MP francês lança inquérito por homicídio no caso do avião desaparecido na Malásia

Aero Icarus / Flickr

-

O Ministério Público de Paris decidiu abrir um inquérito judicial por homicídio involuntário na sequência do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, a 08 de março, com 239 pessoas a bordo, divulgou hoje uma fonte judicial.

O inquérito, que será conduzido por um ou por vários juízes de instrução, foi aberto, na quarta-feira, porque quatro cidadãos franceses constavam na lista de passageiros do avião, que continua, até hoje, desaparecido, segundo a mesma fonte citada pela agência francesa AFP.

O Ministério Público já tinha aberto um inquérito preliminar a 11 de março, três dias depois do desaparecimento do aparelho, que fazia a ligação aérea entre Kuala Lumpur e Pequim.

O inquérito judicial foi aberto por “homicídio involuntário por violação deliberada de uma obrigação particular de prudência ou de segurança imposta por lei ou regulamento”, precisou a mesma fonte.

A bordo do voo MH370 seguiam três estudantes do liceu francês internacional de Pequim e a mãe de dois desses jovens. A maioria dos passageiros do avião da Malaysia Airlines (153) era de nacionalidade chinesa.

O aparelho poderá ter caído no Oceano Índico, mas as buscas, que envolveram vários meios de diversos países, não conseguiram, até à data, encontrar quaisquer vestígios de eventuais destroços.

O governo da Malásia foi fortemente criticado pela maneira como lidou com este caso, nomeadamente pela forma como comunicou nos primeiros dias após o desaparecimento do avião.

Na semana passada, a Malásia publicou um relatório preliminar sobre o caso do voo MH370, no qual reconhece a lentidão da resposta das autoridades de Kuala Lumpur no dia do desaparecimento do aparelho.

Entre outros aspetos, o documento precisou que passaram quatro horas entre o momento em que foi constatado o desaparecimento do avião, às 01:38 horas local de 08 de março, e o momento em que o alerta foi acionado oficialmente.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …