Nesta vila italiana, só vivem duas pessoas (mas têm uma “regra de ouro” para evitar a covid-19)

Giovanni Carilli e Giampiero Nobili são os únicos habitantes da pequena vila italiana de Nortosce. Porém, estes idosos reformados não arriscam quando se trata de cumprir as rígidas regras contra a covid-19 do país.

De acordo com a CNN, os dois homens italianos usam máscaras sempre que se encontram e insistem em ficar a um metro de distância, apesar de não terem vizinhos e raramente saírem da isolada vila de Nortosce.

Localizada na província de Perugia, na Umbria, popular entre os turistas, Nortosce fica acima de um desfiladeiro rochoso no Vale Nerina, a uma altitude de 900 metros, tornando-o extremamente difícil de alcançar.

Apesar da sua posição remota, nem Carilli, de 82 anos, nem Nobili, 74, se sentem protegidos do vírus, que matou cerca de 37 mil pessoas na Itália.

“Estou a morrer de medo do vírus. Se eu ficar doente, fico sozinho, quem cuidaria de mim?”, disse Carilli, em declarações à CNN. “Estou velho, mas quero continuar a morar aqui a cuidar das minhas ovelhas, vinhas, colmeias e pomar. A caçar trufas e cogumelos. Aproveitar a minha vida.”

Atualmente, os italianos são obrigados a cumprir uma distância social de um metro e as máscaras são obrigatórias em todos os espaços públicos, tanto no exterior como no interior, exceto em residências particulares.

Enquanto a polícia distribui multas que variam de 400 e 1.000 euros àqueles que se recusam a usar máscaras em algumas das cidades mais populosas do país, para Carilli e Nobili, a máscara é uma regra sagrada.

Nobili considera que seria desrespeitoso se qualquer um deles ignorasse as medidas rígidas postas em prática durante a pandemia – apesar das suas circunstâncias excecionais.

“Usar máscara e respeitar o distanciamento social não é apenas por questões de saúde”, afirmou Nobili. “Se existem regras, é preciso cumpri-las para o seu próprio bem e para o bem de outras pessoas. É uma questão de princípio.”

Quando a dupla se encontra para um café na casa de Carilli, sentam-se numa mesa de dois metros de comprimento, um em cada ponta.

Além disso, os dois italianos mantêm o distanciamento social durante as caminhadas regulares até uma fonte de pedra da Roma Antiga para recolher água potável.

Carilli nasceu na aldeia, mas passou grande parte das sua vida a fazer carnes curadas em Roma, antes de voltar a morar na casa de infância após reformar-se. Nobili, irmão do cunhado de Carilli, também escolheu residir na vila durante os seus anos de reformado.

Como muitos ex-residentes fugiram para Roma e outras cidades em busca de trabalho após uma série de terremotos na Itália no final dos anos 90, Carilli e Nobili ficam com a cidade só para eles na maior parte do tempo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E vivem em economia fechada? Fazem o próprio pão? Fabricam a própria roupa? Criam o próprio gado? Constroem e reparam as suas casas?…

RESPONDER

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …