/

Face Oculta. Juíza ordena prisão para José e Paulo Penedos e Domingos Paiva Nunes, primo de Sócrates

2

Seis anos após as condenações, o Tribunal de Aveiro emitiu mandados para o ex-secretário de Estado e o filho irem para a prisão, uma vez que têm penas de mais de três anos para cumprir. Juíza emitiu também mandado de detenção para Domingos Paiva Nunes, antigo administrador da EDP.

Como avança o Jornal de Notícias, a juíza Isabel Ferreira de Castro decidiu na sexta-feira que os três arguidos (José Penedos, Paulo Penedos e Domingos Paiva Nunes) do processo Face Oculta devem ser conduzidos à prisão para cumprir as penas pelas quais foram condenados em 2014.

O Tribunal de Aveiro já emitiu mandados para que a GNR conduza os três arguidos até à cadeia. Para já, ainda têm recursos a aguardar decisão do Tribunal Constitucional, mas a detenção pode agora acontecer a qualquer momento, revela o JN.

O advogado de José Penedos requereu a suspensão do mandado emitido, alegando que se encontra ainda pendente um recurso e lembrando o estado de saúde do seu cliente é débil, uma vez que já conta com 75 anos. O arguido Domingos Paiva Nunes, que também já foi notificado, pediu para ser conduzido ao Hospital Prisional de S. João de Deus, em Caxias, alegando problemas de saúde.

O ex-presidente da REN e antigo secretário de Estado, José Penedos e o filho, terão respetivamente penas de três anos e três meses e quatro anos pelo crime de tráfico de influências. Já o ex-administrador da EDP Imobiliária, e primo de Sócrates, Domingos Paiva Antunes, tem pela frente uma pena de três anos e seis meses pelo crime de corrupção.

Do total de 11 arguidos condenados em 2014 a penas de prisão, só três estão atualmente a cumprir a pena desde janeiro de 2019. Trata-se de Armando Vara (ex-vice-presidente do BCP e ex-ministro, que cumpre pena de 5 anos em Évora), Manuel Guiomar (ex-funcionário da Refer, condenado a pena de 6 anos e 6 meses) e João Manuel Tavares (ex-funcionário da Petrogal, que cumpre pena de 5 anos e 9 meses).

ZAP //

2 Comments

  1. Provavelmente fez-se justiça. Mas isto é apenas tapar o sol com a peneira. Os mais pequeninos vão dentro mas os outros, continuam a escapar por entre as malhas da justiça. E por falar em malhar, vou ali malhar um fino que se faz tarde.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.