Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa técnica.

O Correio da Manhã (CM) e o Diário de Notícias revelam estas novas imagens registadas por nove câmaras de video-vigilância do centro de estágios do Sporting.

Nos vídeos, é possível ver um grupo de encapuçados em correria, um deles segurando um cinto, e outro a agarrar o que parece ser uma pedra do chão. Também se vê o arremesso de tochas para o interior do edifício e que danificam várias viaturas estacionadas no local.

Noutro vídeo, aparece Jorge Jesus, ex-treinador do Sporting, a falar com os agressores. Já noutro momento dos vídeos, o técnico corre atrás de alguns deles, quando estes estão de saída do balneário onde agrediram vários jogadores.

Nas imagens também aparecem Manuel Fernandes, da equipa técnica dos leões, e Frederico Varandas, actual presidente do Sporting, que passam pelos invasores sem serem agredidos.

Processo concluído à pressa, mal-estar entre PJ e PGR

O ataque à Academia de Alchochete implica 44 suspeitos, 38 deles em prisão preventiva, acusados de 4400 crimes, entre os quais ameaça agravada, sequestro, dano com violência, posse de arma proibida e terrorismo.

Testemunhos e telefonemas foram essenciais para imputar responsabilidades a Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, como o autor moral do ataque, a par do líder da Juventude Leonina, Nuno Mendes, mais conhecido por “Mustafá”.

No processo do Ministério Público (MP), refere-se inclusive que Bruno de Carvalho marcou presença numa reunião de planeamento na véspera do ataque.

O Expresso avança que a Procuradora do MP responsável pelo caso, Cândida Vilar, “teve de fazer um contra-relógio para acabar a acusação antes que se cumprissem seis meses desde que os primeiros 23 suspeitos foram detidos”.

Essa pressa leva a Procuradora a assumir que a “investigação não está totalmente concluída”, como cita o Expresso. O MP não conseguiu, nomeadamente, aceder às telefónicas efectuadas a André Geraldes, ex-braço direito de Bruno de Carvalho no Sporting, no âmbito do processo Cashball, onde é arguido por suspeitas de corrupção.

Apesar de ter solicitado à Polícia Judiciária (PJ), esta “não transmitiu qualquer informação sobre o conteúdo dos telefonemas e mensagens“, frisa Cândida Vilar, de acordo com o semanário.

Assim, as suspeitas contra André Geraldes foram arquivadas. Isto apesar de Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação do Sporting aos adeptos e também arguido no caso da invasão a Alcochete, ter garantido aos investigadores que avisou Geraldes de que o ataque estava iminente.

O facto de a PJ não ter “software que permita ter acesso a mensagens apagadas no Whatsapp“, onde terão sido combinados os ataques, não permite comprovar a eventual responsabilidade de Geraldes, segundo o Expresso.

Entretanto, a Visão dá conta de divergências entre a PJ e a Procuradoria Geral da República (PGR), designadamente no âmbito da acusação de terrorismo.

“A Judiciária não compreendeu a incriminação de terrorismo que estava a ser feita”, revela uma fonte citada pela revista.

Contudo, a Procuradora Geral da República, Lucília Gago, “interveio e autorizou a estratégia acusatória” engendrada por Cândida Vilar, em parceria com a Procuradora Geral Distrital de Lisboa, Maria José Morgado, conforme assegura a Visão.

Assim, a PJ foi posta de lado, inclusive nas investigações que foram feitas pela GNR e pela PSP, apesar de ter a competência exclusiva nos crimes de terrorismo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A PJ não compreende porque a PGR acusa de terrorismo nem têm que compreender, ou então temos a justiça a funcionar ao contrário a PJ a acusar e PGR a investigar?
    Acredito que neste, como em tantos outros processos, há pessoas a tentar acusar e outras tantas a tentar encobrir.
    Neste caso os desentendimento só podem ter um resultado, manchar e denegrir a imagem de quem tenta que este caso seja desvalorizado.
    A lei do terrorismo é clara e fácil de compreender, depois há quem tente passar a ilusão que a lei possa ser interpretada de outras formas.
    Apenas têm interpretações diferentes quando é mal interpretada.

  2. E andam estas gajos a viver a custa dos contribuintes.
    Acabem de uma vez por todas com estas claques desportivas e traficantes de droga. Senhores deputados sigam o exemplo da UK.
    A bem da nação volta Salazar.

  3. Terrorismo:
    1. Uso deliberado de violência, mortal ou não, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos ou religiosos (ex.: luta contra o terrorismo).
    https://dicionario.priberam.org/terrorismo

    Perante isto, assim se mostra a imbecilidade de certas pessoas na justiça portuguesa. Confundirem terrorismo com alguem que chegou lá com um cinto e uma tocha, entao o que dizer de gangs armados nas ruas?

RESPONDER

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …

Costa dá guião a deputados do PS sobre bazuca e promete plano nacional

António Costa reuniu-se com deputados do PS para elucidar sobre a aplicação da bazuca europeia. O primeiro-ministro prometeu um plano nacional para os setores mais afetados. Com as eleições autárquicas à porta e 16 mil milhões …

"Mini cérebros" criados em laboratório sugerem mutação que revolucionou a mente humana

A mudança de uma única letra no nosso código genético pode ter desencadeado um novo nível de função cerebral em humanos modernos, sugere um novo estudo. Como é que nós, humanos, nos tornamos o que somos …

6% da população já recebeu uma dose da vacina. 3% tem a vacinação completa

Portugal já vacinou 603.486 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, com 168.798 a serem vacinadas na última semana, das quais 265.281 pessoas já têm a vacinação completa, informou o Ministério da …