/

A luz falhou (mesmo): apagão geral em Portugal e no sul da Europa

Um cenário nunca visto: diversos países europeus ficaram sem luz, milhões de pessoas afectadas. E-redes explica origem da falha global.

É um dia que nunca vimos: a luz falhou em Portugal, em Espanha, em França… É um apagão global, sobretudo no Sul da Europa.

Era perto das 11h30 da manhã desta segunda-feira, 28 de Abril (dia que já ficou para a História por um motivo inesperado): não foi preciso sair da redacção do ZAP para percebermos que algo estava errado. Ninguém tinha luz.

Em poucos minutos, e após alguns contactos, verificámos que diversas zonas do país, de norte a sul, também não tinham electricidade.

Um apagão nacional já seria inédito. Mas rapidamente – com a rede que ainda nos restava – percebemos que Espanha também está a ser seriamente afectada. Já há recomendações para nem circularem nas ruas.

Em Portugal, igual: já há relatos de acidentes nas estradas sobretudo devido à ausência de semáforos. O SAPO24 acrescenta que há militares a ser convocados para os quartéis, para delinear uma estratégia para manutenção da ordem pública.

A E-redes já publicou uma explicação: problema na rede eléctrica europeia, que afectou a rede nacional. Terão ocorrido avarias em linhas de muito alta tensão, de 400.000 volts.

A REN – redes eléctricas nacionais – indicou que era preciso cortar energia “em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede”.

Também há garantias de que a luz já está a voltar se forma progressiva.

Mas, enquanto não volta, já tivemos a confirmação de que há sistemas ou comunicações em hospitais e farmácias que não funcionam, viagens de metro que ficaram a meio com pessoas presas, aulas interrompidas, supermercados a fechar, os bombeiros estão constantemente a ser chamados para situações de pessoas presas em elevadores…

Nos aeroportos reina a confusão. Chegou um relato ao ZAP de que, à volta ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, mais precisamente na Maia, há diversos aviões a circular, a rodear o espaço. Não conseguem aterrar por falha no sistema informático. Há aeroportos paralisados em Espanha.

Nos Açores, algumas ilhas ainda têm luz. E o apagão ainda não chegou à Madeira.

O apagão geral também já chegou, pelo menos, ao sul de França.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.