NATO publica fotos que provam presença militar russa na Ucrânia

Brookings Institution / Flickr

O dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, Secretário Geral da NATO

O dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, Secretário-Geral da NATO

A NATO publicou este sábado fotos que mostram, diz a organização, tanques russos no leste da Ucrânia, depois de ter advertido que a confirmação da presença dos blindados constituiria “uma grave escalada” na crise.

A Aliança Atlântica precisou que, segundo as fotografias tiradas, havia no início de junho tanques russos estacionados perto da fronteira com a Ucrânia e que depois de movimentações alguns foram retirados, no quadro de uma retirada de tropas russas anunciada por Moscovo.

Na quinta-feira, a NATO disse que o governo de Kiev tinha anunciado que três carros de combate e muitos outros carros blindados tinham atravessado a fronteira e entrado na parte oriental da Ucrânia. Esses veículos foram mesmo assinalados perto de Donetsk, a principal cidade no leste do país.

“Os tanques não têm qualquer marca nem pintura semelhante à utilizada pela camuflagem militar ucraniana”, diz a NATO, precisando: “Na verdade, eles não têm nenhuma marca, o que é uma tática que já foi utilizada por russos envolvidos em operações de desestabilização na Crimeia”, acrescentou a Aliança, em comunicado.

As imagens, de acordo com a NATO, colocam “questões importantes sobre o papel da Rússia para incentivar a instabilidade no leste da Ucrânia e o seu envolvimento na introdução de equipas militares, a partir da Rússia, em território ucraniano”.

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, advertiu na sexta-feira que uma confirmação da presença de tanques russos e de outros equipamentos militares russos no leste da Ucrânia constituiria “uma grave escalada na crise” da região.

Um aumento de tensão começou na noite passada, quando separatistas pró-russos abateram um avião militar, matando 49 pessoas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.