Morreu o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica

iaea_imagebank / Flickr

Yukiya Amano, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA), Yukiya Amano, morreu aos 72 anos, anunciou esta segunda-feira a instituição.

O secretariado da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) não especificou a causa da morte do diplomata japonês que tinha tomado posse como diretor-geral da organização em 2009, tendo sucedido a Mohamed ElBaradei.

Amano foi reconduzido em 2017 para um terceiro mandato de quatro anos e deveria ocupar o cargo até 30 de novembro de 2021. No entanto, através de uma nota oficial, o secretariado da IAEA escreve que Yukiya Amano tencionava afastar-se da direção da agência e já tinha comunicado a decisão por escrito.

Na carta, Amano pedia à Agência Internacional de Energia Atómica “resultados concretos no sentido de se alcançarem os objetivos do plano ‘Atoms for Peace and Development'”.

Segundo a TSF, as responsabilidades da agência incluem fiscalizar o cumprimento de restrições às atividades nucleares do Irão de acordo com o acordo de Teerão e potências mundiais.

O japonês considerava que o trabalho da IAEA era técnico e não político, mas a decisão dos EUA de desistir do acordo nuclear fez aumentar ainda mais as pressões sobre a sua direção.

Ainda de acordo com a rádio, Amano acreditava também que a disseminação de armas atómicas e o terrorismo nuclear representavam uma ameaça crescente para a comunidade internacional e que era “improvável que essa tendência seja revertida”.

Amano era especialista em postos multilaterais de desarmamento e não-proliferação nuclear, e esteve ao serviço das negociações japonesas durante mais de três décadas.

A Agência Internacional de Energia Atómica foi estabelecida como uma organização autónoma no seio das Nações Unidas a 29 de julho de 1957. A bandeira da IAEA na sede em Viena, Áustria, foi içada a meia haste em sinal de luto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …