Muro que matou três alunos da U.Minho era “peça de mobiliário urbano”

eroenf / Flickr

-

A estrutura que ruiu em Braga na quarta-feira e matou três estudantes da Universidade do Minho não é um muro mas “uma peça de mobiliário urbano”, disse esta quinta-feira Miguel Bandeira, o vereador do Urbanismo na Câmara local.

Miguel Bandeira não soube, no entanto, esclarecer quem é o responsável pela manutenção daquela estrutura.

“Existem milhares de peças de mobiliário urbano pelo concelho e, naturalmente, estamos a proceder ao escrutínio da identificação desta estrutura, e oportunamente será divulgado isso”, referiu.

Na quarta-feira, uma estrutura em betão e tijolo instalada nas imediações da Universidade do Minho ruiu, matando três estudantes daquela academia e ferindo quatro.

A estrutura foi alvo de uma peritagem técnica esta quinta-feira para averiguar as causas do acidente, informou o presidente da Câmara, Ricardo Rio, segundo o qual até agora não existem dados que apontem para uma eventual insegurança do muro.

O colapso ter-se-á registado quando três estudantes subiram para a pala da estrutura alegadamente para festejar a vitória numa “guerra de cursos”, numa acção integrada num contexto de praxe académica.

A estrutura tinha embutidas várias caixas de correio, que outrora terão servido os moradores na zona mas que há muito estavam fora de serviço.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …