Nesta ilha, todos têm direito a fazer um teste de covid-19

No sul da Florida, nos Estados Unidos, um teste de diagnóstico para covid-19 continua a ser um objeto cobiçado. Porém, a sete minutos de lancha, na Fisher Island, não há um único habitante sem ele.

A Fisher Island, uma ilha privada à qual só é possível aceder por via marítima ou aérea, é, de acordo com a Bloomberg, o código postal mais rico dos Estados Unidos. E, segundo o jornal espanhol ABC, as 800 famílias que lá vivem, não têm problemas em aceder ao teste de diagnóstico para covid-19, a doença que se tornou uma pandemia.

De acordo com o jornal local The Miami Herald, foram investidos 30.600 dólares (28.200 euros) em testes de anticorpos para o novo coronavírus para todos os seus residentes e funcionários.

A Fisher Island comprou 1.800 exames do Sistema de Saúde da Universidade de Miami. Os testes de punção sanguínea dão resultados em cerca de 10 minutos e são realizados em escritórios modernos.

“Metade dos moradores de Fisher Island tem mais de 60 anos e faz parte da comunidade de alto risco de covid-19”, disse Sissy DeMaria Koehne, porta-voz da ilha, em comunicado.

A renda média anual de um residente de Fisher Island chega a 2,5 milhões de dólares (2,3 milhões de euros) e, ao comprar um condomínio, pagam uma taxa anual de 22.256 dólares (20.577 euros), além de realizar um depósito a fundo perdido de 250 mil dólares. As taxas incluem o cônjuge e os filhos até 24 anos, idade em que devem deixar a ilha.

As casas nos quase 30 edifícios de condomínios de luxo estão avaliadas entre dois e 40 milhões de dólares. Na Fisher Island, coexistem vizinhos de 37 nacionalidades, sendo que mais de metade são norte-americanos, 10% brasileiros e 7% russos.

A abundância de testes na ilha particular irritam várias pessoas, que comparam a Fisher Island com a odisseia do estádio Hard Rock, em Miami, onde as filas se formam a partir das quatro da manhã para aceder a um dos 400 testes que são fornecidos diariamente.

“Não difere muito da Disney World, onde se pode comprar um passe especial e passar a fila à frente, pagando mais 30% do preço”, disse Jay Wolfson, professor de medicina da saúde pública da Universidade do Sul da Florida.

No entanto, a porta-voz da ilha defende-se: um dos primeiros casos confirmados do novo coronavírus no Condado de Miami-Dade foi identificado na Fisher Island. Segundo o departamento de saúde do estado, existem entre cinco e nove casos confirmados nesta ilha.

O Sistema de Saúde da Universidade de Miami (UHealth), entidade privada que forneceu os testes, reconheceu, de acordo com a BBC, que o seu serviço “pode ​​ter dado a impressão de que algumas comunidades receberiam tratamento preferencial”, mas afirma, no entanto, que não era a sua “intenção”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …