MP francês lança inquérito por homicídio no caso do avião desaparecido na Malásia

Aero Icarus / Flickr

-

O Ministério Público de Paris decidiu abrir um inquérito judicial por homicídio involuntário na sequência do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, a 08 de março, com 239 pessoas a bordo, divulgou hoje uma fonte judicial.

O inquérito, que será conduzido por um ou por vários juízes de instrução, foi aberto, na quarta-feira, porque quatro cidadãos franceses constavam na lista de passageiros do avião, que continua, até hoje, desaparecido, segundo a mesma fonte citada pela agência francesa AFP.

O Ministério Público já tinha aberto um inquérito preliminar a 11 de março, três dias depois do desaparecimento do aparelho, que fazia a ligação aérea entre Kuala Lumpur e Pequim.

O inquérito judicial foi aberto por “homicídio involuntário por violação deliberada de uma obrigação particular de prudência ou de segurança imposta por lei ou regulamento”, precisou a mesma fonte.

A bordo do voo MH370 seguiam três estudantes do liceu francês internacional de Pequim e a mãe de dois desses jovens. A maioria dos passageiros do avião da Malaysia Airlines (153) era de nacionalidade chinesa.

O aparelho poderá ter caído no Oceano Índico, mas as buscas, que envolveram vários meios de diversos países, não conseguiram, até à data, encontrar quaisquer vestígios de eventuais destroços.

O governo da Malásia foi fortemente criticado pela maneira como lidou com este caso, nomeadamente pela forma como comunicou nos primeiros dias após o desaparecimento do avião.

Na semana passada, a Malásia publicou um relatório preliminar sobre o caso do voo MH370, no qual reconhece a lentidão da resposta das autoridades de Kuala Lumpur no dia do desaparecimento do aparelho.

Entre outros aspetos, o documento precisou que passaram quatro horas entre o momento em que foi constatado o desaparecimento do avião, às 01:38 horas local de 08 de março, e o momento em que o alerta foi acionado oficialmente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …