“Ninguém nos vai amedrontar”. Costa acusa PSD e BE de “brincar com o fogo”

Hugo Delgado / Lusa

O primeiro-ministro atacou, esta quinta-feira, depois da aprovação do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), PSD e BE por terem anulado a transferência para o Novo Banco, mas garantiu que o Governo respeitará o contrato.

O último dia do debate na especialidade, no qual o Orçamento do Estado para 2021 acabaria por ser aprovado, ficou marcado pela decisão do PSD de se juntar à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como estava previsto no OE 2021.

Em declarações aos jornalistas, no final da votação, o primeiro-ministro, António Costa, saudou os partidos que “não desertaram perante as dificuldades da crise e que, pelo contrário, se empenharam a prosseguir o diálogo com o Governo”.

“Quero saudar o PCP, PEV, PAN e as duas deputadas não inscritas, que colaboraram ativamente com o PS na melhoria deste Orçamento e na sua aprovação final”, declarou o primeiro-ministro, lamentando que tenha havido partidos que “tenham desertado” ou que “não tenham conseguido resistir a tentações populistas de aprovar medidas que podem ameaçar a credibilidade internacional”.

O governante atacou o PSD e o BE por terem anulado a transferência, mas garantiu que o Governo cumprirá a lei e respeitará o contrato com o Novo Banco.

“Tudo faremos para que aqueles que quiseram brincar com o fogo, não queimem o país. (…) A luta continua e vamos continuar, não só para enfrentar a pandemia, mas também a crise económica e social, assim como proteger Portugal e os portugueses e o bom nome internacional do Estado português”.

Questionado pelos jornalistas, Costa disse que não queria estar a “discutir tecnicalidades”, mas prometeu uma coisa: “Contrato assinado é contrato que tem de ser honrado, lei que existe é lei que tem de ser respeitada, e a legalidade será seguramente assegurada num país que se honra de ser um Estado de Direito”, disse.

O chefe do Executivo disse que Portugal “não é um país em que a Constituição, as leis e os contratos são rasgados ao sabor das conveniências políticas. (…) Somos um país que se honra de respeitar a democracia constitucional, onde a legalidade é cumprida e os contratos são respeitados. É assim que iremos fazer e iremos garantir que assim seja.”

Ninguém pense que nos vai amedrontar com maiorias negativas, maiorias que não convergem para fazer o que quer que seja, mas que só convergem para tentar impedir de fazermos aquilo que estamos a fazer. Não pensem que nos apanham nessa. Se não há cão, haverá gato”, afirmou Costa.

Referindo-se ao Bloco de Esquerda, o primeiro-ministro lamentou o facto de, “num momento de crise tão grave, aqueles que acompanharam o Governo nestes cinco anos não tenham hesitado em desertar perante a primeira dificuldade”.

Sobre o líder do PSD, Rui Rio, Costa considerou que “é muito triste ver que um político com tantos anos de experiência se permita a deitar pela janela a credibilidade (…) para votar uma disposição única e exclusivamente para poder obter uma popularidade efémera“.

O Orçamento do Estado para 2021 foi aprovado, esta quinta-feira, na Assembleia da República, apenas com o voto a favor do PS. PCP, PEV, PAN e as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues abstiveram-se, enquanto PSD, BE, CDS, Chega e Iniciativa Liberal votaram contra.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O BE não é surpresa nenhuma, pois todos sabemos como funciona um partido com reminiscências anarquistas, vocação populista e cariz justiceira. Não são pessoas sérias, mas antes um conglomerado de chantagistas políticos e vaidosamente radicais. O que quer o BE é verdadeiramente entregar o poder aos partidos da direita que massacram o povo com os brutais aumentos de impostos porque, bem visto, é daí que tiram vantagens pessoais. Espero que numa próxima consulta popular o povo saiba distinguir o trigo do joio.

    • Sim sim.. o Banco Espírito Santo é um exemplo de seriedade.
      Por isso é que estamos todos a pagar BES BPN’s e afins.
      É tudo malta séria.

      O Zé povinho vai pagando por toda a seriedade sem saber porquê.

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …