Negócio do plasma pode implicar Sócrates e outros elementos do PS

José Sena Goulão / Flickr

José Sócrates com Vieira da Silva

O inquérito em torno do chamado negócio do plasma, aberto no seguimento de uma reportagem da TVI, poderá valer a José Sócrates mais um processo crime. O caso poderá ainda envolver outras figuras ligadas ao PS.

O Correio da Manhã apurou que Sócrates arrisca “ser alvo de novo inquérito-crime” no âmbito desta investigação ao negócio do plasma que decorre no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

O foco principal deste inquérito é a Octapharma, a empresa farmacêutica que empregava Sócrates até à sua detenção em Novembro de 2014.

O trabalho de investigação da TVI concluiu que a Octapharma terá sido beneficiada pelo Estado Português, durante o governo de Sócrates, ganhando, entre 2005 e 2011, cerca de seis milhões de euros. Montante facturado através de ajuste directo.

Um dos administradores da Octapharma, Lalanda e Castro, já foi também constituído arguido na Operação Marquês, sob suspeita de corrupção e de branqueamento de capitais.

No âmbito do negócio do plasma, além de Sócrates, outros governantes do PS também podem ser implicados, ao que apurou o Correio da Manhã, por suspeitas de que possam ter favorecido a Octapharma.

O jornal avança que o DIAP já solicitou à TVI, “com carácter de urgência”, o envio de toda a documentação recolhida pela jornalista Alexandra Borges no âmbito da reportagem que fez sobre este caso.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. Este Sócrates foi e é um vampiro. Ate o sangue dos portugueses quis sugar para por o dinheiro no estrangeiro. Pior do que ele só o Costa, que também quer roubar o sangue dos pobres portugas. Parem, d~eem o governo ao coelho e ponham o Assis, que é um gajon que sABE. J a de vez, mudem a constituição e aguentem lÁ O cAVACO, ou então, façam como na America, elejam a cavaca.

    • Este comentárioferiu-me por duas vezes: pela baixa qualidade da escrita e pela diarreia mental que tenta transmitir.
      Felizmente ainda existe um SNS ao qual posso recorrer, antes que o seu amado Passos também o desmonte.

      • Não sei se está a favor do Sr Costa.. mas olhe que é mesmo melhor apressar-se a ir ao SNS, porque, se ele (o Costa) entrar no governo (à força) também não deve ter o seu SNS por muito mais tempo. Se não percebe o que lhe estou a transmitir ou é porque não quer ou é porque também foi afectado pela tal “diarreia mental” que referiu.. e nesse caso o meu conselho será no sentido de procurar ajuda.. é que o tempo já é pouco mas ainda pode ter sorte no auxilio médico (mas só se sair do país depois de se curar, claro!)

    • A investigação começou agora e já está a por a boca no trombone..acusando pessoas e se estes nomes pertencessem à sua família, o que é que diria. É por isto e outros como o sr. que o País está a andar para trás. Deve ser erro dos Meus Pais que me ensinaram não falar mal dos outros e neste CASO GRAVE não está nada fomentado. Porque não fala nos submarinos…no BPN…..EDP….PT..TAP…Apito dourado…nos edifícios que este governo vendeu ao desbarato, ah! não sabia mas Portugal já temos muito pouca coisa que nos pertença.

  2. O Polvo – Negócios do plasma, direitos televisivos, Freeport, monte branco, PT / OI, obras publicas, Vale do Lobo, compra da TVI, Correio da Manhã , condicionamento de jornalistas, …

  3. – Desde quando é que o plasma português não é aproveitado?
    – Nunca foi aproveitado penso eu!
    – Então o negócio do plasma sempre existiu?
    – Assim parece, sempre têm tirado o sangue aos portugueses e deitado fora o plasma. E não é só de agora.É de há muitos e muitos anos atrás.
    – Então investigue-se… o negócio do plasma até às suas origens.
    Mais importante ainda, o organismo responsável por essa área, que proceda às necessárias diligências para que o plasma português seja devidamente aproveitado… E talvez esse organismo,deva também ser investigado sem perda de tempo.
    E deixem de fazer sempre as mesmas especulações.

  4. O Polvo – Negócios do plasma, direitos televisivos, Freeport, monte branco, PT / OI, obras publicas, Vale do Lobo, compra da TVI, Correio da Manhã , condicionamento de jornalistas, …
    Todas estas negociatas !!! (sem que tenha algo declarado) para fazer vida de super milionário e manter centenas de milhões € escondidos por esse mundo fora….

  5. Nem imagino como é que a TVI, pelo trabalho da Alexandra Borges, tem o “desplante” a coragem de vir falar deste negócio, milionário para muitos, do plasma pondo em causa a “honestidade” a dedicação e o amor à pátria do SENHOR ENGENHEIRO José Sócrates! Mais uma notícia destas a levam com a “MORDAÇA” da censura tal como levou o Correio da Manhã!

    • Reparou no titulo da noticia? “Negócio do plasma PODE implicar Socrates e outros elementos do ps”. Percebe a “PEQUENA” diferença entre “ESTÁ IMPLICADO OU PODE ESTAR IMPLICADO”. Você já reparou que, com Socrates, são tudo “indicios”, “suspeitas”, ” se calhar está metido”, ” pode estar”, etc? Andamos sempre nos “ses”, “se calhar”, “talvez”, “indicios”, “suspeitas”, e pronto. Para povinho pouco pensante, chega para condenar mas, para aquilo que interessa, os TRIBUNAIS, é curto, e isto significa que falta consistência. Já pensou que condenar alguém sem provas é tão criminoso como o próprio crime? Pense nisto amigo!

  6. E tudo a roubar o contribuinte, políticos, empresa rios, advogados, médicos, etc, etc. Mas que pais e este? Isto é pior do que Angola. dassss cambada de gatunos.

  7. Claro que Socrates está implicado. Desde há 2 anos que vejo certos orgãos de comunicação social dizer que ele è culpado de tudo, portanto, desde o “cigano a aliviar a tripa” no mato, até á CGD é tudo culpa dele. O que vale é que acéfalos e atrasados mentais neste paìs não faltam. Irra!

RESPONDER

O número de Dunbar está errado. É possível ter mais de 150 amigos

O número de Dunbar sugere que uma pessoa só consegue manter relações sociais estáveis com 150 pessoas. Um novo estudo vem deitar por terra esta estimativa. O número de Dunbar define o limite de pessoas com …

Plano de Recuperação e Resiliência. Costa Silva avisa que "retoma ainda vai demorar"

A retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa, disse o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e …

Se as legislativas fossem hoje, ficava tudo (quase) na mesma. Portugueses pedem remodelação do Governo

Uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, ficaria tudo quase na mesma. De acordo …

Venda de barragens da EDP. Fisco abriu inquérito a ex-dirigente para avaliar se cumpriu regras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um processo de inquérito a José Maria Pires, jurista do centro de estudos fiscais e antigo alto dirigente do Fisco que integra o Movimento Cultural da Terra de …

"GPS da natureza". Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares. Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam …

Rio diz ser "absolutamente impensável" PSD continuar a perder câmaras (e quer "subir bastante")

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser "absolutamente impensável" que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma "força motriz para derrubar o socialismo …

"Penso que o ajudei". Ana Gomes visitou Rui Pinto “quatro ou cinco vezes” na prisão

A ex-eurodeputada Ana Gomes assumiu esta terça-feira no julgamento do processo Football Leaks que incentivou Rui Pinto a colaborar com a Justiça e defendeu que a mudança de atitude do arguido não foi “para salvar …

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …