Coronavírus. Japão coloca em quarentena navio com 3500 pessoas a bordo

O governo do Japão colocou em quarentena um navio de cruzeiro com 3.500 pessoas a bordo. Já em território japonês, foram realizados exames entre os passageiros para detetar o novo coronavírus, após um viajante desembarcar em Hong Kong com sintomas da epidemia.

Imagens divulgadas pela televisão japonesa mostraram vários especialistas do serviço médico que na segunda-feira entraram no navio Diamond Princess, ancorado no porto de Yokohama, para verificar a saúde dos 2.500 passageiros e mil tripulantes, informou a agência Lusa.

A decisão de impor quarentena foi adotada após um passageiro de 80 anos desembarcar em 25 de janeiro em Hong Kong ter sido diagnosticado com o novo coronavírus.

Uma mulher de vinte anos que está a viajar com a mãe no navio disse à emissora de televisão TBS que todos os passageiros “foram orientados a ficar nos seus quartos para aguardar exames médicos”.

Desde sábado, o Japão passou a proibir a entrada de estrangeiros que estiveram na província chinesa de Hubei, epicentro do surto, nas últimas semanas ou de portadores de passaportes chineses emitidos na localidade.

O Ministério da Saúde informou na segunda-feira que 20 pessoas no Japão apresentaram resultados positivos para a presença do coronavírus, embora quatro delas não apresentassem sintomas.

A China elevou esta terça-feira para 426 mortos e mais de 20.400 infetados o balanço do surto de pneumonia provocado pelo coronavírus 2019-nCoV, detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.