Morreu o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica

iaea_imagebank / Flickr

Yukiya Amano, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), Yukiya Amano, morreu aos 72 anos, anunciou esta segunda-feira a instituição.

O secretariado da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) não especificou a causa da morte do diplomata japonês que tinha tomado posse como diretor-geral da organização em 2009, tendo sucedido a Mohamed ElBaradei.

Amano foi reconduzido em 2017 para um terceiro mandato de quatro anos e deveria ocupar o cargo até 30 de novembro de 2021. No entanto, através de uma nota oficial, o secretariado da IAEA escreve que Yukiya Amano tencionava afastar-se da direção da agência e já tinha comunicado a decisão por escrito.

Na carta, Amano pedia à Agência Internacional de Energia Atómica “resultados concretos no sentido de se alcançarem os objetivos do plano ‘Atoms for Peace and Development'”.

Segundo a TSF, as responsabilidades da agência incluem fiscalizar o cumprimento de restrições às atividades nucleares do Irão de acordo com o acordo de Teerão e potências mundiais.

O japonês considerava que o trabalho da IAEA era técnico e não político, mas a decisão dos EUA de desistir do acordo nuclear fez aumentar ainda mais as pressões sobre a sua direção.

Ainda de acordo com a rádio, Amano acreditava também que a disseminação de armas atómicas e o terrorismo nuclear representavam uma ameaça crescente para a comunidade internacional e que era “improvável que essa tendência seja revertida”.

Amano era especialista em postos multilaterais de desarmamento e não-proliferação nuclear, e esteve ao serviço das negociações japonesas durante mais de três décadas.

A Agência Internacional de Energia Atómica foi estabelecida como uma organização autónoma no seio das Nações Unidas a 29 de julho de 1957. A bandeira da IAEA na sede em Viena, Áustria, foi içada a meia haste em sinal de luto.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …