Ninguém quer ser professor? Mestrados em Ensino sem candidatos

Os mestrados em Ensino, que preparam futuros docentes para o terceiro ciclo e Ensino Secundário, têm cada vez menos inscritos e alguns até já fecharam por falta de candidatos, revela uma reportagem da Rádio Renascença.

No Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, há 13 mestrados em Ensino, mas existem cada vez menos candidatos: por ano, não chegam a sair 100 alunos habilitados para dar aulas desde o 7.º até ao 12.º ano.

“Em todas as áreas disciplinares, desde a Física e Química, Informática, Matemática, Biologia, Geologia, Geografia, História, nos vários cursos de línguas, temos cerca de 90/100 alunos [formados] por ano“, disse à RR Mónica Baptista, que integra a comissão coordenadora dos mestrados no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

A investigadora reconhece que este é um cenário preocupante, especialmente se tivermos em conta a idade dos atuais docentes, por exemplo, na disciplina de Física e Química. “A percentagem de docentes com menos de 30 anos é apenas de 0,2%.”

“Na Universidade de Lisboa, em 2001, havia 66 alunos a entrar nas licenciaturas em ensino da Física e Química, e em 2002/2003 eram 103 alunos. Atualmente, temos, no máximo, cinco alunos a entrar no mestrado por ano”, lamentou.

A nível nacional, frisa a Rádio Renascença, apenas as Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra têm estes mestrados de onde saem 10 alunos aptos a ensinar esta disciplina. Os restantes fecharam por falta de aluno inscritos.

Até 2030 mais de metade dos professores (57%) vai aposentar-se, segundo dados do relatório do Conselho Nacional de Educação citados pela rádio. Atualmente, apenas 1,1% dos docentes tem menos de 35 anos.

Em setembro do ano passado, o secretário-geral da Fenprof alertou que, caso o Governo não tome medidas, vai começar a sentir-se “uma enorme falta de professores qualificados nas escolas” portuguesas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Então mas os Profs. não são uns malandros?
    Houve até uma Senhora Ministra que disse: Perdi os professores mas ganhei a rua.
    Quem quer ir para uma profissão em que está sujeito a levar uns tabefes, ou pior. Que tem de lidar com toda a espécie de energúmenos, delinquentes e respectivos pais….

  2. Mal pagos, enxovalhados por muita gente, desrespeitados por quase todos e obrigados a viver em condições miseráveis, estavam à espera de quê?
    Fala-se em mais mil milhões para o Novo Banco e não vi o Sr. Primeiro Ministro a ameaçar demitir-se. Para permitir atenuar o roubo que foi feito aos professores ameaçou logo com a demissão!
    Ninguém deveria escolher o ensino como profissão. Cada vez que o PS chega ao poder o ensino e os seus profissionais já sabem que tudo se vai degradar!

  3. Paguem devidamente ao professor e não carreguem com tanta hora para não se ter tempo de preparar nada, e vão ver como haverá profs. Quem é que no seu perfeito juízo considera que um prof, depois de 20 e tal anos “com a bolsa às costas” para se formar, a ganhar no início 1000€ e com 40 anos de serviço 1900€ é compensação justa? Inacreditável !

RESPONDER

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …