Ninguém quer ser professor? Mestrados em Ensino sem candidatos

Os mestrados em Ensino, que preparam futuros docentes para o terceiro ciclo e Ensino Secundário, têm cada vez menos inscritos e alguns até já fecharam por falta de candidatos, revela uma reportagem da Rádio Renascença.

No Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, há 13 mestrados em Ensino, mas existem cada vez menos candidatos: por ano, não chegam a sair 100 alunos habilitados para dar aulas desde o 7.º até ao 12.º ano.

“Em todas as áreas disciplinares, desde a Física e Química, Informática, Matemática, Biologia, Geologia, Geografia, História, nos vários cursos de línguas, temos cerca de 90/100 alunos [formados] por ano“, disse à RR Mónica Baptista, que integra a comissão coordenadora dos mestrados no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

A investigadora reconhece que este é um cenário preocupante, especialmente se tivermos em conta a idade dos atuais docentes, por exemplo, na disciplina de Física e Química. “A percentagem de docentes com menos de 30 anos é apenas de 0,2%.”

“Na Universidade de Lisboa, em 2001, havia 66 alunos a entrar nas licenciaturas em ensino da Física e Química, e em 2002/2003 eram 103 alunos. Atualmente, temos, no máximo, cinco alunos a entrar no mestrado por ano”, lamentou.

A nível nacional, frisa a Rádio Renascença, apenas as Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra têm estes mestrados de onde saem 10 alunos aptos a ensinar esta disciplina. Os restantes fecharam por falta de aluno inscritos.

Até 2030 mais de metade dos professores (57%) vai aposentar-se, segundo dados do relatório do Conselho Nacional de Educação citados pela rádio. Atualmente, apenas 1,1% dos docentes tem menos de 35 anos.

Em setembro do ano passado, o secretário-geral da Fenprof alertou que, caso o Governo não tome medidas, vai começar a sentir-se “uma enorme falta de professores qualificados nas escolas” portuguesas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Então mas os Profs. não são uns malandros?
    Houve até uma Senhora Ministra que disse: Perdi os professores mas ganhei a rua.
    Quem quer ir para uma profissão em que está sujeito a levar uns tabefes, ou pior. Que tem de lidar com toda a espécie de energúmenos, delinquentes e respectivos pais….

  2. Mal pagos, enxovalhados por muita gente, desrespeitados por quase todos e obrigados a viver em condições miseráveis, estavam à espera de quê?
    Fala-se em mais mil milhões para o Novo Banco e não vi o Sr. Primeiro Ministro a ameaçar demitir-se. Para permitir atenuar o roubo que foi feito aos professores ameaçou logo com a demissão!
    Ninguém deveria escolher o ensino como profissão. Cada vez que o PS chega ao poder o ensino e os seus profissionais já sabem que tudo se vai degradar!

  3. Paguem devidamente ao professor e não carreguem com tanta hora para não se ter tempo de preparar nada, e vão ver como haverá profs. Quem é que no seu perfeito juízo considera que um prof, depois de 20 e tal anos “com a bolsa às costas” para se formar, a ganhar no início 1000€ e com 40 anos de serviço 1900€ é compensação justa? Inacreditável !

RESPONDER

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …

Cientistas descobrem os defeitos dentários que apodrecem os dentes

Os resultados deste novo estudo contribuem para o desenvolvimento de novos tratamentos para as cáries dentárias. Os investigadores capturaram o esmalte num detalhe sem precedentes. Uma equipa de investigadores está muito perto de descobrir aquilo que …

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …