Afinal, ao contrário do que se pensava, Alexei Navalny pode ter sido envenenado ainda antes de chegar ao aeroporto. O opositor russo sugere que foi envenenado por uma garrafa de água no hotel.
A equipa de Alexei Navalny revelou, através de um vídeo publicado na rede social Instagram, que o opositor político russo, afinal, poderá ter sido envenenado através uma garrafa de água que bebeu no hotel onde estava hospedado, em Tomsk, na Sibéria.
Esta teoria contraria aquele que foi inicialmente avançada, em que de Navalny foi envenenado já no aeroporto.
Continuam a decorrer investigações para averiguar se, de facto, o russo foi ou não envenenado. Moscovo defende que nada teve a ver com o caso e garante que não há provas concretas de que se tenha tratado de um envenenamento.
Berlim já pediu à agência internacional de armas químicas para investigar a substância que terá sido adicionada à garrafa de água, que segundo as autoridades alemãs será um agente neurotóxico do tipo Novichok, escreve a Rádio Renascença.
O chefe dos serviços de informações externos da Rússia, Serguei Narychkine, disse esta terça-feira que Moscovo não possui reservas armazenadas de Novichok, o agente nervoso que terá sido utilizado para envenenar o opositor Alexei Navalny.
“As reservas foram destruídas de acordo com o protocolo e regulamentos da Organização para a Interdição das Armas Químicas”, disse Narychkine, citado pelas agências russas, acrescentando que as acusações fazem parte de uma campanha de “desinformação”.
Alexey Navalny, o principal dirigente da oposição russa foi hospitalizado no dia 20 de agosto em Tomsk na Sibéria depois de se ter sentido mal a bordo de um avião que o transportava para Moscovo. Dois dias depois de ter sido internado na Sibéria foi transferido para a capital alemã. Segundo Berlim, Navalny foi envenenado com um agente neurotóxico do tipo Novitchok, criado pelos militares da ex-União Soviética nos anos 1970.
Segunda-feira, laboratórios franceses e suecos confirmaram os resultados dos investigadores alemães. O opositor disse hoje através da rede social Instagram que já “pode respirar sozinho”, tendo publicado igualmente uma fotografia acompanhado da mulher e dos dois filhos, no hospital.
“Olá, daqui é o Navalny. Tenho saudades vossas”, lê-se na mensagem divulgada no Instagram. “Ainda não consigo fazer quase nada, mas ontem [segunda-feira] consegui respirar sozinho durante todo o dia”.