Nasceu em Portugal o primeiro bebé infectado com o coronavírus na gravidez

Nasceu no Hospital Francisco Xavier, em Lisboa, há cerca de 15 dias, um bebé infectado com o novo coronavírus durante a gravidez. É caso único em Portugal, para já,  após cerca de 130 partos de mulheres infectadas cujos bebés nasceram sem o vírus.

O caso é reportado pelo jornal Expresso que refere que o bebé do sexo feminino nasceu prematuro, depois de 34 semanas e dois dias de gravidez, apresentando um quadro grave de covid-19, com pneumonia e falta de ar.

A criança está internada nos Cuidados Intensivos do Hospital Francisco Xavier, em Lisboa, onde nasceu, ainda segundo o semanário.

Trata-se do primeiro caso conhecido de um bebé filho de uma mãe infectada a nascer com o vírus em Portugal.

Já nasceram já mais de 130 bebés filhos de mães infectadas sem apresentarem o coronavírus, de acordo com dados do Expresso.

“Temos provas de que houve transmissão vertical congénita in utero, através de uma amostra de sangue retirada da criança, muito pouco tempo após o nascimento”, explica ao semanário a médica Rita Perez que é presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, onde se integra o Hospital Francisco Xavier.

A mãe da criança também continua internada.

Este caso português é conhecido depois de ter sido divulgada uma situação idêntica em França, com o primeiro nascimento do país de um bebé infectado no útero.

A nível mundial têm sido reportados muito poucos casos de transmissão do coronavírus durante a gravidez.

“Os estudos recentemente divulgados reforçam a teoria de que haverá transmissão do vírus ao bebé ainda dentro do útero, num número muito pequeno de mães com covid-19″, explica ao Expresso o chefe do serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, Diogo Ayres de Campos.

“Essa transmissão já havia sido documentada na China, Peru e nos Estados Unidos, parecendo ocorrer apenas quando a mãe tem sintomatologia moderada a grave, e estando associada a infecções quase sempre ligeiras no recém-nascido”, acrescenta o especialista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …

Hong Kong. Magnata da imprensa Jimmy Lai libertado sob caução

O magnata da imprensa e uma das principais figuras do movimento pró-democracia de Hong Kong Jimmy Lai foi esta terça-feira libertado sob caução, constatou a agência France-Presse. Jimmy Lai tinha sido detido na segunda-feira, ao …

Lar de Reguengos de Monsaraz diz ter feito tudo para salvar vidas

A direção do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) onde surgiu o surto de covid-19 que causou 18 mortos garantiu ter feito “tudo” ao seu “alcance” para “salvar vidas”, nesta “crise” com “contornos dramáticos”. A Fundação …

Israel fecha os olhos e deixa palestinianos cruzarem a fronteira para ir a banhos

As autoridades israelitas têm deixado milhares de palestinianos cruzar a barreira de separação entre os dois territórios para poderem ir às praias. Este foi um fim-de-semana muito especial para Siham e os seus cinco filhos. …

Diabéticos e hipertensos voltam a ter faltas justificadas

Os diabéticos e hipertensos sem condições para desempenharem funções em teletrabalho voltam a ter direito a justificar as faltas ao trabalho devido à pandemia de covid-19, segundo um diploma publicado em Diário da República. “Os imunodeprimidos …

Deputada da Coreia do Sul debaixo de fogo. Usou um vestido no Parlamento

Na semana passada, a deputada sul-coreana Ryu Ho-jeong usou um vestido numa assembleia legislativa, sendo bombardeada com críticas que gerou um debate sobre sexismo e a cultura patriacal do país. De acordo com a CNN, na …

SC Braga oficializa "top gun" Gaitán por duas temporadas

O internacional argentino Nicolas Gaitán assinou um contrato com o Sporting de Braga válido por uma época, com outra de opção, informou esta terça-feira o clube minhoto da I Liga de futebol. Formado no Boca Juniors, …

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …