Musk foi (finalmente) processado pelo mergulhador a quem chamou pedófilo

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

O mergulhador britânico que participou na operação de regaste das 12 crianças presas numa caverna na Tailândia, em julho deste ano, está a processar o CEO da Tesla, Elon Musk, por difamação.

Vernon Unsworth alega que Musk o acusou falsamente, através de uma publicação no Twitter, de ser um pedófilo. Na altura, o multi-milionário envolveu-se numa acesa troca de insultos com o mergulhador, onde escreveu “Desculpa, pedófilo. Estavas a pedi-las”.

De acordo com o Guardian, o britânico instaurou um processo no tribunal federal de Los Angeles, nos Estados Unidos, no qual pede uma indemnização de 75 mil dólares. Unsworth pediu também uma ordem judicial que impede Musk de fazer novas acusações.

A defesa do mergulhador britânico explicou que o objetivo do processo passa por “punir Musk pelas suas ações, evitando que volte a repetir este comportamento hediondo”. O mergulhador alega também que Musk “embarcou numa campanha de relações públicas para destruir” a sua reputação.

As acusações de Musk aconteceram pouco depois do regaste na caverna da Tailândia. O CEO da Tesla não terá gostado das críticas que Unsworth fez ao seu mini-submarino – projeto que desenvolveu como plano B ao resgate.

“Não existe forma de funcionar. Musk não fazia ideia de como era a passagem dentro da gruta. O submarino, penso eu, era um sólido com 1,6 metros de comprimento, pelo que seria incapaz de contornar quaisquer obstáculos“, disse o mergulhador britânico.

Unsworth criticou o projeto, considerando que Musk estava a valer-se da operação de resgate para fazer uma “campanha de publicidade”. Em entrevista ao canal norte-americano CNN, o mergulhador foi ainda mais longe, sugerindo que Musk “enfiasse o submarino onde mais lhe doesse“.

Em reação, Elon Musk acusou-o de ser um “pedófilo”, num tweet que mais tarde acabaria por apagar.

No entanto, a polémica não ficou por aqui. Há cerca de duas semanas, Musk disse achar “estranho” que mergulhador a quem chamou “pedófilo” ainda não o tivesse processado. Depois de se desculpar pela acusação, o CEO da Tesla voltou a abordar o assunto.

O mergulhador britânico iniciou o processo no estado norte-americano da Califórnia, avançando também com outra ação judicial em Londres.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …