Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa técnica.

O Correio da Manhã (CM) e o Diário de Notícias revelam estas novas imagens registadas por nove câmaras de video-vigilância do centro de estágios do Sporting.

Nos vídeos, é possível ver um grupo de encapuçados em correria, um deles segurando um cinto, e outro a agarrar o que parece ser uma pedra do chão. Também se vê o arremesso de tochas para o interior do edifício e que danificam várias viaturas estacionadas no local.

Noutro vídeo, aparece Jorge Jesus, ex-treinador do Sporting, a falar com os agressores. Já noutro momento dos vídeos, o técnico corre atrás de alguns deles, quando estes estão de saída do balneário onde agrediram vários jogadores.

Nas imagens também aparecem Manuel Fernandes, da equipa técnica dos leões, e Frederico Varandas, actual presidente do Sporting, que passam pelos invasores sem serem agredidos.

Processo concluído à pressa, mal-estar entre PJ e PGR

O ataque à Academia de Alchochete implica 44 suspeitos, 38 deles em prisão preventiva, acusados de 4400 crimes, entre os quais ameaça agravada, sequestro, dano com violência, posse de arma proibida e terrorismo.

Testemunhos e telefonemas foram essenciais para imputar responsabilidades a Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, como o autor moral do ataque, a par do líder da Juventude Leonina, Nuno Mendes, mais conhecido por “Mustafá”.

No processo do Ministério Público (MP), refere-se inclusive que Bruno de Carvalho marcou presença numa reunião de planeamento na véspera do ataque.

O Expresso avança que a Procuradora do MP responsável pelo caso, Cândida Vilar, “teve de fazer um contra-relógio para acabar a acusação antes que se cumprissem seis meses desde que os primeiros 23 suspeitos foram detidos”.

Essa pressa leva a Procuradora a assumir que a “investigação não está totalmente concluída”, como cita o Expresso. O MP não conseguiu, nomeadamente, aceder às telefónicas efectuadas a André Geraldes, ex-braço direito de Bruno de Carvalho no Sporting, no âmbito do processo Cashball, onde é arguido por suspeitas de corrupção.

Apesar de ter solicitado à Polícia Judiciária (PJ), esta “não transmitiu qualquer informação sobre o conteúdo dos telefonemas e mensagens“, frisa Cândida Vilar, de acordo com o semanário.

Assim, as suspeitas contra André Geraldes foram arquivadas. Isto apesar de Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação do Sporting aos adeptos e também arguido no caso da invasão a Alcochete, ter garantido aos investigadores que avisou Geraldes de que o ataque estava iminente.

O facto de a PJ não ter “software que permita ter acesso a mensagens apagadas no Whatsapp“, onde terão sido combinados os ataques, não permite comprovar a eventual responsabilidade de Geraldes, segundo o Expresso.

Entretanto, a Visão dá conta de divergências entre a PJ e a Procuradoria Geral da República (PGR), designadamente no âmbito da acusação de terrorismo.

“A Judiciária não compreendeu a incriminação de terrorismo que estava a ser feita”, revela uma fonte citada pela revista.

Contudo, a Procuradora Geral da República, Lucília Gago, “interveio e autorizou a estratégia acusatória” engendrada por Cândida Vilar, em parceria com a Procuradora Geral Distrital de Lisboa, Maria José Morgado, conforme assegura a Visão.

Assim, a PJ foi posta de lado, inclusive nas investigações que foram feitas pela GNR e pela PSP, apesar de ter a competência exclusiva nos crimes de terrorismo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A PJ não compreende porque a PGR acusa de terrorismo nem têm que compreender, ou então temos a justiça a funcionar ao contrário a PJ a acusar e PGR a investigar?
    Acredito que neste, como em tantos outros processos, há pessoas a tentar acusar e outras tantas a tentar encobrir.
    Neste caso os desentendimento só podem ter um resultado, manchar e denegrir a imagem de quem tenta que este caso seja desvalorizado.
    A lei do terrorismo é clara e fácil de compreender, depois há quem tente passar a ilusão que a lei possa ser interpretada de outras formas.
    Apenas têm interpretações diferentes quando é mal interpretada.

  2. E andam estas gajos a viver a custa dos contribuintes.
    Acabem de uma vez por todas com estas claques desportivas e traficantes de droga. Senhores deputados sigam o exemplo da UK.
    A bem da nação volta Salazar.

  3. Terrorismo:
    1. Uso deliberado de violência, mortal ou não, contra instituições ou pessoas, como forma de intimidação e tentativa de manipulação com fins políticos, ideológicos ou religiosos (ex.: luta contra o terrorismo).
    https://dicionario.priberam.org/terrorismo

    Perante isto, assim se mostra a imbecilidade de certas pessoas na justiça portuguesa. Confundirem terrorismo com alguem que chegou lá com um cinto e uma tocha, entao o que dizer de gangs armados nas ruas?

RESPONDER

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …

Jim Bachor tapa os buracos das ruas de Chicago com mosaicos sobre a pandemia

O artista Jim Bachor transforma os buracos das ruas de Chicago em verdadeiras obras de arte. Um tributo à pandemia no chão norte-americano. Em tempos cinzentos, Jim Bachor decidiu pintar as ruas da cidade norte-americana de …