Grávidas com covid-19 podem ter um maior risco de lesões na placenta

As mulheres que contraem a covid-19 durante a gravidez podem correr um maior risco de sofrer lesões na placenta, concluiu uma nova investigação.

Comparativamente com as mulheres não infetadas com o novo coronavírus, as mulheres infetadas parecem ter uma maior probabilidade de contraírem lesões na placenta, sugere o novo estudo, cujos resultados foram publicados no American Journal of Clinical Pathology.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas analisaram as placentas de 16 mulheres diagnosticadas com o novo coronavírus oriundo da China, comparando-as depois com placentas examinadas anteriormente de mulheres que deram à luz antes de 2019.

 

De acordo com o portal Gizmodo, uma das mulheres analisadas no novo estudo sofreu um abordo espontâneo à 16.ª semana de gestação, havendo ainda registo de uma outra mulher que acabou por ter um parto prematuro (34.ª semana).

Nos restantes casos, não houve registo de problemas de saúde nos bebés após o nascimento. Contudo, foram observadas evidências de lesões de fluxo sanguíneo na placenta em 12 das 15 grávidas. Seis mulheres tiveram coágulo sanguíneos na placenta e cinco tinham uma placenta menor do que era esperado.

Outras investigações publicadas em revistas científicas defendem que a covid-19 não está a causar um maior risco de complicações em mulheres grávidas. Agora, o novo estudo, frisa que o risco não é igual a zero.

“[Os bebés que nasceram] eram saudáveis (…) mas os nosso resultados indicando que muito do fluxo sanguíneo foi bloqueado e muitas das placentas eram menores do que deveriam ser “, explicou Emily Miller, autora do estudo e professora de assistente de obstetrícia e ginecologia da Northwestern University, em Chicago, nos Estados Unidos, citada em comunicado da instituição de ensino.

“As placentas são construídas com uma enorme quantidade de redundâncias. Mesmo que apenas metade [da placenta] funcione, os bebés costumam ficar bem. Ainda assim, com a maioria dos bebés de boa saúde, existe os risco de algumas gestações ficarem comprometida”, continuou a especialista.

Jeffrey Goldstein, professor de patologia na mesma universidade norte-americana, acrescentou na mesma nota de imprensa: “A maioria destes bebés nasceu após gestações normais. Por isso, não esperámos encontrar nada de errado com as placentas, mas este vírus parece estar a induzir algum tipo de lesão“.

“Não parece induzir resultados negativos em bebés que nascem com vida, com base nos nosso dados limitados, mas [esta investigação] valida a ideia de que mulheres infetadas com a covid-19 devem ser acompanhas de perto”, rematou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …

Justiça investiga denúncia de Bruno de Carvalho sobre ataque a Alcochete

O Ministério Público abriu um novo inquérito à invasão da Academia do Sporting, em Alcochete, confirmou à agência Lusa, este sábado, o gabinete de imprensa da Procuradoria-Geral da República (PGR). "Os factos deram origem a um …