Morreu Vieira Monteiro. Chairman do Santander Portugal estava infetado

Miguel A. Lopes / Lusa

António Vieira Monteiro

O presidente do Conselho de Administração do Santander faleceu, esta quarta-feira, no seguimento da infeção pelo novo coronavírus.

Segundo o semanário Expresso, António Vieira Monteiro, presidente do Conselho de Administração do Santander, faleceu no seguimento da infeção pelo novo coronavírus. É a segunda vítima mortal em Portugal.

O presidente do Santander Portugal tinha 73 anos e liderava o conselho de administração desde 2019, depois de ter sido CEO entre 2012 e 2018, adianta o mesmo jornal, que confirmou o óbito junto de fonte oficial do banco.

De acordo com a SIC Notícias, Vieira Monteiro contraiu a doença em Itália, país da Europa mais afetado pelo novo coronavírus, durante umas férias numa estância de inverno.

Esta segunda-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou a primeira morte por Covid-19 em território nacional. Trata-se de Mário Veríssimo, de 80 anos, antigo massagista do Estrela da Amadora e amigo do treinador Jorge Jesus. Estava há vários dias internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com uma doença pulmonar associada.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou, esta quarta-feira, o número de casos confirmados de infeção para 642, mais 194 do que na terça-feira.

ZAP / DGS

Propagação de Covid-19 em Portugal, 17º dia

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7800 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se no centro da pandemia. Itália regista mais de 3000 óbitos.

 

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Vieira de Almeida, tinha alguma doença anterior conhecida?
    Como explicar que havendo vacina e remédios para Hiv. Ébola, Zica, Malária, não se experimentem estes remédios ou vacinas, nos piores casos do Covid 19? Fazer uma bateria de Retrovírus e experimentar nas pessoas em cuidados intensivos. Curou e cura muita gente, não mata, porque não experimentar.?

    • Caro Albertino Carlos Barata Lopes,
      Os antiretrovirais inibem por exemplo a transcriptase reversa do hiv que este coronavirus nem possui. Não basta testar uma bateria como diz, é preciso saber a estrutura de vírus, que alvos (ex enzimas) podemos atacar, é preciso garantir que o medicamento atinge o alvo ao ser administrado e ainda é preciso garantir que não é tóxico para quem o toma. Para pessoas que não são da área parece tudo muito fácil, mas se fosse fácil já estava a vacina feita.
      Com os melhores cumprimentos,
      Nuno

    • Também pode experimentar com WD40 e um pouco de fairy…
      Isto é com cada um…
      O grave hoje em dia, um pouco em tudo, é que todos são especialistas em tudo. É em saúde, economia, educação, justiça…
      Dizem os maiores disparates como se tivessem o mínimo de conhecimento do tema que abordam. Isso aqui pelo zap é bem visível nos disparares que se veem a toda a hora sobre economia.

  2. Agora a culpa é toda do convite-19. Antes era do èbola, do HIV, do H1N1, dos porcos, dos pássaros, da Rússia, de Cuba, dos africanos, dos turcos, dos árabes, dos índios, dos saloios, dos turras, dos terroristas, da lua, do sol, do verão, do inverno, bodes expiatórios não faltam!…
    Na Itália também, no caos total que nem os médicos sabem o que se passa a culpa de tudo é do convite-19!!..
    Sempre a mesma ladainha!…

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …