/

Nova vaga vai deixar novamente doentes não-covid para trás

Giuseppe Lami / EPA

Os doentes não-covid vão voltar a sofrer com esta nova vaga da pandemia de covid-19, avisa o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares.

Em entrevista à Rádio Renascença, o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) avisou que nesta segunda vaga serão novamente os doentes não-covid a ficar desprovidos de assistência médica.

“Esta resposta à covid-19 e a esta nova segunda vaga vai condicionar a resposta aos doentes não-covid”, alertou Alexandre Lourenço, apontando para a falta de recursos existentes no país.

“Na maioria das instituições aquilo que vamos ter que fazer e que temos preparado é que, não tendo recursos e não sendo possível ter recursos para responder à questão da covid e também às necessidades gerais dos doentes, vamos ter que, mais uma vez, começar a adiar atividade programada – cirúrgica e consultas – para realocar esses recursos para a resposta à covid-19″, acrescentou.

O presidente da APAH mostra-se ainda preocupado com o aumento do número de casos diários em Portugal, que esta quinta-feira registou mais 1.278 infeções, o segundo pior dia desde o início da pandemia.

Alexandre Lourenço salienta que ainda há muita descoordenação entre os hospitais, um problema que não foi ultrapassado desde março. “Não faz sentido que as instituições respondam sozinhas, isoladas à pressão que vai sendo criada, sem meios de articulação com outras instituições”, atirou.

Como solução, sugere que se criem “mecanismos e automatismos que nos permitam ter uma resposta em rede assegurada, que possam prever e antecipar o que pode suceder à semana, de forma a que os hospitais possam preparar as suas estruturas e os seus profissionais de saúde, não sendo obrigados a tomar decisões para o dia”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.