Laboratórios de França e da Suécia analisaram os exames médicos efetuados ao opositor russo Alexei Navalny, confirmando que se trata de um caso de envenenamento por um agente neurotóxico do tipo Novichok, anunciou hoje o Governo alemão.
O porta-voz do Governo de Berlim, Steffen Seibert explica que “renovamos o nosso apelo à Rússia para que forneça os esclarecimentos sobre o que se passou”. Na mesma nota, o Governo reforça que “este envenenamento” constitui uma “grave violação” da Convenção sobre Armas Químicas.
Alexei Navalny, conhecido pelos seus inquéritos anticorrupção dirigidos à elite política russa, sentiu-se mal durante uma viagem de avião que realizava a 20 de agosto e foi hospitalizado de urgência em Omsk, na Sibéria, antes de ser enviado para Berlim.
Segundo as autoridades alemãs, o principal opositor do Kremlin foi, “sem dúvida”, envenenado na Rússia por um agente neurotóxico do tipo Novichok, uma substância concebida na época soviética para fins militares e já utilizada contra o ex-agente duplo russo Serguei Skripal e sua filha Iulia, em 2018, em Inglaterra.
O Governo alemão e outros países ocidentais acusam as autoridades russas pelo crime, mas o Kremlin rejeita qualquer responsabilidade. A Rússia disse que nenhum vestígio de veneno foi detetado pelos médicos russos no corpo de Navalny. Contudo os novos resultados mostram o contrário.
Na semana passada, também o secretario de Estado norte-americano Mike Pompeo, sugeriu que o envenenamento poderia ter sido orquestrado por russos. “Quando (as pessoas) veem os esforços feitos para envenenar um dissidente, e admitem que há fortes possibilidades de isso vir de altos responsáveis russos, penso que não é bom para o povo russo”, disse em tom de crítica.
ZAP // Lusa
E a Terra está no centro do sistema solar…
Ó Nuno vai ao médico, pá!
Acreditar que a Rússia usava o Novichok em qualquer dissidente, sem sequer o matar, é tão inteligente como acreditar que a Terra está no centro do sistema solar. É claro que aqui não é estupidez que está em causa, é a malevolência e a vontade de impedir a Rússia de estragar o arranjinho imperialista aos EUA. O pior são aqueles que não sendo americanos não se cansam de ser os vassalos dos imperialistas. Isso sim é que é estupidez.
Fogo pá… Também acho. Logo o Putin que é uma espécie de Gandhi do Norte. É tudo uma conspiração contra esse benemérito. Tão boa pessoa… Quem nos dera que dominasse o mundo de uma vez! Isto ía ser um paparaíso de integridade e virtude!
É preciso um grau de desconhecimento que deveria ser cobsiderado muitíssimo grave, para fazer esta alegação. 1 – o agente tóxico conhecido por Novitchok, é un neurotóxico que provoca a morte em poucos segundos e em quantidades muitíssimo pequenas. 2 – não é consistente com a utilização desta substancia a sobrevivencia em estado comatoso, e ainda menos a recuperação após uma viagem. 3 – não é a primeira vez que a “inteligencia” de países ocidentais faz esta alegação. O caso Skripal, que o Reino Unido levou à acção acbou por se mostrar completamente inconclusivo, lembre-se, devido exactamente à mesma alegação. 4 – o agente em causa, pese embora desenvolvido na antiga URSS, é fabricado hoje em vários outros países, nomeadamente os que partem para esta alegação, pelo que conhecem bem as características e sabem que são incompatíveis com esta situação. Concluindo, ou os países ocidentais estão perante um agente químico desconhecido, mas cuja letalidade é muito baixa ou inexistente – dos casos em acusação há três intoxicados e nenhum morreu – ou estão deliberadamente a fazer uma falsa acusação cujo alcance parece ser outro. A hipotese restante seria que a espionagem russa estaria a utilizar um agente que teria perdido as características (talvez fora de data), o que se de facto visassem a eliminação da pessoa em causa revelaria uma incompetência que não é consentânea com o grau de eficiência que lhe é atribuída. Donde toda esta alegação carece de uma explicação muito mais credível para a finalidade que lhe é atribuída parecendo contrariamente procurar aumentar a popularidade de um individuo totalmente em queda junto da opinião pública do seu país.
Visite a Rússia e tenho a certeza que as suas agora certezas passam a incertezas
P.S. Já lá fui algumas vezes e por isso, não estou a falar por falar
É só comunas doentes, bolas!!!!!
Hoje é o aniversário da morte de Tomás Torquemada, o grande carrasco da Inquisição. Olhar para o seu perfil nota-se que estamos diante de um monstro. E olharmos para as estatísticas veremos que perde para Stalin em quantidade de vítimas ,mas,nem tanto.Já era tempo de se levar esses monstros ao Tribunal de Haia para serem julgados,juntamente com outros tiranos da atualidade. Slobodan Milosevic foi condenado pelo extermínio de bósnios e croatas no terror da Guerra da Sérvia , e foi feita a justiça. A Guerra da Syria ceifou a vida de mais de quatrocentos mil sírios e curdos com o patrocínio de Putin o grande aliado de Bashard Assad. Onde se encontra a ONU ? Então,esqueçamos envenenamentos de cientistas e oposicionistas. É o que pensa [email protected]