Moreira da Silva demite-se da OCDE e entra na corrida à liderança do PSD

oecd_development_centre / Flickr

Jorge Moreira da Silva

Jorge Moreira da Silva, ex-ministro do Ambiente de Passos Coelho, anunciou a sua demissão do cargo de diretor na OCDE e confirmou a sua candidatura à liderança do PSD.

O impasse está desfeito e Luís Montenegro já tem adversário. Jorge Moreira da Silva apresentou, esta quinta-feira, a demissão das funções de diretor da Cooperação para o Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), de forma a poder avançar com uma candidatura à presidência do PSD.

Depois de ter adiantado publicamente que hoje faria uma declaração pública sobre o assunto, após ter sido noticiado que iria entrar na corrida à sucessão de Rui Rio, o antigo ministro de Passos optou pela divulgação de um comunicado.

“Tendo apresentado publicamente, há dois dias, os resultados anuais – que atingiram o máximo histórico – da ajuda pública ao desenvolvimento, acabo de comunicar ao Secretário-Geral da OCDE a minha demissão, com efeitos imediatos, das funções de Diretor da Cooperação para o Desenvolvimento, que exerço há quase 6 anos, em Paris, de forma a poder apresentar na próxima 2.ª feira, 18 de abril, a minha candidatura à liderança do PSD“, lê-se na nota enviada à imprensa.

“Uma candidatura à liderança do PSD exigiria uma demissão prévia das minhas funções na OCDE, de forma a salvaguardar a independência desta organização internacional”, justificou Moreira da Silva, sublinhando que “a difícil decisão que acabo de tomar, em especial quando está em causa a cessação de funções de relevante interesse público internacional, resultou de uma profunda reflexão sobre o propósito, sobre o contexto e sobre a motivação” de uma candidatura à presidência do PSD.

“Candidato-me à liderança do PSD por sentido de responsabilidade, atendendo às circunstâncias difíceis que tanto Portugal como o PSD enfrentam, e animado pela firme convicção de que sou portador de um projeto capaz de renovar” o partido, entende.

A apresentação pública da candidatura de Jorge Moreira da Silva será feita na próxima segunda-feira, às 17h00, no Clube Monsanto, em Lisboa.

Depois de Luís Montenegro, que anunciou a sua entrada na corrida a 29 de março, é a vez de Jorge Moreira da Silva ser recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, um hábito que, segundo o Público, deverá acontecer nos próximos dias.

O Presidente da República tem recebido os candidatos à liderança do PSD, o seu partido de origem e o maior partido da oposição, não o fazendo no caso de outros partidos, limitando-se a receber os novos líderes depois de eleitos.

Com o comunicado tornado público esta quinta-feira, Moreira da Silva passa a ser o adversário direto de Montenegro. Segundo adiantaram fontes sociais-democratas ao Diário de Notícias, o mais recente candidato à liderança junta “mais pessoas” do que se pensa em torno da sua candidatura, incluindo “a ala rioísta” e muitos passistas.

O sucessor de Rui Rio é eleito a 28 de maio. O Congresso laranja tem data marcada para 1 a 3 de julho.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.