/

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Jiji Press / EPA

O navio Diamond Princess está sob quarentena, atracado no porto de Yokohama, no Japão

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado “positivo” com o novo coronavírus.

Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma que ainda está à espera de confirmação oficial, mas admitiu que recebeu informação do Japão, na sexta-feira, a informar que a tripulação do navio tinha começado a ser testada no dia 20.

“Estamos à espera de informação. Como é de noite agora no Japão, calculo que amanhã tenhamos informação concreta sobre os resultados”, afirmou.

Adriano Maranhão, de 41 anos, natural da Nazaré, é, segundo a mulher, canalizador do navio e só foi testado há dois dias, tendo sido colocado numa cabine em isolamento há cerca de oito horas. De acordo com o jornal Público, apesar do diagnóstico, ainda não apresenta sintomas.

“Neste momento está numa cabine, fechado, desde há 7 ou 8 horas, ou mais, sem apoio, sem medicação, sem tratamento, sem nenhum tipo de procedimento nem encaminhamento e sem comer sequer”, lamentou Emmanuelle Maranhão, referindo que tem tentado contactar quer o Governo, quer a embaixada, quer a empresa do navio, mas sem obter mais informações.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou estar a acompanhar a situação, mas, tal como a DGS, admitiu que não tem ainda informação das autoridades japonesas.

O ministério “está em contacto com as autoridades japonesas” através da embaixada em Tóquio e está a acompanhar “a evolução dos resultados dos testes que vão sendo realizados”, avançou o gabinete do ministério em comunicado enviado à Lusa.

“Não temos ainda informação da parte das autoridades japonesas de que haja algum caso confirmado de infeção com o coronavírus, entre os tripulantes portugueses do navio Diamond Princess”.

O ministério liderado por Augusto Santos Silva acrescentou ainda estar também a acompanhar “os tripulantes portugueses e respetivas famílias”. Há oito cidadãos com passaporte português a bordo do navio.

A comprovar-se o resultado positivo, este será o primeiro caso diagnosticado de um português com Covid-19.

O cruzeiro, ancorado no porto de Yokohama, a sul de Tóquio, é o maior foco de Covid-19 fora da China continental, tendo registado mais de 600 infetados entre os passageiros, dois dos quais morreram.

Na quarta-feira, as autoridades japonesas deram início à operação de desembarque dos passageiros saudáveis, findo o período de quarentena do navio, iniciado a 3 de fevereiro, operação que terminou na sexta-feira.

O coronavírus provocou já 2.345 mortos na China continental e mais de 76 mil infetados em todo o mundo. Além das vítimas mortais no continente chinês, morreram cinco pessoas no Irão, três no Japão, duas na região chinesa de Hong Kong, duas na Coreia do Sul, uma nas Filipinas, uma em França, uma em Taiwan e, ficou a saber-se hoje, duas em Itália.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.