Musk foi (finalmente) processado pelo mergulhador a quem chamou pedófilo

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

O mergulhador britânico que participou na operação de regaste das 12 crianças presas numa caverna na Tailândia, em julho deste ano, está a processar o CEO da Tesla, Elon Musk, por difamação.

Vernon Unsworth alega que Musk o acusou falsamente, através de uma publicação no Twitter, de ser um pedófilo. Na altura, o multi-milionário envolveu-se numa acesa troca de insultos com o mergulhador, onde escreveu “Desculpa, pedófilo. Estavas a pedi-las”.

De acordo com o Guardian, o britânico instaurou um processo no tribunal federal de Los Angeles, nos Estados Unidos, no qual pede uma indemnização de 75 mil dólares. Unsworth pediu também uma ordem judicial que impede Musk de fazer novas acusações.

A defesa do mergulhador britânico explicou que o objetivo do processo passa por “punir Musk pelas suas ações, evitando que volte a repetir este comportamento hediondo”. O mergulhador alega também que Musk “embarcou numa campanha de relações públicas para destruir” a sua reputação.

As acusações de Musk aconteceram pouco depois do regaste na caverna da Tailândia. O CEO da Tesla não terá gostado das críticas que Unsworth fez ao seu mini-submarino – projeto que desenvolveu como plano B ao resgate.

“Não existe forma de funcionar. Musk não fazia ideia de como era a passagem dentro da gruta. O submarino, penso eu, era um sólido com 1,6 metros de comprimento, pelo que seria incapaz de contornar quaisquer obstáculos“, disse o mergulhador britânico.

Unsworth criticou o projeto, considerando que Musk estava a valer-se da operação de resgate para fazer uma “campanha de publicidade”. Em entrevista ao canal norte-americano CNN, o mergulhador foi ainda mais longe, sugerindo que Musk “enfiasse o submarino onde mais lhe doesse“.

Em reação, Elon Musk acusou-o de ser um “pedófilo”, num tweet que mais tarde acabaria por apagar.

No entanto, a polémica não ficou por aqui. Há cerca de duas semanas, Musk disse achar “estranho” que mergulhador a quem chamou “pedófilo” ainda não o tivesse processado. Depois de se desculpar pela acusação, o CEO da Tesla voltou a abordar o assunto.

O mergulhador britânico iniciou o processo no estado norte-americano da Califórnia, avançando também com outra ação judicial em Londres.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Estado de emergência vai manter-se até março. Marcelo admite confinar mais o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve este domingo no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde admitiu confinar mais o país devido à pressão nos hospitais. Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa, …

"São dores de crescimento". CNE admite problemas no voto antecipado, mas promete solução no futuro

Domingo foi dia de voto antecipado para 246.880 eleitores, um número recorde desde que esta modalidade foi introduzida no país. As longas filas e alguns ajuntamentos, numa altura em que o país vive um novo …

Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário. Café ao postigo em risco (e ATL até 12 anos podem reabrir)

O Governo convocou um Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas medidas de confinamento. Em cima da mesa estará a hipótese de acabar com o café ao postigo e a possível abertura dos ATL até …

Sérgio Oliveira, Luis Díaz e Evanilson testam positivo e vão falhar clássico

Os três jogadores azuis e brancos testaram positivo à covid-19, este domingo, e falham assim o jogo frente ao Sporting na meia-final da Taça da Liga. De acordo com o jornal A Bola, os jogadores do …

Papagaios, lémures, golfinhos e cães. Há vários animais que se auto-medicam

Há vários animais que, à semelhança do Homem, procuram determinadas substâncias na natureza para tratar a dor, prevenir o sofrimento ou simplesmente para se sentirem melhor - é uma espécie de auto-medicação do mundo animal.  Este …

Morreu Phil Spector, o produtor de “Let it Be” dos The Beatles

O produtor Phil Spector, um dos mais conhecidos da indústria discográfica desde a década de 1960, criador da designada "parede de som", morreu no sábado aos 81 anos, informaram este domingo os serviços prisionais …

Quão escuro é o Universo? Mais do que pensávamos, apurou a New Horizons

Novas medições levadas a cabo pela sonda espacial não tripulada da NASA New Horizons mostram que o Universo não é tão escuro como pensávamos. A escuridão do Universo é um fenómeno conhecido e estudado, sendo …

Listrada ou com manchas? Encontrados ventos e correntes na anã castanha mais próxima

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou bandas e listras na anã castanha mais próxima da Terra. A descoberta sugere a existência de processos que agitam a atmosfera da …

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …