PGR está a investigar o negócio do plasma em Portugal

A Procuradoria-Geral da República está investigar o negócio do plasma em Portugal, uma matéria alvo de uma reportagem há alguns meses na estação televisiva TVI, que esta quinta-feira noticiou que está a decorrer o inquérito.

A Procuradoria-Geral da República confirmou à Lusa a existência de um inquérito “a correr termos no Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa”, em investigação e em segredo de justiça.

Segundo a estação televisiva, o DIAP solicitou à TVI, os documentos que estiveram na base da reportagem “O negócio do plasma”, e que vai começar a ouvir os envolvidos no caso.

A reportagem denunciava o desperdício de plasma doado pelos dadores portugueses, sublinhando que a maior parte do plasma acaba no lixo e o país gasta milhões a comprar plasma de dadores estrangeiros à Octapharma.

A TVI noticiou que vão ser investigados os contratos ganhos pela farmacêutica, quando um dos elementos do júri era Luís Cunha Ribeiro, actual presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa, que na altura vivia em casa do principal responsável da empresa.

Na altura da reportagem, a Octapharma afirmou que não retirava “o mais pequeno benefício da situação de não aproveitamento do plasma português”.

A Octapharma está envolvida em outro caso mediático, a Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

No âmbito deste processo, foi constituído arguido um dos administradores da Octapharma, Paulo Lalanda e Castro, que terá sido responsável pela oferta de emprego a José Sócrates, depois de o ex-primeiro-ministro ter deixado o executivo.

Lalanda e Castro foi ainda envolvido no caso dos Vistos Gold, por ter alegadamente recebido um milhão de euros de reembolso de IVA de forma ilegal.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. – Desde quando é que o plasma português não é aproveitado?
    – Nunca foi aproveitado penso eu!
    – Então o negócio do plasma sempre existiu?
    – Assim parece, sempre têm tirado o sangue aos portugueses e deitado fora o plasma. E não é só de agora.É de há muitos e muitos anos atrás.
    – Então investigue-se… o negócio do plasma até às suas origens.
    Mais importante ainda, o organismo responsável por essa área, que proceda às necessárias diligências para que o plasma português seja devidamente aproveitado… E talvez esse organismo,deva também ser investigado sem perda de tempo.
    E deixem de fazer sempre as mesmas especulações.

RESPONDER

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …