Médicos franceses detetaram primeiro caso de bebé infetado no útero

Médicos em França pensam ter identificado aquele que será o primeiro caso confirmado de um bebé infetado com covid-19 no útero materno.

De acordo com o site Business Insider, a equipa médica conta que a grávida, de 23 anos, foi admitida no hospital Antoine Béclère, nos arredores de Paris, no dia 24 de março, tendo apresentando sintomas como febre e tosse.

Na altura, a mulher, grávida de 35 semanas, testou positivo para o novo coronavírus e acabou por ter um parto por cesariana, com o bebé a ser levado de imediato para os cuidados intensivos neonatais do hospital.

O bebé também testou positivo para a covid-19. Os médicos dizem que o recém-nascido sofreu uma inflamação do cérebro, o que sugere que o SARS-CoV-2 penetrou a placenta e entrou na corrente sanguínea da criança antes do parto.

Este caso foi alvo de um estudo publicado, esta terça-feira, na revista científica Nature Communications. Até agora, havia apenas evidências limitadas que mostravam que era possível recém-nascidos serem infetados ainda no útero materno.

“Demonstrámos que a transmissão transplacentária da infeção por SARS-CoV-2 é possível durante as últimas semanas de gravidez”, escreveram os médicos franceses.

Contudo, em declarações ao jornal The Guardian, Daniele De Luca, autor principal do estudo e diretor do departamento de Pediatria do hospital francês, destaca que estes casos são muito raros.

“As grávidas devem ser tranquilizadas. A gravidez é sempre muito controlada, por isso, se tiverem algo assim, isto pode ser controlado. Na maioria dos casos não haverá danos para o bebé. Há muitas coisas que podemos fazer, mas não podemos fechar os olhos e dizer que isto nunca vai acontecer”, afirmou.

Em junho, uma outra investigação também concluiu que as grávidas infetadas com covid-19 podem ter um maior risco de sofrer lesões na placenta.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Vem aí o draft da NBA e Neemias Queta pode fazer história por Portugal

Neemias Queta pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a jogar na NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos e do mundo. Nesta madrugada de quinta-feira, dia 29, para sexta-feira, dia 30, a …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …