Estudantes da U.Minho acusados da morte dos colegas na queda do muro

Renata F. Oliveira / Flickr

Enterro da Gata na Universidade do Minho, em Braga

Enterro da Gata na Universidade do Minho, em Braga

Os quatro estudantes da Universidade do Minho que saltaram em cima do muro que caiu no ano passado vão ser acusados de homicídio por negligência.

O Ministério Público acusou de homicídio por negligência os quatro estudantes da Universidade do Minho que, em abril de 2014, saltaram em cima de um muro que desabou, acabando por matar três colegas, anunciou esta terça-feira a Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Em nota divulgada na Internet, a PGD explica, citando uma acusação do MP junto da Comarca de Braga, que no dia 23 de abril de 2014, num contexto de uma “guerra de cursos”, entre alunos de Engenharia Informática e Medicina da academia minhota, “os quatro arguidos treparam a uma estrutura composta por alvenaria de tijolo e betão, com cerca de um metro e meio de altura e quatro metros de comprimento, destinada a albergar receptáculos de correio” onde permaneceram a “cantar e a saltar”.

Segundo o Ministério Público, os quatro estudantes “deram causa a que a estrutura rodasse sobre a sua base e caísse para a frente, colhendo quatro outros alunos de engenharia informática, cujos corpos ficaram sob a mesma”, sendo que “três dos quais viriam a morrer na sequência dos ferimentos sofridos”.

Por isso, adianta a referida nota, “o Ministério Público na Comarca de Braga deduziu acusação contra quatro arguidos, imputando a cada um deles a prática de um crime de homicídio por negligência“.

O acidente levou a que a fosse declarado luto pela Associação Académica da Universidade do Minho e ao consequente cancelamento da semana académica desse ano, mais conhecida por Festas do Enterro da Gata, nome pelo qual é conhecida a Queima das Fitas daquela universidade.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Se o muro caiu é porque ~´a não estava em perfeitas condições, antes pelo contrario estaria já bastante degradado. E o dono do muro não vai ser responsabilizado de nada? É que a qualquer momento o muro poderia cair não é!! Não foi só por foram p/ cima saltar!… Se vamos atribuir responsabilidades terá de ser p/ todas as partes.

    • Se reparar na noticia o muro destinava-se a albergar receptáculos de correio, não estava preparado para quatro individuos treparem para cima dele e fazerem macacadas, não vejo qual a razão para o proprietário ser chamado a responsabilidade

RESPONDER

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …

Benfica e Aves têm acordos secretos "à margem da lei" para transferência de jogadores

SL Benfica e Desportivo das Aves mantêm acordos "secretos" e "à margem da lei" para a transferência de jogadores, segundo a manchete do jornal Público deste sábado. A Vila das Aves é um destino frequente para …

Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará …

Suspeito de rapto de Maddie investigado por desaparecimento de criança no Algarve

O novo suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann está a ser investigado pelo desaparecimento de uma criança alemã no Algarve, em 1996. Christian B., está detido na Alemanha por abuso sexual de menores, entre …

Trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020

Feitas as contas com base nas linhas gerais do Programa de Estabilização Económica e Social, os trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020. O lay-off simplificado veio trazer uma solução rápida para …

Misterioso líquido descoberto dentro de pote em forma de cisne num túmulo chinês

Uma equipa de arqueólogos encontrou um misterioso líquido dentro de um pote de bronze em forma de cisne. O artefacto foi descoberto dentro de um túmulo chinês com mais de 2 mil anos. Um antigo túmulo …

Trump criticado após dizer que queda no desemprego é um "ótimo dia" para George Floyd

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse esta sexta-feira que a queda inesperada do desemprego marca “um ótimo dia” para George Floyd, o afro-americano cuja morte às mãos da polícia desencadeou protestos em …