Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

worldeconomicforum / Flickr

Ministro da Saúde da Suíça, Alain Berset

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa.

Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens vão poder voltar a cantar em coros a partir de segunda-feira. A medida faz parte da primeira fase do desconfinamento do país, anunciado pelo Governo na quarta-feira.

Além do canto, o Executivo suíço vai permitir o retomar das atividades desportivas e culturais para menores de 20 anos e planeia reabrir lojas, museus e bibliotecas. O Público avança ainda que o Governo está também a ponderar permitir encontros ao ar livre de até 15 pessoas.

“Estamos convencidos de que uma abertura não é apenas razoável, mas também desejável e importante”, disse Alain Berset, ministro da Saúde, em conferência de imprensa. A próxima fase de reabertura está prevista para 22 de março.

As autoridades de saúde contam mais de 552.000 casos de covid-19 e mais de 9.200 mortes na Suíça e no vizinho Liechtenstein desde que a pandemia começou, em fevereiro do ano passado.

Nos Estados Unidos, a variante britânica começa a causar alarme. Michael Osterholm, especialista em epidemiologia que fez parte da equipa de conselheiros de Joe Biden, disse recentemente que se a variante britânica se tornar dominante no país, poderá causar em abril uma terceira onda de infeções.

“A vaga que provavelmente ocorrerá por causa desta nova variante inglesa deve começar nas próximas seis a 14 semanas”, disse, em declarações à NBC News. Se isso acontecer, “podemos assistir a algo nunca antes visto neste país”.

O responsável salientou que esta variante tem a “a capacidade de causar mais infeções e sintomas mais graves” e reforçou a importância de o programa de vacinação norte-americano não só garantir a segunda toma a todos os que já tiveram a primeira, mas também da aceleração do processo de administração das primeiras doses.

Na Itália, as autoridade insistem que ainda não é conveniente levantar restrições, depois de ter registado 16.424 novos casos de covid-19 e 318 mortes devido à doença esta quarta-feira. Com estes números, o total no país é de 2.848.564 desde que começou a emergência sanitária há um ano.

O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, afirmou, na quarta-feira, que “não há condições epidemiológicas para diminuir as medidas de combate à pandemia” e destacou que noutros países europeus foram decretados confinamentos estritos.

Neste momento, as regiões de Emília-Romanha, Ligúria, Toscana e as províncias autónomas de Bolzano e Trentino, no norte, Campânia e Molise, no sul, e Abruzzo e Úmbria, no centro, estão na zona “laranja”, de risco intermédio. O resto do país permanece listado como “amarelo”, de baixo risco”, enquanto nenhuma região está na zona “vermelha”, de alto risco.

A região nortenha da Lombardia, onde há um ano foi confirmado o primeiro contágio local, não importado, da Europa, é particularmente preocupante. As UCI da região estão em “estado de alerta máximo” devido ao aumento das hospitalizações, alertou hoje o chefe desse departamento do hospital Sacco de Milán, Emanuele Catena.

“Nas UCI da Lombardia temos mais de 400 hospitalizados, 150 na última semana. É um número bastante preocupante”, afirmou Catena à cadeia televisiva Sky TG24.

O presidente da região, Attilio Fontana, aumentou as limitações na província de Brescia, em sete municípios de Bérgamo e outro em Cremona, devido ao rápido aumento das infeções por covid-19 e, especialmente, pelas variantes.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …