Na Rússia, os mais céticos que rejeitaram a vacina recorrem a certificados digitais falsos

Georgi Licovski / EPA

Na Rússia, os mais céticos que rejeitaram a vacina contra a covid-19 estão a comprar certificados de vacinação falsos na Internet.

Serguei (nome fictício), de 30 anos, é um jovem da região de Krasnodar, na Rússia, que não tem intenções de ceder quanto à vacinação contra a covid-19.

Ao ver de perto os esforços das autoridades para convencer a população a tomar a vacina, Serguei suspeitou de que a pressão aumentaria sobre aqueles que, como ele, rejeitam o fármaco.



O jovem encontrou na Internet um vendedor de certificados de vacinação falsos e enviou as suas informações pessoais pelo Telegram. Três semanas depois de ter transferido 15.000 rublos (cerca de 174 euros), Serguei conseguiu obter no site do Governo russo o certificado que prova que terá sido inoculado com duas doses da vacina Sputnik V.

Apesar de a eficácia da vacina russa ter sido comprovada, muitos russos rejeitam o fármaco. “Nesta etapa, a vacina é experimental, e há muitos efeitos colaterais“, justificou Serguei à AFP, mostrando o seu certificado falso. “Não vou morrer porque o Governo quer que eu tome a vacina.”

Esta postura cética, combinada com a corrupção na Administração Pública do país, resultaram num mercado clandestino online, no qual dezenas de vendedores oferecem certificados de vacinação falsos.

Alguns clientes queixaram-se de que foram enganados, mas há quem tenha confirmado que tudo funcionou como desejavam.

A agência noticiosa avança que a procura é cada vez maior desde que a capital russa decretou, no dia 16 de junho, a obrigatoriedade da vacinação para todos os trabalhadores do setor dos serviços.

À AFP, um vendedor de certificados falsos revelou que recebe entre 20 e 30 pedidos todos os dias. “Pedem inclusive para ‘vacinar’ empresas inteiras“, detalhou, salvaguardando, contudo, que consegue entregar apenas cinco certificados falsos por dia.

A partir de 2.000 rublos (cerca de 23 euros) é possível obter um documento falso em papel. Mas para conseguir o mais importante, o documento digital introduzido nas bases de dados do Governo, o preço é até 15 vezes superior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …