Museu da Presidência foi novamente assaltado. Desta vez, roubaram uma medalha

Mário Cruz / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Uma medalha que pertence ao espólio do museu da Presidência da República foi roubada. Esta é a segunda vez que desaparecem peças da instituição.

Desapareceu do Museu da Presidência uma medalha, confirmou Belém através do seu site oficial. Numa nota publicada esta quarta-feira, a Presidência da República anunciou ter comunicado às autoridades policiais competentes “o desaparecimento de uma medalha do Museu da Presidência”.

Segundo o Observador, o roubo terá acontecido entre o final da semana passado e o início desta semana. A Polícia Judiciária tomou conta do caso, após ter sido comunicado, num primeiro momento, à PSP. A Presidência da República aguarda agora “o resultado do inquérito policial em curso”.

Esta é a segunda vez que desaparecem peças do Museu da Presidência, que fica situado junto ao Palácio de Belém, em Lisboa. O primeiro incidente ocorreu no ano de 2016 e levou a que fossem realizadas buscas na casa de Diogo Gaspar, ex-diretor da instituição.

Em maio deste ano, o Ministério Público acusou o ex-diretor e a outros três arguidos de vários crimes, nos quais se encontram a usurpação de móveis antigos e outros objetos que eram do museu.

Diogo Gaspar foi também acusado de abuso de poder, tráfico de influência, falsificação de documentos, peculato e branqueamento de capitais.

O Museu contém várias peças que, em muitos casos, não têm qualquer valor material. No entanto, fazem parte de uma coleção que o site do museu descreve como “coleção única, cujo valor assenta na pluralidade e na capacidade de evocar referências basilares da memória coletiva”.

Além de presentes de Estado, fazem também parte do Museu objetos pessoais dos Presidentes, documentos de arquivo e outras peças ligadas à instituição presidencial.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quer me parecer que Portugal não é tão seguro como as pessoas pensam, ou então os sistemas de segurança estão tão obsoletos que já deviam também estar no museu. Bom, com os milhares de milhões de euros que fugiram e nunca mais o Estado verá, nada espanta.

    Só existe é a real especialidade em como ver dos benefícios do povo em impostos, diretos ou indiretos, em tachos, taxas e taxinhas, em arquivar casos de corrupção e escândalos públicos, e proteger com o largo manto do Estado aqueles que lesam a pátria com milhares de milhões de euros.

    Triste fado. A caça às bruxas está longe do fim, e longe do fim está a solução da caça às bruxas.
    Estamos num campo infestado de ervas daninhas.

  2. Lisboa está cheia de ratos e por este andar uma manhã qualquer vão-se aperceber que até o senhor PR desapareceu também!.

RESPONDER

A Família Real inglesa vai ter um novo membro (e será já no início de 2021)

A Rainha Isabel II vai ter mais um bisneto. A princesa Eugénia anunciou hoje, através das redes sociais, que está à espera do seu primeiro filho. Também a Casa real já se pronunciou sobre a …

Google Maps vai localizar e mapear áreas de contágio de covid-19

O Google Maps, 'website' e aplicação de cartografia da gigante norte-americana Google, vai poder revelar nos mapas, consultados por utilizadores, as áreas de infeção da covid-19. “Ao abrir o Google Maps, clique na guia à direita …

Cabra com mais de 400 anos encontrada mumificada numa montanha de gelo

Uma cabra morta há mais de 400 anos foi descoberta por um esquiador, em Val Aurina, em Itália. Hermann Oberlechner, alpinista e campeão de esqui, estava a caminhar quando encontrou algo invulgar e inesperado no …

Norte-americano morre após overdose de guloseimas

Um homem de 54 anos morreu na sequência de uma paragem cardíaca causada por hipocaliemia severa. A ingestão de alcaçuz preto em altas quantidades é apontada como a causa da morte. Um norte-americano de 54 anos, …

Cidade brasileira de Manaus pode já ter atingido a imunidade de grupo

Um estudo liderado pela Universidade de São Paulo, no Brasil, sugere que a cidade brasileira de Manaus, a capital do estado do Amazonas, pode já ter atingido a imunidade de grupo para o novo coronavírus …

Segunda vaga da covid-19 aumenta fosso entre ricos e os pobres em Madrid

A capital de Espanha foi a mais atingida da Europa ao nível de contágios e mortes por covid-19, situação que levou a presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, a decretar o bloqueio parcial …

Sobrinho de Pablo Escobar terá encontrado 18 milhões escondidos na parede do apartamento do traficante

Um sobrinho do traficante colombiano Pablo Escobar disse que encontrou 18 milhões de dólares em dinheiro escondidos dentro de uma parede de um dos apartamento do seu tio. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Bebé nasce durante voo (e companhia aérea oferece-lhe "passagem vitalícia")

Foi durante uma viagem de avião que uma menina resolveu vir ao mundo A mãe da bebé viajava num voo da Egyptair quando entrou em trabalho de parto e teve direito a um presente inesperado. …

Pelo menos 22 mortos em queda de avião militar na Ucrânia

Pelo menos 22 pessoas morreram, esta sexta-feira, na queda de um avião militar no este da Ucrânia, entre as quais estudantes de uma escola militar, havendo ainda registo de dois feridos graves. "Vinte mortos e dois …

Empresas espanholas terão de pagar despesas dos funcionários em teletrabalho

A lei não se aplicará se o teletrabalho tiver sido forçado pela pandemia de covid-19, mas a empresa terá de assumir, porém, as despesas dos funcionários que estejam a trabalhar à distância. De acordo com o …