Morreu a mulher que tinha sobrevivido aos crimes de Aguiar da Beira

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias (D), suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Pedro Dias, o “Piloto”, é o suspeito dos homicídios em Aguiar da Beira

A mulher que foi alvejada em Aguiar da Beira, Guarda, em 11 de outubro de 2016, num dia em que se registaram mais dois homicídios, morreu esta quarta-feira depois de um longo período de internamento, disse à Lusa fonte hospitalar.

“Durante a manhã desta quarta-feira, o estado clínico da senhora dona Liliana Pinto agudizou-se, tendo a utente, que se encontrava internada nos Cuidados Paliativos do Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia, sido transferida para o Centro Hospital Tondela – Viseu onde faleceu”, refere a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.

Liliana Pinto estava internada na Unidade de Cuidados Paliativos de Seia, que pertence à ULS da Guarda, depois de ter sido transferida do Hospital de Viseu onde foi assistida após ter sido baleada em Aguiar da Beira.

A mulher terá sido alvejada por Pedro Dias, suspeito de dois homicídios concretizados nesse dia e que andou um mês fugido das autoridades.

A 30 de março, foi anunciado que o Ministério Público da Guarda deduziu acusação contra Pedro Dias pela prática de dois crimes de homicídio qualificado sob a forma consumada, dois crimes de homicídio qualificado sob a forma tentada e três crimes de sequestro.

O arguido suspeito da prática dos crimes de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, foi ainda acusado de crimes de roubo de automóveis, de armas da GNR e de quantias em dinheiro, bem como de detenção, uso e porte de armas proibidas.

O inquérito teve início a 11 de outubro de 2016, após os homicídios de um militar da GNR e de um cidadão residente em Trancoso, e das tentativas de homicídio de um outro militar da GNR e de uma cidadã também de Trancoso, que hoje morreu, sendo que estas duas vítimas e uma outra pessoa de Arouca foram ainda sujeitas a sequestro.

A mulher que agora faleceu era esposa do cidadão residente em Trancoso, Guarda, que foi morto na madrugada do dia 11 de outubro do ano passado, nas proximidades de Aguiar da Beira. O casal viajava na mesma viatura.

Suspeito do duplo homicídio em Aguiar da Beira, Pedro Dias foi presente ao tribunal da Guarda, para primeiro interrogatório, no dia 10 de novembro de 2016.

Pedro Dias, conhecido como o “Piloto”, entregou-se no dia 08 de novembro de 2016 à PJ, em Arouca, num ato testemunhado pela RTP e pelo Diário de Coimbra.

O primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação aconteceram 30 dias após os incidentes em Aguiar da Beira, que culminaram com a morte de duas pessoas, um deles um militar da GNR, e três feridos.

O suspeito estava desaparecido desde 11 de outubro, data em que dois militares da GNR foram atingidos a tiro, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Um morreu e um outro ficou ferido.

O suspeito, de 44 anos, ficou em prisão preventiva na cadeia da Guarda, mas no dia 12 de novembro de 2016 foi transferido para a cadeia de alta segurança de Monsanto, em Lisboa.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Só nos resta desejar paz á sua alma, infelizmente. Incrivel como este casal jovem, que desejavam “criar” vida (iam a uma consulta de infertilidade, certamente porque desejavam ter um bébé) e são mortos por um monstro. Creio, no entanto, que esta jovem não era a “única sobrevivente”. Há também o guarda da GNR que se safou.

  2. Safou-se mas não por muito tempo. Quando sair da prisao, daqui por algum tempo apanha-o. Infelizmente estes tarados e os de colarinho branco que também cometem atrocidades contra a sociedade, continuam as suas vidas, felizes, impávidos e serenos. As vitimas roubadas, espoliadas, violadas, assassinadas não mais voltam a recuperar e viver dignamente. Justiça?

  3. Coadjuvando o que o primeiro comentador referiu, havia dois sobreviventes, esta senhora e um dos GNR’s. Felizmente parece que este último não ficou tão gravemente ferido e recuperará integralmente dos seus ferimentos.

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …