Morreu o agente da Mossad que capturou nazi responsável pelo holocausto

O antigo agente secreto israelense Rafi Eitan, responsável pela captura de Otto Adolf Eichmann, um dos principais responsáveis pelo genocídio de milhões de judeus, morreu este sábado aos 92 anos de idade em Israel.

De acordo com as primeiras informações, Rafi Eitan faleceu no hospital Ichilov de Tel Aviv, cidade costeira israelita.

“Rafi era um dos heróis dos serviços de inteligência do Estado de Israel, com múltiplas ações a favor da segurança de Israel”, segundo um comunicado do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu. “Choramos a sua morte”.

“Rafi, que era um dos fundadores do braço de operações do Shin Bet, conduziu e participou em pelo menos dez operações históricas que continuarão a ser secretas por muitos anos”, afirmou em comunicado Nadav Argaman, chefe do Shin Bet, a agência de segurança israelita .

Eitan era “um combatente nato que se entregava à missão e àquilo que considerava como justo”, afirmou o presidente israelita, Reuven Rivlin, através de um comunicado.

Nascido em novembro de 1926 num kibutz na Palestina na época do domínio britânico, Eitan ingressou ao serviço secreto da Mossad nos anos 1950.

Após ser promovido, liderou várias operações importantes da Mossad, entre elas a captura em Buenos Aires de Eichmann, em 1960, que foi levado para Israel, onde foi julgado e condenado à forca em 1962 pelo seu envolvimento na criação da “solução final”, a política nazista de extermínio que matou seis milhões de judeus durante a II Guerra Mundial (1939-45).

Em 2006, foi eleito para o Parlamento e também foi ministro do governo.

// Lusa

 

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Como ele capturou o responsável pelo holocausto se a cruz vermelha internacional que fiscalizava os campos de concentração disse que não houve holocausto e não chegou a morrer nem 300mil presos e ainda assim foi de doenças como tyfo..
    Menos um mentiroso na terra. Ainda invadiu a Argentina, um país soberano e violou leis internacionais sequestrando um morador argentino que vivia legalmente no país.

RESPONDER

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de caução de Luís Filipe Vieira

O juiz Carlos Alexandre aceitou a nova proposta do ex-presidente do Benfica para o pagamento da caução de três milhões de euros, no âmbito da Operação Cartão Vermelho. Segundo avança a rádio TSF, o juiz Carlos …

Filho do ex-futebolista Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

O filho do ex-futebolista alemão, de 18 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira num acidente de moto 4 em Tróia, no concelho de Grândola, distrito de Setúbal. De acordo com a TVI24, Emilio Ballack morreu, esta …