Morreu a mulher que tinha sobrevivido aos crimes de Aguiar da Beira

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias (D), suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Pedro Dias, o “Piloto”, é o suspeito dos homicídios em Aguiar da Beira

A mulher que foi alvejada em Aguiar da Beira, Guarda, em 11 de outubro de 2016, num dia em que se registaram mais dois homicídios, morreu esta quarta-feira depois de um longo período de internamento, disse à Lusa fonte hospitalar.

“Durante a manhã desta quarta-feira, o estado clínico da senhora dona Liliana Pinto agudizou-se, tendo a utente, que se encontrava internada nos Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia, sido transferida para o Centro Hospital Tondela – Viseu onde faleceu”, refere a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

Liliana Pinto estava internada na Unidade de Cuidados Paliativos de Seia, que pertence à ULS da Guarda, depois de ter sido transferida do Hospital de Viseu onde foi assistida após ter sido baleada em Aguiar da Beira.

A mulher terá sido alvejada por Pedro Dias, suspeito de dois homicídios concretizados nesse dia e que andou um mês fugido das autoridades.

A 30 de março, foi anunciado que o Ministério Público da Guarda deduziu acusação contra Pedro Dias pela prática de dois crimes de homicídio qualificado sob a forma consumada, dois crimes de homicídio qualificado sob a forma tentada e três crimes de sequestro.

O arguido suspeito da prática dos crimes de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, foi ainda acusado de crimes de roubo de automóveis, de armas da GNR e de quantias em dinheiro, bem como de detenção, uso e porte de armas proibidas.

O inquérito teve início a 11 de outubro de 2016, após os homicídios de um militar da GNR e de um cidadão residente em Trancoso, e das tentativas de homicídio de um outro militar da GNR e de uma cidadã também de Trancoso, que hoje morreu, sendo que estas duas vítimas e uma outra pessoa de Arouca foram ainda sujeitas a sequestro.

A mulher que agora faleceu era esposa do cidadão residente em Trancoso, Guarda, que foi morto na madrugada do dia 11 de outubro do ano passado, nas proximidades de Aguiar da Beira. O casal viajava na mesma viatura.

Suspeito do duplo homicídio em Aguiar da Beira, Pedro Dias foi presente ao tribunal da Guarda, para primeiro interrogatório, no dia 10 de novembro de 2016.

Pedro Dias, conhecido como o “Piloto”, entregou-se no dia 08 de novembro de 2016 à PJ, em Arouca, num ato testemunhado pela RTP e pelo Diário de Coimbra.

O primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação aconteceram 30 dias após os incidentes em Aguiar da Beira, que culminaram com a morte de duas pessoas, um deles um militar da GNR, e três feridos.

O suspeito estava desaparecido desde 11 de outubro, data em que dois militares da GNR foram atingidos a tiro, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Um morreu e um outro ficou ferido.

O suspeito, de 44 anos, ficou em prisão preventiva na cadeia da Guarda, mas no dia 12 de novembro de 2016 foi transferido para a cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Só nos resta desejar paz á sua alma, infelizmente. Incrivel como este casal jovem, que desejavam “criar” vida (iam a uma consulta de infertilidade, certamente porque desejavam ter um bébé) e são mortos por um monstro. Creio, no entanto, que esta jovem não era a “única sobrevivente”. Há também o guarda da GNR que se safou.

  2. Safou-se mas não por muito tempo. Quando sair da prisao, daqui por algum tempo apanha-o. Infelizmente estes tarados e os de colarinho branco que também cometem atrocidades contra a sociedade, continuam as suas vidas, felizes, impávidos e serenos. As vitimas roubadas, espoliadas, violadas, assassinadas não mais voltam a recuperar e viver dignamente. Justiça?

  3. Coadjuvando o que o primeiro comentador referiu, havia dois sobreviventes, esta senhora e um dos GNR’s. Felizmente parece que este último não ficou tão gravemente ferido e recuperará integralmente dos seus ferimentos.

RESPONDER

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio e os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o …

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …

Após chumbo ao aeroporto do Montijo, Governo quer mudar a lei para tirar poder aos municípios

O chumbo ao aeroporto do Montijo, depois de os municípios da Moita e do Seixal terem reprovado o projecto, não demove o Governo da empreitada. Em cima da mesa estão três soluções e a intenção …