PGR está a investigar o negócio do plasma em Portugal

A Procuradoria-Geral da República está investigar o negócio do plasma em Portugal, uma matéria alvo de uma reportagem há alguns meses na estação televisiva TVI, que esta quinta-feira noticiou que está a decorrer o inquérito.

A Procuradoria-Geral da República confirmou à Lusa a existência de um inquérito “a correr termos no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa”, em investigação e em segredo de justiça.

Segundo a estação televisiva, o DIAP solicitou à TVI, os documentos que estiveram na base da reportagem “O negócio do plasma”, e que vai começar a ouvir os envolvidos no caso.

A reportagem denunciava o desperdício de plasma doado pelos dadores portugueses, sublinhando que a maior parte do plasma acaba no lixo e o país gasta milhões a comprar plasma de dadores estrangeiros à Octapharma.

A TVI noticiou que vão ser investigados os contratos ganhos pela farmacêutica, quando um dos elementos do júri era Luís Cunha Ribeiro, actual presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa, que na altura vivia em casa do principal responsável da empresa.

Na altura da reportagem, a Octapharma afirmou que não retirava “o mais pequeno benefício da situação de não aproveitamento do plasma português”.

A Octapharma está envolvida em outro caso mediático, a Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

No âmbito deste processo, foi constituído arguido um dos administradores da Octapharma, Paulo Lalanda e Castro, que terá sido responsável pela oferta de emprego a José Sócrates, depois de o ex-primeiro-ministro ter deixado o executivo.

Lalanda e Castro foi ainda envolvido no caso dos Vistos Gold, por ter alegadamente recebido um milhão de euros de reembolso de IVA de forma ilegal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. – Desde quando é que o plasma português não é aproveitado?
    – Nunca foi aproveitado penso eu!
    – Então o negócio do plasma sempre existiu?
    – Assim parece, sempre têm tirado o sangue aos portugueses e deitado fora o plasma. E não é só de agora.É de há muitos e muitos anos atrás.
    – Então investigue-se… o negócio do plasma até às suas origens.
    Mais importante ainda, o organismo responsável por essa área, que proceda às necessárias diligências para que o plasma português seja devidamente aproveitado… E talvez esse organismo,deva também ser investigado sem perda de tempo.
    E deixem de fazer sempre as mesmas especulações.

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …