Negócio do plasma pode implicar Sócrates e outros elementos do PS

José Sena Goulão / Flickr

José Sócrates com Vieira da Silva

O inquérito em torno do chamado negócio do plasma, aberto no seguimento de uma reportagem da TVI, poderá valer a José Sócrates mais um processo crime. O caso poderá ainda envolver outras figuras ligadas ao PS.

O Correio da Manhã apurou que Sócrates arrisca “ser alvo de novo inquérito-crime” no âmbito desta investigação ao negócio do plasma que decorre no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

O foco principal deste inquérito é a Octapharma, a empresa farmacêutica que empregava Sócrates até à sua detenção em Novembro de 2014.

O trabalho de investigação da TVI concluiu que a Octapharma terá sido beneficiada pelo Estado Português, durante o governo de Sócrates, ganhando, entre 2005 e 2011, cerca de seis milhões de euros. Montante facturado através de ajuste directo.

Um dos administradores da Octapharma, Lalanda e Castro, já foi também constituído arguido na Operação Marquês, sob suspeita de corrupção e de branqueamento de capitais.

No âmbito do negócio do plasma, além de Sócrates, outros governantes do PS também podem ser implicados, ao que apurou o Correio da Manhã, por suspeitas de que possam ter favorecido a Octapharma.

O jornal avança que o DIAP já solicitou à TVI, “com carácter de urgência”, o envio de toda a documentação recolhida pela jornalista Alexandra Borges no âmbito da reportagem que fez sobre este caso.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. Este Sócrates foi e é um vampiro. Ate o sangue dos portugueses quis sugar para por o dinheiro no estrangeiro. Pior do que ele só o Costa, que também quer roubar o sangue dos pobres portugas. Parem, d~eem o governo ao coelho e ponham o Assis, que é um gajon que sABE. J a de vez, mudem a constituição e aguentem lÁ O cAVACO, ou então, façam como na America, elejam a cavaca.

    • Este comentárioferiu-me por duas vezes: pela baixa qualidade da escrita e pela diarreia mental que tenta transmitir.
      Felizmente ainda existe um SNS ao qual posso recorrer, antes que o seu amado Passos também o desmonte.

      • Não sei se está a favor do Sr Costa.. mas olhe que é mesmo melhor apressar-se a ir ao SNS, porque, se ele (o Costa) entrar no governo (à força) também não deve ter o seu SNS por muito mais tempo. Se não percebe o que lhe estou a transmitir ou é porque não quer ou é porque também foi afectado pela tal “diarreia mental” que referiu.. e nesse caso o meu conselho será no sentido de procurar ajuda.. é que o tempo já é pouco mas ainda pode ter sorte no auxilio médico (mas só se sair do país depois de se curar, claro!)

    • A investigação começou agora e já está a por a boca no trombone..acusando pessoas e se estes nomes pertencessem à sua família, o que é que diria. É por isto e outros como o sr. que o País está a andar para trás. Deve ser erro dos Meus Pais que me ensinaram não falar mal dos outros e neste CASO GRAVE não está nada fomentado. Porque não fala nos submarinos…no BPN…..EDP….PT..TAP…Apito dourado…nos edifícios que este governo vendeu ao desbarato, ah! não sabia mas Portugal já temos muito pouca coisa que nos pertença.

  2. O Polvo – Negócios do plasma, direitos televisivos, Freeport, monte branco, PT / OI, obras publicas, Vale do Lobo, compra da TVI, Correio da Manhã , condicionamento de jornalistas, …

  3. – Desde quando é que o plasma português não é aproveitado?
    – Nunca foi aproveitado penso eu!
    – Então o negócio do plasma sempre existiu?
    – Assim parece, sempre têm tirado o sangue aos portugueses e deitado fora o plasma. E não é só de agora.É de há muitos e muitos anos atrás.
    – Então investigue-se… o negócio do plasma até às suas origens.
    Mais importante ainda, o organismo responsável por essa área, que proceda às necessárias diligências para que o plasma português seja devidamente aproveitado… E talvez esse organismo,deva também ser investigado sem perda de tempo.
    E deixem de fazer sempre as mesmas especulações.

  4. O Polvo – Negócios do plasma, direitos televisivos, Freeport, monte branco, PT / OI, obras publicas, Vale do Lobo, compra da TVI, Correio da Manhã , condicionamento de jornalistas, …
    Todas estas negociatas !!! (sem que tenha algo declarado) para fazer vida de super milionário e manter centenas de milhões € escondidos por esse mundo fora….

  5. Nem imagino como é que a TVI, pelo trabalho da Alexandra Borges, tem o “desplante” a coragem de vir falar deste negócio, milionário para muitos, do plasma pondo em causa a “honestidade” a dedicação e o amor à pátria do SENHOR ENGENHEIRO José Sócrates! Mais uma notícia destas a levam com a “MORDAÇA” da censura tal como levou o Correio da Manhã!

    • Reparou no titulo da noticia? “Negócio do plasma PODE implicar Socrates e outros elementos do ps”. Percebe a “PEQUENA” diferença entre “ESTÁ IMPLICADO OU PODE ESTAR IMPLICADO”. Você já reparou que, com Socrates, são tudo “indicios”, “suspeitas”, ” se calhar está metido”, ” pode estar”, etc? Andamos sempre nos “ses”, “se calhar”, “talvez”, “indicios”, “suspeitas”, e pronto. Para povinho pouco pensante, chega para condenar mas, para aquilo que interessa, os TRIBUNAIS, é curto, e isto significa que falta consistência. Já pensou que condenar alguém sem provas é tão criminoso como o próprio crime? Pense nisto amigo!

  6. E tudo a roubar o contribuinte, políticos, empresa rios, advogados, médicos, etc, etc. Mas que pais e este? Isto é pior do que Angola. dassss cambada de gatunos.

  7. Claro que Socrates está implicado. Desde há 2 anos que vejo certos orgãos de comunicação social dizer que ele è culpado de tudo, portanto, desde o “cigano a aliviar a tripa” no mato, até á CGD é tudo culpa dele. O que vale é que acéfalos e atrasados mentais neste paìs não faltam. Irra!

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …