Semana Académica da U.Minho cancelada

José Goncalves / Wikimedia

Enterro da Gata - Braga

Na sequência do acidente que vitimou esta quarta-feira três estudantes da Universidade do Minho, e em homenagem aos colegas mortos, a Associação Académica da U.Minho decidiu cancelar as Festas do Enterro da Gata, a “Queima das Fitas” de Braga.

Tendo em conta “a gravidade da situação, o sofrimento de familiares e amigos”, e interpretando o sentimento de consternação que une toda a academia, a direção da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) entende “que não estão reunidas as condições para que este ano se realizem as Festas do Enterro da Gata”.

O acidente de quarta-feira “deixou toda a comunidade académica de luto e em choque”, realça o comunicado,  que acrescenta que “a brutalidade do acidente e as suas consequências marcaram profundamente a academia minhota, que ainda procura encontrar a melhor forma de reagir e ultrapassar este sofrimento”.

Irão manter-se apenas as cerimónias de Imposição de Insígnias em Braga e Guimarães, no dia 10 de Maio pela manhã, bem como a Benção de Finalistas durante a tarde. Todas as outras actividades, incluindo concertos e o tradicional cortejo, foram canceladas.

O cartaz do Enterro da Gata tinha sido apresentado horas antes do acidente que vitimou três estudantes de Engenharia Informática, cerca das 20h do passado dia 23, quando uma estrutura em betão e tijolo instalada nas imediações da Universidade ruiu.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Caro José Gonçalves, tem toda a razão, por lapso o crédito não estava visível no artigo. Lapso corrigido, obrigado pelo reparo e pelo enriquecimento que a sua foto dá à notícia.

RESPONDER

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …

Benfica e Aves têm acordos secretos "à margem da lei" para transferência de jogadores

SL Benfica e Desportivo das Aves mantêm acordos "secretos" e "à margem da lei" para a transferência de jogadores, segundo a manchete do jornal Público deste sábado. A Vila das Aves é um destino frequente para …

Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará …

Suspeito de rapto de Maddie investigado por desaparecimento de criança no Algarve

O novo suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann está a ser investigado pelo desaparecimento de uma criança alemã no Algarve, em 1996. Christian B., está detido na Alemanha por abuso sexual de menores, entre …

Trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020

Feitas as contas com base nas linhas gerais do Programa de Estabilização Económica e Social, os trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020. O lay-off simplificado veio trazer uma solução rápida para …

Misterioso líquido descoberto dentro de pote em forma de cisne num túmulo chinês

Uma equipa de arqueólogos encontrou um misterioso líquido dentro de um pote de bronze em forma de cisne. O artefacto foi descoberto dentro de um túmulo chinês com mais de 2 mil anos. Um antigo túmulo …