Museu da Presidência foi novamente assaltado. Desta vez, roubaram uma medalha

Mário Cruz / Lusa

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Uma medalha que pertence ao espólio do museu da Presidência da República foi roubada. Esta é a segunda vez que desaparecem peças da instituição.

Desapareceu do Museu da Presidência uma medalha, confirmou Belém através do seu site oficial. Numa nota publicada esta quarta-feira, a Presidência da República anunciou ter comunicado às autoridades policiais competentes “o desaparecimento de uma medalha do Museu da Presidência”.

Segundo o Observador, o roubo terá acontecido entre o final da semana passado e o início desta semana. A Polícia Judiciária tomou conta do caso, após ter sido comunicado, num primeiro momento, à PSP. A Presidência da República aguarda agora “o resultado do inquérito policial em curso”.

Esta é a segunda vez que desaparecem peças do Museu da Presidência, que fica situado junto ao Palácio de Belém, em Lisboa. O primeiro incidente ocorreu no ano de 2016 e levou a que fossem realizadas buscas na casa de Diogo Gaspar, ex-diretor da instituição.

Em maio deste ano, o Ministério Público acusou o ex-diretor e a outros três arguidos de vários crimes, nos quais se encontram a usurpação de móveis antigos e outros objetos que eram do museu.

Diogo Gaspar foi também acusado de abuso de poder, tráfico de influência, falsificação de documentos, peculato e branqueamento de capitais.

O Museu contém várias peças que, em muitos casos, não têm qualquer valor material. No entanto, fazem parte de uma coleção que o site do museu descreve como “coleção única, cujo valor assenta na pluralidade e na capacidade de evocar referências basilares da memória coletiva”.

Além de presentes de Estado, fazem também parte do Museu objetos pessoais dos Presidentes, documentos de arquivo e outras peças ligadas à instituição presidencial.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Quer me parecer que Portugal não é tão seguro como as pessoas pensam, ou então os sistemas de segurança estão tão obsoletos que já deviam também estar no museu. Bom, com os milhares de milhões de euros que fugiram e nunca mais o Estado verá, nada espanta.

    Só existe é a real especialidade em como ver dos benefícios do povo em impostos, diretos ou indiretos, em tachos, taxas e taxinhas, em arquivar casos de corrupção e escândalos públicos, e proteger com o largo manto do Estado aqueles que lesam a pátria com milhares de milhões de euros.

    Triste fado. A caça às bruxas está longe do fim, e longe do fim está a solução da caça às bruxas.
    Estamos num campo infestado de ervas daninhas.

  2. Lisboa está cheia de ratos e por este andar uma manhã qualquer vão-se aperceber que até o senhor PR desapareceu também!.

RESPONDER

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …