Mulher com covid-19 em coma e ventilada conseguiu o “milagre” de dar à luz

Em outubro de 2020, Elisângela Neves, de 31 anos, foi infetada com covid-19 quase morreu. A mulher estava grávida de 27 semanas, mas precisou de ser ventilada e ligada a uma máquina que respirou por ela. Uma cesariana de risco salvou-a e ao bebé, transformando-os num caso muito raro, agora objeto de estudo científico.

Tudo começou quando um amigo com febre pediu que Adalberto Neves, que lhe levasse medicamentos a casa. O companheiro de Elisângela foi sem máscara e voltou infetado, sem saber. Já em casa, passou a doença à mulher grávida e à sogra, conta o Expresso.

Nos dias seguintes, como a febre de Elisângela não baixava, foram ao Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, mas a unidade estava lotada. Voltaram para casa, para regressarem no dia seguinte, pois a grávida não apresentava melhorias.

Transferida para o Hospital de Santa Maria, Elisângela foi recebida por uma equipa que se reuniu para a salvar. Cerca de 20 profissionais de saúde, entre os quais anestesistas, enfermeiros e perfusionistas dedicaram-se durante quase um mês ao caso.

“Foi um caso particularmente desafiante, não devido à pandemia, mas pela forma grave e refratária da doença nesta paciente e pela sua necessidade de um suporte adicional de ECMO, ainda por cima numa mulher grávida”, resume o médico Gustavo Jesus.

“Na altura em que Elisângela chegou, não havia na literatura internacional outros exemplos semelhantes”, refere José Trindade Nave. Hoje são conhecidos cerca de 50 casos.

Os problemas da abordagem terapêutica eram imensos devido à condição de Elisângela. “Foi extraordinariamente difícil”, assume o especialista Pedro Gaspar.

Quase duas semanas depois de dar entrada no hospital, o agravamento da situação de Elisângela, acelerou a decisão de realizar a cesariana, ainda com a doente ventilada e em coma.

O transporte da grávida em estado crítico para uma sala de partos, com um espaço de reanimação dos recém-nascidos ao lado, foi essencial para o desfecho positivo. Para a transferir foi necessária cerca de hora e meia de preparação.

“A doente estava instável e atravessava uma fase muito grave da doença, tinha sepsis e tendência a desenvolver hemorragias, o que nos exigia cuidados adicionais. Poderia ter acontecido o pior na mesa cirúrgica”, explica Mónica Centeno, a obstetra que realizou a cesariana.

Depois de nascer, o bebé, que pesava apenas 1040 gramas, precisou de ser reanimado. Foi entubado e ventilado, mas passadas 24 horas já respirava sozinho. Ao fim de um dia de vida foi-lhe feito um teste covid e o resultado foi negativo.

Após o episódio feliz, durante algumas semanas, a vida de Elisângela continuou em risco, até que começou a recuperar. Quanto ficou consciente tinha à sua volta fotografias do filho, mas faltava-lhe a barriga de grávida. “Fiquei desesperada.” Porém, com o tempo foi-lhe explicado o que se tinha passado.

Esta semana, Elisângela, Adalberto e o pequeno bebé, agora com cerca de dois quilos, foram finalmente para casa. Segundo os médicos, tudo indica que nem mãe nem filho terão sequelas.

A história do “milagre” será contada num artigo científico.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns à equipa médica que conseguiu tal milagre. Enquanto alguns se insultam e maltratam, nos vários meios de comunicação, a pretexto de querem o melhor para os portugueses há outros que, na sombra, longe dos holofotes da política, mas sob os holofotes da ciência tratam, com o coração nas mãos, verdadeiramente, da saúde dos portugueses. Bem ajam!!

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …