Face Oculta. Juíza ordena prisão para José e Paulo Penedos e Domingos Paiva Nunes, primo de Sócrates

Seis anos após as condenações, o Tribunal de Aveiro emitiu mandados para o ex-secretário de Estado e o filho irem para a prisão, uma vez que têm penas de mais de três anos para cumprir. Juíza emitiu também mandado de detenção para Domingos Paiva Nunes, antigo administrador da EDP.

Como avança o Jornal de Notícias, a juíza Isabel Ferreira de Castro decidiu na sexta-feira que os três arguidos (José Penedos, Paulo Penedos e Domingos Paiva Nunes) do processo Face Oculta devem ser conduzidos à prisão para cumprir as penas pelas quais foram condenados em 2014.

O Tribunal de Aveiro já emitiu mandados para que a GNR conduza os três arguidos até à cadeia. Para já, ainda têm recursos a aguardar decisão do Tribunal Constitucional, mas a detenção pode agora acontecer a qualquer momento, revela o JN.

O advogado de José Penedos requereu a suspensão do mandado emitido, alegando que se encontra ainda pendente um recurso e lembrando o estado de saúde do seu cliente é débil, uma vez que já conta com 75 anos. O arguido Domingos Paiva Nunes, que também já foi notificado, pediu para ser conduzido ao Hospital Prisional de S. João de Deus, em Caxias, alegando problemas de saúde.



O ex-presidente da REN e antigo secretário de Estado, José Penedos e o filho, terão respetivamente penas de três anos e três meses e quatro anos pelo crime de tráfico de influências. Já o ex-administrador da EDP Imobiliária, e primo de Sócrates, Domingos Paiva Antunes, tem pela frente uma pena de três anos e seis meses pelo crime de corrupção.

Do total de 11 arguidos condenados em 2014 a penas de prisão, só três estão atualmente a cumprir a pena desde janeiro de 2019. Trata-se de Armando Vara (ex-vice-presidente do BCP e ex-ministro, que cumpre pena de 5 anos em Évora), Manuel Guiomar (ex-funcionário da Refer, condenado a pena de 6 anos e 6 meses) e João Manuel Tavares (ex-funcionário da Petrogal, que cumpre pena de 5 anos e 9 meses).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Provavelmente fez-se justiça. Mas isto é apenas tapar o sol com a peneira. Os mais pequeninos vão dentro mas os outros, continuam a escapar por entre as malhas da justiça. E por falar em malhar, vou ali malhar um fino que se faz tarde.

RESPONDER

Mural de azulejos "Quem és, Porto" terá de ser removido por falta de consenso

A Câmara do Porto afirmou esta sexta-feira que o mural de azulejos “Quem és, Porto?”, situado na Rua da Madeira, “não poderá permanecer naquele local”, por se tratar de propriedade privada e por não existir …

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. De …

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …

Incêndios na Turquia chegam a zonas turísticas. Há suspeitas de mão criminosa

Os devastadores incêndios que se estão a fazer sentir na zona sul da costa da Turquia já fizeram pelo menos quatro mortes. Depois das ondas de calor mortais nas Américas, inundações na Europa e China e …

Sonae vende 24,99% da empresa que detém o Continente por 528 milhões de euros

O grupo Sonae acordou vender uma participação de 24,99% na Sonae MC, a proprietária dos supermercados Continente, por 528 milhões de euros, informou em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A alienação de …

Supertaça. Sporting e Sp. Braga defrontam-se 39 anos depois (e adeptos regressam aos estádios)

Sporting e Sp. Braga lutam este sábado pelo primeiro título da época (e os adeptos já vão estar na bancada). O encontro da 43.ª edição da supertaça Cândido de Oliveira está marcado para este sábado, …