Estudantes da U.Minho acusados da morte dos colegas na queda do muro

Renata F. Oliveira / Flickr

Enterro da Gata na Universidade do Minho, em Braga

Enterro da Gata na Universidade do Minho, em Braga

Os quatro estudantes da Universidade do Minho que saltaram em cima do muro que caiu no ano passado vão ser acusados de homicídio por negligência.

O Ministério Público acusou de homicídio por negligência os quatro estudantes da Universidade do Minho que, em abril de 2014, saltaram em cima de um muro que desabou, acabando por matar três colegas, anunciou esta terça-feira a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Em nota divulgada na Internet, a PGD explica, citando uma acusação do MP junto da Comarca de Braga, que no dia 23 de abril de 2014, num contexto de uma “guerra de cursos”, entre alunos de Engenharia Informática e Medicina da academia minhota, “os quatro arguidos treparam a uma estrutura composta por alvenaria de tijolo e betão, com cerca de um metro e meio de altura e quatro metros de comprimento, destinada a albergar receptáculos de correio” onde permaneceram a “cantar e a saltar”.

Segundo o Ministério Público, os quatro estudantes “deram causa a que a estrutura rodasse sobre a sua base e caísse para a frente, colhendo quatro outros alunos de engenharia informática, cujos corpos ficaram sob a mesma”, sendo que “três dos quais viriam a morrer na sequência dos ferimentos sofridos”.

Por isso, adianta a referida nota, “o Ministério Público na Comarca de Braga deduziu acusação contra quatro arguidos, imputando a cada um deles a prática de um crime de homicídio por negligência“.

O acidente levou a que a fosse declarado luto pela Associação Académica da Universidade do Minho e ao consequente cancelamento da semana académica desse ano, mais conhecida por Festas do Enterro da Gata, nome pelo qual é conhecida a Queima das Fitas daquela universidade.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se o muro caiu é porque ~´a não estava em perfeitas condições, antes pelo contrario estaria já bastante degradado. E o dono do muro não vai ser responsabilizado de nada? É que a qualquer momento o muro poderia cair não é!! Não foi só por foram p/ cima saltar!… Se vamos atribuir responsabilidades terá de ser p/ todas as partes.

    • Se reparar na noticia o muro destinava-se a albergar receptáculos de correio, não estava preparado para quatro individuos treparem para cima dele e fazerem macacadas, não vejo qual a razão para o proprietário ser chamado a responsabilidade

RESPONDER

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …