Morreu a mulher que tinha sobrevivido aos crimes de Aguiar da Beira

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias (D), suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Pedro Dias, o “Piloto”, é o suspeito dos homicídios em Aguiar da Beira

A mulher que foi alvejada em Aguiar da Beira, Guarda, em 11 de outubro de 2016, num dia em que se registaram mais dois homicídios, morreu esta quarta-feira depois de um longo período de internamento, disse à Lusa fonte hospitalar.

“Durante a manhã desta quarta-feira, o estado clínico da senhora dona Liliana Pinto agudizou-se, tendo a utente, que se encontrava internada nos Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia, sido transferida para o Centro Hospital Tondela – Viseu onde faleceu”, refere a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

Liliana Pinto estava internada na Unidade de Cuidados Paliativos de Seia, que pertence à ULS da Guarda, depois de ter sido transferida do Hospital de Viseu onde foi assistida após ter sido baleada em Aguiar da Beira.

A mulher terá sido alvejada por Pedro Dias, suspeito de dois homicídios concretizados nesse dia e que andou um mês fugido das autoridades.

A 30 de março, foi anunciado que o Ministério Público da Guarda deduziu acusação contra Pedro Dias pela prática de dois crimes de homicídio qualificado sob a forma consumada, dois crimes de homicídio qualificado sob a forma tentada e três crimes de sequestro.

O arguido suspeito da prática dos crimes de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, foi ainda acusado de crimes de roubo de automóveis, de armas da GNR e de quantias em dinheiro, bem como de detenção, uso e porte de armas proibidas.

O inquérito teve início a 11 de outubro de 2016, após os homicídios de um militar da GNR e de um cidadão residente em Trancoso, e das tentativas de homicídio de um outro militar da GNR e de uma cidadã também de Trancoso, que hoje morreu, sendo que estas duas vítimas e uma outra pessoa de Arouca foram ainda sujeitas a sequestro.

A mulher que agora faleceu era esposa do cidadão residente em Trancoso, Guarda, que foi morto na madrugada do dia 11 de outubro do ano passado, nas proximidades de Aguiar da Beira. O casal viajava na mesma viatura.

Suspeito do duplo homicídio em Aguiar da Beira, Pedro Dias foi presente ao tribunal da Guarda, para primeiro interrogatório, no dia 10 de novembro de 2016.

Pedro Dias, conhecido como o “Piloto”, entregou-se no dia 08 de novembro de 2016 à PJ, em Arouca, num ato testemunhado pela RTP e pelo Diário de Coimbra.

O primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação aconteceram 30 dias após os incidentes em Aguiar da Beira, que culminaram com a morte de duas pessoas, um deles um militar da GNR, e três feridos.

O suspeito estava desaparecido desde 11 de outubro, data em que dois militares da GNR foram atingidos a tiro, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Um morreu e um outro ficou ferido.

O suspeito, de 44 anos, ficou em prisão preventiva na cadeia da Guarda, mas no dia 12 de novembro de 2016 foi transferido para a cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Só nos resta desejar paz á sua alma, infelizmente. Incrivel como este casal jovem, que desejavam “criar” vida (iam a uma consulta de infertilidade, certamente porque desejavam ter um bébé) e são mortos por um monstro. Creio, no entanto, que esta jovem não era a “única sobrevivente”. Há também o guarda da GNR que se safou.

  2. Safou-se mas não por muito tempo. Quando sair da prisao, daqui por algum tempo apanha-o. Infelizmente estes tarados e os de colarinho branco que também cometem atrocidades contra a sociedade, continuam as suas vidas, felizes, impávidos e serenos. As vitimas roubadas, espoliadas, violadas, assassinadas não mais voltam a recuperar e viver dignamente. Justiça?

  3. Coadjuvando o que o primeiro comentador referiu, havia dois sobreviventes, esta senhora e um dos GNR’s. Felizmente parece que este último não ficou tão gravemente ferido e recuperará integralmente dos seus ferimentos.

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …