/

Nasceu em Portugal o primeiro bebé infectado com o coronavírus na gravidez

Nasceu no Hospital Francisco Xavier, em Lisboa, há cerca de 15 dias, um bebé infectado com o novo coronavírus durante a gravidez. É caso único em Portugal, para já,  após cerca de 130 partos de mulheres infectadas cujos bebés nasceram sem o vírus.

O caso é reportado pelo jornal Expresso que refere que o bebé do sexo feminino nasceu prematuro, depois de 34 semanas e dois dias de gravidez, apresentando um quadro grave de covid-19, com pneumonia e falta de ar.

A criança está internada nos Cuidados Intensivos do Hospital Francisco Xavier, em Lisboa, onde nasceu, ainda segundo o semanário.

Trata-se do primeiro caso conhecido de um bebé filho de uma mãe infectada a nascer com o vírus em Portugal.

Já nasceram já mais de 130 bebés filhos de mães infectadas sem apresentarem o coronavírus, de acordo com dados do Expresso.

“Temos provas de que houve transmissão vertical congénita in utero, através de uma amostra de sangue retirada da criança, muito pouco tempo após o nascimento”, explica ao semanário a médica Rita Perez que é presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, onde se integra o Hospital Francisco Xavier.

A mãe da criança também continua internada.

Este caso português é conhecido depois de ter sido divulgada uma situação idêntica em França, com o primeiro nascimento do país de um bebé infectado no útero.

A nível mundial têm sido reportados muito poucos casos de transmissão do coronavírus durante a gravidez.

“Os estudos recentemente divulgados reforçam a teoria de que haverá transmissão do vírus ao bebé ainda dentro do útero, num número muito pequeno de mães com covid-19″, explica ao Expresso o chefe do serviço de Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, Diogo Ayres de Campos.

“Essa transmissão já havia sido documentada na China, Peru e nos Estados Unidos, parecendo ocorrer apenas quando a mãe tem sintomatologia moderada a grave, e estando associada a infecções quase sempre ligeiras no recém-nascido”, acrescenta o especialista.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.