Morreu Vieira Monteiro. Chairman do Santander Portugal estava infetado

Miguel A. Lopes / Lusa

António Vieira Monteiro

O presidente do Conselho de Administração do Santander faleceu, esta quarta-feira, no seguimento da infeção pelo novo coronavírus.

Segundo o semanário Expresso, António Vieira Monteiro, presidente do Conselho de Administração do Santander, faleceu no seguimento da infeção pelo novo coronavírus. É a segunda vítima mortal em Portugal.

O presidente do Santander Portugal tinha 73 anos e liderava o conselho de administração desde 2019, depois de ter sido CEO entre 2012 e 2018, adianta o mesmo jornal, que confirmou o óbito junto de fonte oficial do banco.

De acordo com a SIC Notícias, Vieira Monteiro contraiu a doença em Itália, país da Europa mais afetado pelo novo coronavírus, durante umas férias numa estância de inverno.

Esta segunda-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou a primeira morte por Covid-19 em território nacional. Trata-se de Mário Veríssimo, de 80 anos, antigo massagista do Estrela da Amadora e amigo do treinador Jorge Jesus. Estava há vários dias internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com uma doença pulmonar associada.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou, esta quarta-feira, o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira.

Propagação de Covid-19 em Portugal, 17º dia

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7800 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se no centro da pandemia. Itália regista mais de 3000 óbitos.

 

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Vieira de Almeida, tinha alguma doença anterior conhecida?
    Como explicar que havendo vacina e remédios para Hiv. Ébola, Zica, Malária, não se experimentem estes remédios ou vacinas, nos piores casos do Covid 19? Fazer uma bateria de Retrovírus e experimentar nas pessoas em cuidados intensivos. Curou e cura muita gente, não mata, porque não experimentar.?

    • Caro Albertino Carlos Barata Lopes,
      Os antiretrovirais inibem por exemplo a transcriptase reversa do hiv que este coronavirus nem possui. Não basta testar uma bateria como diz, é preciso saber a estrutura de vírus, que alvos (ex enzimas) podemos atacar, é preciso garantir que o medicamento atinge o alvo ao ser administrado e ainda é preciso garantir que não é tóxico para quem o toma. Para pessoas que não são da área parece tudo muito fácil, mas se fosse fácil já estava a vacina feita.
      Com os melhores cumprimentos,
      Nuno

    • Também pode experimentar com WD40 e um pouco de fairy…
      Isto é com cada um…
      O grave hoje em dia, um pouco em tudo, é que todos são especialistas em tudo. É em saúde, economia, educação, justiça…
      Dizem os maiores disparates como se tivessem o mínimo de conhecimento do tema que abordam. Isso aqui pelo zap é bem visível nos disparares que se veem a toda a hora sobre economia.

  2. Agora a culpa é toda do convite-19. Antes era do èbola, do HIV, do H1N1, dos porcos, dos pássaros, da Rússia, de Cuba, dos africanos, dos turcos, dos árabes, dos índios, dos saloios, dos turras, dos terroristas, da lua, do sol, do verão, do inverno, bodes expiatórios não faltam!…
    Na Itália também, no caos total que nem os médicos sabem o que se passa a culpa de tudo é do convite-19!!..
    Sempre a mesma ladainha!…

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …