Nesta vila italiana, só vivem duas pessoas (mas têm uma “regra de ouro” para evitar a covid-19)

Giovanni Carilli e Giampiero Nobili são os únicos habitantes da pequena vila italiana de Nortosce. Porém, estes idosos reformados não arriscam quando se trata de cumprir as rígidas regras contra a covid-19 do país.

De acordo com a CNN, os dois homens italianos usam máscaras sempre que se encontram e insistem em ficar a um metro de distância, apesar de não terem vizinhos e raramente saírem da isolada vila de Nortosce.

Localizada na província de Perugia, na Umbria, popular entre os turistas, Nortosce fica acima de um desfiladeiro rochoso no Vale Nerina, a uma altitude de 900 metros, tornando-o extremamente difícil de alcançar.

Apesar da sua posição remota, nem Carilli, de 82 anos, nem Nobili, 74, se sentem protegidos do vírus, que matou cerca de 37 mil pessoas na Itália.

“Estou a morrer de medo do vírus. Se eu ficar doente, fico sozinho, quem cuidaria de mim?”, disse Carilli, em declarações à CNN. “Estou velho, mas quero continuar a morar aqui a cuidar das minhas ovelhas, vinhas, colmeias e pomar. A caçar trufas e cogumelos. Aproveitar a minha vida.”

Atualmente, os italianos são obrigados a cumprir uma distância social de um metro e as máscaras são obrigatórias em todos os espaços públicos, tanto no exterior como no interior, exceto em residências particulares.

Enquanto a polícia distribui multas que variam de 400 e 1.000 euros àqueles que se recusam a usar máscaras em algumas das cidades mais populosas do país, para Carilli e Nobili, a máscara é uma regra sagrada.

Nobili considera que seria desrespeitoso se qualquer um deles ignorasse as medidas rígidas postas em prática durante a pandemia – apesar das suas circunstâncias excecionais.

“Usar máscara e respeitar o distanciamento social não é apenas por questões de saúde”, afirmou Nobili. “Se existem regras, é preciso cumpri-las para o seu próprio bem e para o bem de outras pessoas. É uma questão de princípio.”

Quando a dupla se encontra para um café na casa de Carilli, sentam-se numa mesa de dois metros de comprimento, um em cada ponta.

Além disso, os dois italianos mantêm o distanciamento social durante as caminhadas regulares até uma fonte de pedra da Roma Antiga para recolher água potável.

Carilli nasceu na aldeia, mas passou grande parte das sua vida a fazer carnes curadas em Roma, antes de voltar a morar na casa de infância após reformar-se. Nobili, irmão do cunhado de Carilli, também escolheu residir na vila durante os seus anos de reformado.

Como muitos ex-residentes fugiram para Roma e outras cidades em busca de trabalho após uma série de terremotos na Itália no final dos anos 90, Carilli e Nobili ficam com a cidade só para eles na maior parte do tempo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E vivem em economia fechada? Fazem o próprio pão? Fabricam a própria roupa? Criam o próprio gado? Constroem e reparam as suas casas?…

RESPONDER

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …