“Porque desligaste o combustível?” Revelada conversa de pilotos do avião da Air India antes da queda

Rajat Gupta / EPA

Avião Boeing 787 cai em Ahmedabad, na Índia

O relatório preliminar indica que há uma gravação que mostra um dos pilotos a perguntar ao outro porque desligou o combustível, ao que este responde que não o fez. Não foi encontrada nenhuma falha no motor do avião.

O relatório preliminar do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia sobre a queda do voo 171 da Air India, que matou 260 pessoas a 12 de junho, foi divulgado esta sexta-feira.

O documento não traz conclusões, mas o seu foco está, pelo menos por enquanto, na ação dos pilotos.

Gravações feitas durante o voo indicam que dois interruptores de controlo de combustível, normalmente usados para ligar ou desligar os motores em solo, foram alternados da posição “run” (ligar) para a posição “cutoff” (desligar) logo após a descolagem. Isto causou a perda de potência em ambos os motores.

Segundo o relatório, a gravação de voz da cabine do Boeing 787-8 mostra um dos pilotos a perguntar ao outro porque tinha desligado o fornecimento de combustível. O outro piloto respondeu que não tinha feito isso. A identificação das vozes de cada piloto não foi especificada.

Na descolagem, o copiloto pilotava o avião, enquanto o comandante supervisionava. Os interruptores foram então colocados de volta à sua posição normal, o que levaria automaticamente ao processo de reinicialização do motor.

De facto, um dos motores tinha começado a recuperar a propulsão no momento da queda da aeronave. O outro foi reativado, mas ainda não tinha recuperado a propulsão. Esta mudança da posição do interruptor desliga quase imediatamente os motores, cortando o fornecimento de combustível.

Isto normalmente é feito quando a aeronave chega ao seu destino e os motores são desligados. Também é algo usado em algumas situações de emergência — mas o relatório não menciona que algum cenário assim tenha ocorrido com o avião da Air India.

O documento sugere que nenhuma falha significativa foi encontrada na aeronave ou nos seus motores. Por isso, o relatório não faz recomendações específicas para operadores e fabricantes do B787-8 ou do motor GE GEnx-1B.

O que aconteceu com o voo da Air India

O voo 171 da Air India caiu a 12 de junho após descolar da cidade indiana de Ahmedabad com destino a Londres. Dos 242 passageiros, 241 morreram e apenas um sobreviveu. O avião caiu num bairro densamente povoado, matando outras 19 pessoas que não estavam a bordo.

O Boeing 787-8 Dreamliner enviou um sinal de socorro ao controle de tráfego aéreo antes de colidir com um prédio que servia como alojamento para médicos de um hospital. Estavam a bordo 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses, um canadiano e os 12 tripulantes.

O único sobrevivente que estava a bordo foi o britânico Vishwashkumar Ramesh. “Ainda não consigo acreditar que estou vivo“, disse.

Pilotos aptos

O relatório do Departamento de Investigação de Acidentes Aéreos da Índia afirma que, antes do embarque, a tripulação e os pilotos foram submetidos a testes para garantir que estavam aptos a desempenhar as suas funções.

Os dois pilotos, residentes da cidade indiana de Bombaim, tinham chegado a Ahmedabad no dia anterior e passado por um “período de descanso adequado”.

Os pilotos e outros tripulantes também fizeram o teste do alcoolímetro, após o qual foram considerados “aptos a operar o voo”.

ZAP // BBC

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