/

Mortes diárias em Espanha baixam para valor mais baixo desde 18 de março

Alberto Morante / EPA

Espanha registou 143 mortes devido à pandemia de covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde 18 de março.

De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, nas últimas 24 horas, houve 621 novos casos positivos com a doença, um número maior do que no sábado, mas que não põe em causa a tendência de redução dos últimos dias, elevando para 224.390 o total de infetados confirmados pelo teste PCR, o mais fiável na deteção do vírus.

O número de óbitos registado foi de 143, o número mais baixo desde 18 de março, havendo até agora um total de 26.621 óbitos, segundo as autoridades sanitárias. Os dados diários indicam ainda que, nas últimas 24 horas, foram hospitalizados 465 doentes, num total de 122.730 pessoas que precisaram de ser internadas até agora.

Esta segunda-feira, metade da população espanhola vai passar à chamada “fase um” do plano de transição de alívio das medidas rígidas aprovadas em meados de março. Esta etapa prevê a abertura do pequeno comércio sem necessidade de marcação prévia, das esplanadas, desde que recebam até um máximo de 50% da ocupação normal, e a possibilidade de até 10 pessoas se poderem reunir dentro ou fora de casa.

Madrid e Barcelona estão entre as zonas que se vão manter durante mais alguns dias na atual fase zero, em vigor desde a passada segunda-feira, quando foi autorizada a abertura parcial do pequeno comércio de rua, sempre por marcação prévia e acesso limitado.

A maior parte das províncias espanholas que fazem fronteira com Portugal passam para a fase um, com a exceção de vários municípios espanhóis da comunidade autónoma de Castela e Leão.

Espanha é o segundo país com mais mortos com a pandemia por cada milhão de habitantes (566 óbitos), depois da Bélgica (740) e antes da Itália (503), Reino Unido (465) e França (403), numa lista em que os Estados Unidos têm 242 e Portugal 110.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.