“Vão rolar cabeças.” Motoristas e patrões não chegam a acordo sobre serviços mínimos

Marcelo Camargo / ABr

A reunião entre os os sindicatos dos motoristas com a ANTRAM terminou sem acordo. A greve avança a 12 de agosto e é o Governo quem vai estabelecer serviços mínimos.

Terminou sem nenhum acordo a reunião entre os sindicatos dos motoristas de mercadorias e a Associação Nacional de Transportes Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM). Sendo assim, a greve vai mesmo avançar a 12 de agosto e será o Governo a estabelecer os serviços mínimos, como aconteceu na greve anterior por resolução em conselho de ministros.

Esta manhã, Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já aconselhou a abastecer os automóveis antes da greve. “Temos todos de nos preparar”, disse o governante.

André Matias de Almeida, porta-voz da ANTRAM, confirmou a ausência de entendimento e, citado pela TSF, acusa os sindicatos de terem reunido sem nenhum tipo de abertura.

Infelizmente a reunião termina sem acordo, uma vez que a ANTRAM apresentou aqui uma proposta que entendia ser responsável. É importante dizer que os sindicatos propunham 25% quando a anterior greve tinha 40% de serviços mínimos. A ANTRAM achou que não era responsável para os portugueses e a proposta que o sindicato teve no fim de várias horas à espera foi um mero aditamento e dizer que não concordava com as propostas”, explicou o responsável à saída da reunião.

Matias de Almeida disse que a ANTRAM tentou impedir que os serviços mínimos fossem revistos “para que os portugueses pudessem fazer uma vida com menos impacto do que a última greve e a resposta dos sindicatos foi a de que não só mantinha os serviços mínimos, como não faria qualquer tipo de trabalho suplementar, mais do que isso não farão descargas, apenas conduzirão os camiões e transportes de combustíveis, não farão descargas de nenhum tipo de mercadorias nem combustíveis”.

Por esse motivo, a ANTRAM acusa os sindicatos de terem assumido uma postura de “vitimização“, numa altura em que os patrões propõem “o maior aumento de sempre em contrato coletivo de trabalho”.

“Os sindicatos poderiam negociar para os seus trabalhadores, a partir do próximo ano, um aumento de cerca 300 euros e um aumento para 2021 e 2022 indexado ao salário mínimo nacional, algo que teimam em não fazer com reivindicações deste género e com posturas que assumiram hoje utilizando expressões como ‘vão rolar cabeças’“, referiu o responsável, citado pela rádio.

Agora, os patrões pedem uma atitude “socialmente responsável” na altura de o Governo decretar serviços mínimos para a greve de 12 de agosto.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eu sou a favor da greve, quem mais vai lucrar com isto é o PS.
    Abram os olhos estão a usar-Vos.
    Se as coisas correrem mal irão ser o bode espiatório e colocar o POVO contra os camionistas.
    Se as coisas correrem bem não será por mérito do sindicato ou dos motoristas mas MÉRITO DO GOVERNO.
    Há um tempo para tudo. E a greve antes das eleições tem dedo do Governo e de alguns senhores do sindicato. Tirem as vossas eláções.
    Vejam verdadeiras motivações pensem pela vossa cabeça.
    São tão anginhos.
    Se querem mostrar a vossa força marquem a greve para o inicio de 2020 logo dia um ou dois de janeiro, ou semana do NATAL de 2019.
    Vocês (motoristas) com esta greve estarão a ser meros Fontoches. O governo está a manipular-vos de tal forma que nem percebem.
    O governo vai ser o Herói no meio disto tudo e não vão conseguir nada apenas uns dias sem receber salário. Ao contrário de certos elementos do sindicato e seus amigos(na ANTRAM).
    Requesição civil de tudo, a legislação é linda.
    É o que dá serem cordeirinhos e guiados por uma mente iluminada.
    Vejam o que aconteceu aos alemães por seguirem Hitler cegamente.
    MOTORISTA
    Se és fascista ou simpatizante do PS, AVANÇA pra GREVE dia 12…

RESPONDER

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …