Negócio do plasma pode implicar Sócrates e outros elementos do PS

José Sena Goulão / Flickr

José Sócrates com Vieira da Silva

O inquérito em torno do chamado negócio do plasma, aberto no seguimento de uma reportagem da TVI, poderá valer a José Sócrates mais um processo crime. O caso poderá ainda envolver outras figuras ligadas ao PS.

O Correio da Manhã apurou que Sócrates arrisca “ser alvo de novo inquérito-crime” no âmbito desta investigação ao negócio do plasma que decorre no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa.

O foco principal deste inquérito é a Octapharma, a empresa farmacêutica que empregava Sócrates até à sua detenção em Novembro de 2014.

O trabalho de investigação da TVI concluiu que a Octapharma terá sido beneficiada pelo Estado Português, durante o governo de Sócrates, ganhando, entre 2005 e 2011, cerca de seis milhões de euros. Montante facturado através de ajuste directo.

Um dos administradores da Octapharma, Lalanda e Castro, já foi também constituído arguido na Operação Marquês, sob suspeita de corrupção e de branqueamento de capitais.

No âmbito do negócio do plasma, além de Sócrates, outros governantes do PS também podem ser implicados, ao que apurou o Correio da Manhã, por suspeitas de que possam ter favorecido a Octapharma.

O jornal avança que o DIAP já solicitou à TVI, “com carácter de urgência”, o envio de toda a documentação recolhida pela jornalista Alexandra Borges no âmbito da reportagem que fez sobre este caso.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Pois é. Este Sócrates foi e é um vampiro. Ate o sangue dos portugueses quis sugar para por o dinheiro no estrangeiro. Pior do que ele só o Costa, que também quer roubar o sangue dos pobres portugas. Parem, d~eem o governo ao coelho e ponham o Assis, que é um gajon que sABE. J a de vez, mudem a constituição e aguentem lÁ O cAVACO, ou então, façam como na America, elejam a cavaca.

    • Este comentárioferiu-me por duas vezes: pela baixa qualidade da escrita e pela diarreia mental que tenta transmitir.
      Felizmente ainda existe um SNS ao qual posso recorrer, antes que o seu amado Passos também o desmonte.

      • Não sei se está a favor do Sr Costa.. mas olhe que é mesmo melhor apressar-se a ir ao SNS, porque, se ele (o Costa) entrar no governo (à força) também não deve ter o seu SNS por muito mais tempo. Se não percebe o que lhe estou a transmitir ou é porque não quer ou é porque também foi afectado pela tal “diarreia mental” que referiu.. e nesse caso o meu conselho será no sentido de procurar ajuda.. é que o tempo já é pouco mas ainda pode ter sorte no auxilio médico (mas só se sair do país depois de se curar, claro!)

    • A investigação começou agora e já está a por a boca no trombone..acusando pessoas e se estes nomes pertencessem à sua família, o que é que diria. É por isto e outros como o sr. que o País está a andar para trás. Deve ser erro dos Meus Pais que me ensinaram não falar mal dos outros e neste CASO GRAVE não está nada fomentado. Porque não fala nos submarinos…no BPN…..EDP….PT..TAP…Apito dourado…nos edifícios que este governo vendeu ao desbarato, ah! não sabia mas Portugal já temos muito pouca coisa que nos pertença.

  2. O Polvo – Negócios do plasma, direitos televisivos, Freeport, monte branco, PT / OI, obras publicas, Vale do Lobo, compra da TVI, Correio da Manhã , condicionamento de jornalistas, …

  3. – Desde quando é que o plasma português não é aproveitado?
    – Nunca foi aproveitado penso eu!
    – Então o negócio do plasma sempre existiu?
    – Assim parece, sempre têm tirado o sangue aos portugueses e deitado fora o plasma. E não é só de agora.É de há muitos e muitos anos atrás.
    – Então investigue-se… o negócio do plasma até às suas origens.
    Mais importante ainda, o organismo responsável por essa área, que proceda às necessárias diligências para que o plasma português seja devidamente aproveitado… E talvez esse organismo,deva também ser investigado sem perda de tempo.
    E deixem de fazer sempre as mesmas especulações.

  4. O Polvo – Negócios do plasma, direitos televisivos, Freeport, monte branco, PT / OI, obras publicas, Vale do Lobo, compra da TVI, Correio da Manhã , condicionamento de jornalistas, …
    Todas estas negociatas !!! (sem que tenha algo declarado) para fazer vida de super milionário e manter centenas de milhões € escondidos por esse mundo fora….

  5. Nem imagino como é que a TVI, pelo trabalho da Alexandra Borges, tem o “desplante” a coragem de vir falar deste negócio, milionário para muitos, do plasma pondo em causa a “honestidade” a dedicação e o amor à pátria do SENHOR ENGENHEIRO José Sócrates! Mais uma notícia destas a levam com a “MORDAÇA” da censura tal como levou o Correio da Manhã!

    • Reparou no titulo da noticia? “Negócio do plasma PODE implicar Socrates e outros elementos do ps”. Percebe a “PEQUENA” diferença entre “ESTÁ IMPLICADO OU PODE ESTAR IMPLICADO”. Você já reparou que, com Socrates, são tudo “indicios”, “suspeitas”, ” se calhar está metido”, ” pode estar”, etc? Andamos sempre nos “ses”, “se calhar”, “talvez”, “indicios”, “suspeitas”, e pronto. Para povinho pouco pensante, chega para condenar mas, para aquilo que interessa, os TRIBUNAIS, é curto, e isto significa que falta consistência. Já pensou que condenar alguém sem provas é tão criminoso como o próprio crime? Pense nisto amigo!

  6. E tudo a roubar o contribuinte, políticos, empresa rios, advogados, médicos, etc, etc. Mas que pais e este? Isto é pior do que Angola. dassss cambada de gatunos.

  7. Claro que Socrates está implicado. Desde há 2 anos que vejo certos orgãos de comunicação social dizer que ele è culpado de tudo, portanto, desde o “cigano a aliviar a tripa” no mato, até á CGD é tudo culpa dele. O que vale é que acéfalos e atrasados mentais neste paìs não faltam. Irra!

RESPONDER

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …

Tribunal de Loures. António Joaquim vai manter-se em liberdade

O Tribunal de Loures decidiu esta sexta-feira manter a medida de coação de termo de identidade e residência a António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, após um pedido …

Mesmo com o aumento de infetados, diminuir a quarentena para 10 dias é uma hipótese

A DGS deverá decidir em breve se o período de quarentena pode ser reduzido de 14 dias para apenas 10 dias, mas não para todos os casos. Para ficar menos tempo isolado é necessário cumprir …

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …

"Último recurso". Governo britânico admite novo confinamento no Reino Unido

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu esta sexta-feira que o Governo conservador não descarta decretar um segundo confinamento nacional para conter a pandemia de covid-19, embora considere esta opção um "último recurso" “Faremos …