“Nem sabe que está preso”. Com demência e incontinência, José Penedos passa para prisão domiciliária

A prisão da Carregueira aceitou que José Penedos, condenado a três anos e três meses de prisão, que sofre de demência e incontinência, passasse para prisão domiciliária. 

O semanário Expresso, que avança a notícia esta sexta-feira, relata que a diretora da prisão da Carregueira, Clara Preto, deu um parecer favorável ao pedido da defesa de passagem de José Penedos, condenado a três anos e três meses de prisão por corrupção no caso Face Oculta, para prisão domiciliária.

Este pedido foi sustentado com razões clínicas. Segundo o mesmo jornal, o antigo secretário de Estado da Energia sofre de demência e incontinência e depende dos cuidados do filho, Paulo Penedos, que foi condenado a quatro anos no mesmo processo e com quem divide a cela com mais seis reclusos, para as funções mais básicas: vestir-se, alimentar-se e cuidar de toda a higiene pessoal.

Segundo fonte judicial, o recluso, de 75 anos, “nem sequer sabe que está preso e pergunta constantemente ao filho quando é que terá alta do hospital”.

Segundo o Ministério da Justiça, José Penedos está numa cela numa cadeia comum – e não no hospital-prisão de Caxias – porque “a transferência de qualquer recluso para o hospital prisional carece de indicação médica nesse sentido, sendo certo que o internamento em hospital implica o afastamento familiar, que se tem procurado preservar em contexto prisional”.

A família também terá preferido que o antigo gestor ficasse perto do filho do que internado, onde teria de ficar sozinho. Um relatório médico da defesa certifica que é totalmente dependente de terceiros.

O Instituto de Reinserção Social também deu um parecer positivo à alteração da situação de José Penedos.

O processo está agora nas mãos de uma juíza do Tribunal de Execução de Penas, que ainda não tomou uma decisão. A demora levou a defesa a admitir recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

José Penedos fez um pedido de indulto que poderia ser concedido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no período do Natal. Segundo o gabinete de Francisca van Dunem, “o recluso José Penedos formulou um pedido de indulto natalício, dirigido ao Presidente da República, fora do prazo assinalado por lei para a sua dedução”.

O julgamento do caso Face Oculta terminou em 2014, com a condenação a prisão efetiva de 11 arguidos, entre os quais o ex-ministro Armando Vara, que também é um dos acusados da Operação Marquês. Está preso desde janeiro de 2019, para cumprir uma pena de cinco anos de prisão.

Há seis arguidos a cumprir pena. Trata-se de Armando Vara (ex-vice-presidente do BCP e ex-ministro, que cumpre pena de 5 anos em Évora), Manuel Guiomar (ex-funcionário da Refer, condenado a pena de 6 anos e 6 meses) e João Manuel Tavares (ex-funcionário da Petrogal, que cumpre pena de 5 anos e 9 meses).

Desde dezembro, estão também José e Paulo Penedos e o ex-administrador da EDP Imobiliária, e primo de Sócrates, Domingos Paiva Antunes, condenado a uma pena de três anos e seis meses pelo crime de corrupção.

Manuel Godinho, principal arguido do processo, foi condenado a 12 anos de prisão, mas recorreu do cúmulo jurídico que foi calculado com condenações noutros processos e está em liberdade, tal como o sobrinho Hugo Godinho.

José Penedos, então presidente da REN — Redes Energéticas Nacionais, foi condenado a três anos e três meses de prisão efetiva por um crime de corrupção. Paulo Penedos foi condenado a quatro anos de prisão efetiva por tráfico de influências. Os dois entregaram-se na cadeia de Coimbra em dezembro do ano passado.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …