Pináculo de Notre-Dame vai ser reconstruído com carvalhos centenários (e cada tronco vale 15 mil euros)

Ian Langsdon / EPA

Incêndio na Catedral de Notre-Dame de Paris

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou, no verão passado, que a torre de 96 metros seria reconstruída como originalmente projetada por Eugene Viollet-le-Duc, no século XIX. A caça aos 1.000 carvalhos necessários já começou.

O pináculo da catedral de Notre-Dame está a ser reconstruído com carvalhos centenários derrubados de uma antiga floresta real, quase dois anos depois de o icónico monumento da capital francesa ter sido devastado por um incêndio.

As árvores perfeitas para reconstruir o pináculo foram identificadas no início do ano em Domaine de Berce, perto de Le Mans. Todos os carvalhos devem ser cortados antes do final deste mês, avança a Sky News.

Aymeric Albert, diretor comercial da comissão florestal francesa, descreveu um tronco serrado de um carvalho com 200 anos como “excecional”. O tronco era suficientemente grande para construir uma viga de 18 metros de comprimento capaz de ajudar a suportar o peso da torre.

“É perfeitamente reto e sem defeitos internos”, acrescentou.

Os troncos serão postos a secar entre 12 e 18 meses antes de serem moldados. Cada um vale cerca de 15 mil euros.

O telhado original da catedral de Notre-Dame tinha tantas vigas de carvalho que era chamado de “la forêt” (“a floresta”). “Agora vamos deixar espaço para uma nova geração de carvalhos que em 200 anos criarão a mesma floresta que vemos hoje”, disse Albert.

A catedral encontrava-se em obras de restauro no seu exterior quando, em abril de 2019, deflagrou um violento incêndio que demorou cerca de 15 horas a ser extinto. A origem acidental do incêndio, um curto-circuito, continua a ser privilegiada, embora a causa do fogo não esteja esclarecida.

As obras de Notre-Dame têm enfrentado vários imprevistos, desde a necessidade de adotar medidas contra a contaminação por chumbo até à crise do novo coronavírus, passando pelo mau tempo no final de 2019, mas foram retomadas no final de abril do ano passado.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “a caça aos mil carvalhos já começou…” É estranho, a caça não costuma começar na primavera. Mas também é preciso ter em conta que estamos a falar de França. Lá há carv@lhos por todo o lado. O meu primo que está em Amiens já caçou vários carv@lhos no parque a fazer truca truca com gajas pouco recomendadas…

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …