Negócio do plasma pode implicar Sócrates e outros elementos do PS

José Sena Goulão / Flickr

José Sócrates com Vieira da Silva

O inquérito em torno do chamado negócio do plasma, aberto no seguimento de uma reportagem da TVI, poderá valer a José Sócrates mais um processo crime. O caso poderá ainda envolver outras figuras ligadas ao PS.

O Correio da Manhã apurou que Sócrates arrisca “ser alvo de novo inquérito-crime” no âmbito desta investigação ao negócio do plasma que decorre no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

O foco principal deste inquérito é a Octapharma, a empresa farmacêutica que empregava Sócrates até à sua detenção em Novembro de 2014.

O trabalho de investigação da TVI concluiu que a Octapharma terá sido beneficiada pelo Estado Português, durante o governo de Sócrates, ganhando, entre 2005 e 2011, cerca de seis milhões de euros. Montante facturado através de ajuste directo.

Um dos administradores da Octapharma, Lalanda e Castro, já foi também constituído arguido na Operação Marquês, sob suspeita de corrupção e de branqueamento de capitais.

No âmbito do negócio do plasma, além de Sócrates, outros governantes do PS também podem ser implicados, ao que apurou o Correio da Manhã, por suspeitas de que possam ter favorecido a Octapharma.

O jornal avança que o DIAP já solicitou à TVI, “com carácter de urgência”, o envio de toda a documentação recolhida pela jornalista Alexandra Borges no âmbito da reportagem que fez sobre este caso.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. Este Sócrates foi e é um vampiro. Ate o sangue dos portugueses quis sugar para por o dinheiro no estrangeiro. Pior do que ele só o Costa, que também quer roubar o sangue dos pobres portugas. Parem, d~eem o governo ao coelho e ponham o Assis, que é um gajon que sABE. J a de vez, mudem a constituição e aguentem lÁ O cAVACO, ou então, façam como na America, elejam a cavaca.

    • Este comentárioferiu-me por duas vezes: pela baixa qualidade da escrita e pela diarreia mental que tenta transmitir.
      Felizmente ainda existe um SNS ao qual posso recorrer, antes que o seu amado Passos também o desmonte.

      • Não sei se está a favor do Sr Costa.. mas olhe que é mesmo melhor apressar-se a ir ao SNS, porque, se ele (o Costa) entrar no governo (à força) também não deve ter o seu SNS por muito mais tempo. Se não percebe o que lhe estou a transmitir ou é porque não quer ou é porque também foi afectado pela tal “diarreia mental” que referiu.. e nesse caso o meu conselho será no sentido de procurar ajuda.. é que o tempo já é pouco mas ainda pode ter sorte no auxilio médico (mas só se sair do país depois de se curar, claro!)

    • A investigação começou agora e já está a por a boca no trombone..acusando pessoas e se estes nomes pertencessem à sua família, o que é que diria. É por isto e outros como o sr. que o País está a andar para trás. Deve ser erro dos Meus Pais que me ensinaram não falar mal dos outros e neste CASO GRAVE não está nada fomentado. Porque não fala nos submarinos…no BPN…..EDP….PT..TAP…Apito dourado…nos edifícios que este governo vendeu ao desbarato, ah! não sabia mas Portugal já temos muito pouca coisa que nos pertença.

  2. O Polvo – Negócios do plasma, direitos televisivos, Freeport, monte branco, PT / OI, obras publicas, Vale do Lobo, compra da TVI, Correio da Manhã , condicionamento de jornalistas, …

  3. – Desde quando é que o plasma português não é aproveitado?
    – Nunca foi aproveitado penso eu!
    – Então o negócio do plasma sempre existiu?
    – Assim parece, sempre têm tirado o sangue aos portugueses e deitado fora o plasma. E não é só de agora.É de há muitos e muitos anos atrás.
    – Então investigue-se… o negócio do plasma até às suas origens.
    Mais importante ainda, o organismo responsável por essa área, que proceda às necessárias diligências para que o plasma português seja devidamente aproveitado… E talvez esse organismo,deva também ser investigado sem perda de tempo.
    E deixem de fazer sempre as mesmas especulações.

  4. O Polvo – Negócios do plasma, direitos televisivos, Freeport, monte branco, PT / OI, obras publicas, Vale do Lobo, compra da TVI, Correio da Manhã , condicionamento de jornalistas, …
    Todas estas negociatas !!! (sem que tenha algo declarado) para fazer vida de super milionário e manter centenas de milhões € escondidos por esse mundo fora….

  5. Nem imagino como é que a TVI, pelo trabalho da Alexandra Borges, tem o “desplante” a coragem de vir falar deste negócio, milionário para muitos, do plasma pondo em causa a “honestidade” a dedicação e o amor à pátria do SENHOR ENGENHEIRO José Sócrates! Mais uma notícia destas a levam com a “MORDAÇA” da censura tal como levou o Correio da Manhã!

    • Reparou no titulo da noticia? “Negócio do plasma PODE implicar Socrates e outros elementos do ps”. Percebe a “PEQUENA” diferença entre “ESTÁ IMPLICADO OU PODE ESTAR IMPLICADO”. Você já reparou que, com Socrates, são tudo “indicios”, “suspeitas”, ” se calhar está metido”, ” pode estar”, etc? Andamos sempre nos “ses”, “se calhar”, “talvez”, “indicios”, “suspeitas”, e pronto. Para povinho pouco pensante, chega para condenar mas, para aquilo que interessa, os TRIBUNAIS, é curto, e isto significa que falta consistência. Já pensou que condenar alguém sem provas é tão criminoso como o próprio crime? Pense nisto amigo!

  6. E tudo a roubar o contribuinte, políticos, empresa rios, advogados, médicos, etc, etc. Mas que pais e este? Isto é pior do que Angola. dassss cambada de gatunos.

  7. Claro que Socrates está implicado. Desde há 2 anos que vejo certos orgãos de comunicação social dizer que ele è culpado de tudo, portanto, desde o “cigano a aliviar a tripa” no mato, até á CGD é tudo culpa dele. O que vale é que acéfalos e atrasados mentais neste paìs não faltam. Irra!

RESPONDER

Intrigante sistema de seis exoplanetas com movimentos rítmicos desafia teorias de formação planetária

Com o auxílio de vários telescópios, incluindo o VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu do Sul (ESO), os astrónomos descobriram um sistema com seis exoplanetas, cinco dos quais estão presos numa dança rítmica rara …

Boavista 0-2 Sporting | Leões garantem dérbi confortável

O Sporting cumpriu a sua “obrigação” e foi vencer por 2-0 a casa do Boavista, numa 15ª jornada fundamental, uma vez que na próxima segunda-feira a formação de Alvalade recebe o Benfica, no grande dérbi …

Violino põe em risco compromisso da Alemanha de devolver objetos saqueados pelos nazis

Um violino com 300 anos está no centro de uma disputa que ameaça minar o compromisso da Alemanha em devolver objetos saqueados pelos nazis. Ninguém sabe por que Felix Hildesheimer, um negociante de instrumentos musicais judeu, …

Consumo de álcool aumentou durante a pandemia de covid-19

Embora o consumo de álcool tenha aumentado mais entre os jovens, os adultos mais velhos, sobretudo os que sofrem de ansiedade e depressão, também revelaram estar dentro desta tendência. “O aumento do consumo de álcool, especialmente …

Alphabet diz adeus ao Loon, projeto que queria espalhar Internet através de balões

O projeto da Alphabet que tinha como objetivo levar Internet às partes mais remotas do mundo "perdeu o fôlego" e os seus responsáveis decidiram pôr-lhe um ponto final. Num comunicado divulgado na última sexta-feira, Alastair Westgarth, …

Estudo identifica cidades europeias com maior mortalidade devido à poluição do ar

Madrid, Antuérpia e Torino (em Espanha, Bélgica e Itália, respetivamente) lideram o ranking de mortes associadas à poluição por dióxido de azoto (NO2). Já a maior mortalidade atribuível a partículas finas é encontrada em cidades …

Fim do Flash Player colapsou sistema de estação ferroviária chinesa

O sistema ferroviário na cidade de Dalian, no nordeste da China, ficou paralisado por causa da desativação do programa Flash Player da Adobe. A Adobe encerrou o suporte técnico do seu player de multimédia Flash Player …

Eis o que o mundo pode aprender com o confinamento da China

O confinamento na China tem apresentado resultados excecionais no controlo da pandemia, à custa da perda de liberdade das pessoas. Ainda assim, há muito que se pode aprender com o exemplo chinês. Colocar o autoritarismo contra …

Descoberto fármaco "100 vezes mais potente" contra a covid-19 (e "nasceu" das seringas-do-mar)

Uma equipa internacional de investigadores descobriu um medicamento antiviral que é "100 vezes mais potente" do que o remdesivir no tratamento da covid-19. Trata-se de um fármaco usado para tratar um cancro sanguíneo, que só foi …

Covid-19. Fortuna das dez pessoas mais ricas pagaria vacina para toda a população mundial

A riqueza combinada dos dez homens mais ricos do mundo subiu em cerca de 540 mil milhões de dólares (445 mil milhões de euros) durante a pandemia, de acordo com um relatório da organização internacional …