Morreu o agente da Mossad que capturou nazi responsável pelo holocausto

O antigo agente secreto israelense Rafi Eitan, responsável pela captura de Otto Adolf Eichmann, um dos principais responsáveis pelo genocídio de milhões de judeus, morreu este sábado aos 92 anos de idade em Israel.

De acordo com as primeiras informações, Rafi Eitan faleceu no hospital Ichilov de Tel Aviv, cidade costeira israelita.

“Rafi era um dos heróis dos serviços de inteligência do Estado de Israel, com múltiplas ações a favor da segurança de Israel”, segundo um comunicado do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu. “Choramos a sua morte”.

“Rafi, que era um dos fundadores do braço de operações do Shin Bet, conduziu e participou em pelo menos dez operações históricas que continuarão a ser secretas por muitos anos”, afirmou em comunicado Nadav Argaman, chefe do Shin Bet, a agência de segurança israelita .

Eitan era “um combatente nato que se entregava à missão e àquilo que considerava como justo”, afirmou o presidente israelita, Reuven Rivlin, através de um comunicado.

Nascido em novembro de 1926 num kibutz na Palestina na época do domínio britânico, Eitan ingressou ao serviço secreto da Mossad nos anos 1950.

Após ser promovido, liderou várias operações importantes da Mossad, entre elas a captura em Buenos Aires de Eichmann, em 1960, que foi levado para Israel, onde foi julgado e condenado à forca em 1962 pelo seu envolvimento na criação da “solução final”, a política nazista de extermínio que matou seis milhões de judeus durante a II Guerra Mundial (1939-45).

Em 2006, foi eleito para o Parlamento e também foi ministro do governo.

// Lusa

 

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Como ele capturou o responsável pelo holocausto se a cruz vermelha internacional que fiscalizava os campos de concentração disse que não houve holocausto e não chegou a morrer nem 300mil presos e ainda assim foi de doenças como tyfo..
    Menos um mentiroso na terra. Ainda invadiu a Argentina, um país soberano e violou leis internacionais sequestrando um morador argentino que vivia legalmente no país.

RESPONDER

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …