Morais Pires passa de homem das contas a homem do leme do BES

Darren Riley / Flickr

-

Amílcar Morais Pires, que está na administração do Banco Espírito Santo (BES) há 10 anos e tem atualmente a responsabilidade pelo pelouro financeiro é o nome escolhido para a liderança da instituição, substituindo o histórico Ricardo Salgado.

Morais Pires, 53 anos, é licenciado em Ciências Económicas pela Universidade Católica Portuguesa, tendo subido a pulso dentro do BES, sendo, até 2004, assessor do conselho de administração e coordenador do Departamento Financeiro, de Mercados e Estudos.

Além de ser administrador do BES, o responsável é também membro do conselho de administração do BES Investimento, desde 2005, e integra o conselho de administração da Portugal Telecom (PT) desde 2006, estando apontado para integrar a administração da empresa que resultar da fusão entre a PT e a brasileira Oi.

Nascido em Moçambique em 1961, Morais Pires é visto como o braço-direito de Ricardo Salgado, que lidera o banco desde que este voltou à esfera privada, há 23 anos, e é considerado como o banqueiro português mais influente.

Apesar da boa reputação que goza o administrador financeiro, no que toca à frieza dos números, o ano passado foi tudo menos fácil para o BES, que apresentou prejuízos históricos de 518 milhões de euros, depois de ter registado um lucro de 96 milhões de euros em 2012.

Já no primeiro trimestre, o resultado líquido negativo do banco foi de 89 milhões de euros.

Morais Pires esteve na linha da frente do recente aumento de capital do banco superior a 1.000 milhões de euros, concluído com sucesso, numa operação que deu a conhecer vários problemas no seio do Grupo Espírito Santo (GES).

Quando deu a conhecer a operação, o banco liderado por Ricardo Salgado disse que a mesma permitiria ao BES “reforçar a sua base de capital, por forma a potenciar a sua vantagem competitiva na recuperação da economia portuguesa e o crescimento nos mercados internacionais onde está presente” e ainda “criar reservas adicionais de capital“, neste caso para fazer face à nova regulação do setor bancário (CRD IV) e aos testes de stress do Banco Central Europeu (BCE).

Porém, o prospeto que deu a conhecer os pormenores da operação, divulgado ao mercado em meados de maio, confirmou a existência de irregularidades graves nas contas da holding Espírito Santo Internacional, dando o mote para a reestruturação do grupo que está em curso.

Última nota para o processo judicial em que Morais Pires (a par de José Maria Ricciardi, que também é administrador do BES, além de presidente do BES Investimento) está envolvido na qualidade de arguido.

Em causa está uma investigação iniciada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que fez queixa ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), relativa a transações de ações da EDP Renováveis por parte do BES e da seguradora BES Vida feitas na altura do lançamento em bolsa da energética

O atual administrador financeiro do BES é o nome proposto para ser o novo presidente executivo do banco, substituindo Ricardo Salgado, segundo a convocatória para a assembleia-geral da instituição hoje divulgada.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já perguntaram a cada um deles quantos beijinhos valem os milhões?…Eles, um dia, tenho a certeza, acabarão por ganhar o ordenado mínimo…Já faltou mais…E depois. Sr.Salgado, e teu compadrio que vxa. lá pòs, é capáz de não te ajudar.Tou a ser um pouco burro, mas é natural, porque sou um teso….As ilhas, aquelas que um dia prognostico, irao, ao fundo, Sr. Salgado, tás bem fod………. tramado.Ainda não te falei do colchão, mas até esse já era…Olhe sr.Salgado e pandilha, só lhe desejo que não tenha sorte nenhuma, e se um dia a tiver, não seja tão sacana. como tem sido

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …