando acabar esta crise , a velharia com reformas douradas que o tuga desgraçado ajudou a salvar , até vai pular de alegria com a conta bancária mais bem recheada.

  7. Simplesmente ESCANDALOSO, O Governo Costa anda a colecciona-las. Todas as boas decisões, que tomou até a Data, caiem em saco roto, com o inexplicável desconhecimento deste novo regabofe !….. O Centeno anda a fazer a folha ao Costa !

  8. Quem é o demente que acredita neste mentiroso compulsivo? Criticou os antecessores e faz pior? É só palhaçada e roubos ao nossos impostos!

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …