Nesta vila italiana, só vivem duas pessoas (mas têm uma “regra de ouro” para evitar a covid-19)

Giovanni Carilli e Giampiero Nobili são os únicos habitantes da pequena vila italiana de Nortosce. Porém, estes idosos reformados não arriscam quando se trata de cumprir as rígidas regras contra a covid-19 do país.

De acordo com a CNN, os dois homens italianos usam máscaras sempre que se encontram e insistem em ficar a um metro de distância, apesar de não terem vizinhos e raramente saírem da isolada vila de Nortosce.

Localizada na província de Perugia, na Umbria, popular entre os turistas, Nortosce fica acima de um desfiladeiro rochoso no Vale Nerina, a uma altitude de 900 metros, tornando-o extremamente difícil de alcançar.

Apesar da sua posição remota, nem Carilli, de 82 anos, nem Nobili, 74, se sentem protegidos do vírus, que matou cerca de 37 mil pessoas na Itália.

“Estou a morrer de medo do vírus. Se eu ficar doente, fico sozinho, quem cuidaria de mim?”, disse Carilli, em declarações à CNN. “Estou velho, mas quero continuar a morar aqui a cuidar das minhas ovelhas, vinhas, colmeias e pomar. A caçar trufas e cogumelos. Aproveitar a minha vida.”

Atualmente, os italianos são obrigados a cumprir uma distância social de um metro e as máscaras são obrigatórias em todos os espaços públicos, tanto no exterior como no interior, exceto em residências particulares.

Enquanto a polícia distribui multas que variam de 400 e 1.000 euros àqueles que se recusam a usar máscaras em algumas das cidades mais populosas do país, para Carilli e Nobili, a máscara é uma regra sagrada.

Nobili considera que seria desrespeitoso se qualquer um deles ignorasse as medidas rígidas postas em prática durante a pandemia – apesar das suas circunstâncias excecionais.

“Usar máscara e respeitar o distanciamento social não é apenas por questões de saúde”, afirmou Nobili. “Se existem regras, é preciso cumpri-las para o seu próprio bem e para o bem de outras pessoas. É uma questão de princípio.”

Quando a dupla se encontra para um café na casa de Carilli, sentam-se numa mesa de dois metros de comprimento, um em cada ponta.

Além disso, os dois italianos mantêm o distanciamento social durante as caminhadas regulares até uma fonte de pedra da Roma Antiga para recolher água potável.

Carilli nasceu na aldeia, mas passou grande parte das sua vida a fazer carnes curadas em Roma, antes de voltar a morar na casa de infância após reformar-se. Nobili, irmão do cunhado de Carilli, também escolheu residir na vila durante os seus anos de reformado.

Como muitos ex-residentes fugiram para Roma e outras cidades em busca de trabalho após uma série de terremotos na Itália no final dos anos 90, Carilli e Nobili ficam com a cidade só para eles na maior parte do tempo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E vivem em economia fechada? Fazem o próprio pão? Fabricam a própria roupa? Criam o próprio gado? Constroem e reparam as suas casas?…

RESPONDER

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …