Morais Pires passa de homem das contas a homem do leme do BES

Darren Riley / Flickr

-

Amílcar Morais Pires, que está na administração do Banco Espírito Santo (BES) há 10 anos e tem atualmente a responsabilidade pelo pelouro financeiro é o nome escolhido para a liderança da instituição, substituindo o histórico Ricardo Salgado.

Morais Pires, 53 anos, é licenciado em Ciências Económicas pela Universidade Católica Portuguesa, tendo subido a pulso dentro do BES, sendo, até 2004, assessor do conselho de administração e coordenador do Departamento Financeiro, de Mercados e Estudos.

Além de ser administrador do BES, o responsável é também membro do conselho de administração do BES Investimento, desde 2005, e integra o conselho de administração da Portugal Telecom (PT) desde 2006, estando apontado para integrar a administração da empresa que resultar da fusão entre a PT e a brasileira Oi.

Nascido em Moçambique em 1961, Morais Pires é visto como o braço-direito de Ricardo Salgado, que lidera o banco desde que este voltou à esfera privada, há 23 anos, e é considerado como o banqueiro português mais influente.

Apesar da boa reputação que goza o administrador financeiro, no que toca à frieza dos números, o ano passado foi tudo menos fácil para o BES, que apresentou prejuízos históricos de 518 milhões de euros, depois de ter registado um lucro de 96 milhões de euros em 2012.

Já no primeiro trimestre, o resultado líquido negativo do banco foi de 89 milhões de euros.

Morais Pires esteve na linha da frente do recente aumento de capital do banco superior a 1.000 milhões de euros, concluído com sucesso, numa operação que deu a conhecer vários problemas no seio do Grupo Espírito Santo (GES).

Quando deu a conhecer a operação, o banco liderado por Ricardo Salgado disse que a mesma permitiria ao BES “reforçar a sua base de capital, por forma a potenciar a sua vantagem competitiva na recuperação da economia portuguesa e o crescimento nos mercados internacionais onde está presente” e ainda “criar reservas adicionais de capital“, neste caso para fazer face à nova regulação do setor bancário (CRD IV) e aos testes de stress do Banco Central Europeu (BCE).

Porém, o prospeto que deu a conhecer os pormenores da operação, divulgado ao mercado em meados de maio, confirmou a existência de irregularidades graves nas contas da holding Espírito Santo Internacional, dando o mote para a reestruturação do grupo que está em curso.

Última nota para o processo judicial em que Morais Pires (a par de José Maria Ricciardi, que também é administrador do BES, além de presidente do BES Investimento) está envolvido na qualidade de arguido.

Em causa está uma investigação iniciada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que fez queixa ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), relativa a transações de ações da EDP Renováveis por parte do BES e da seguradora BES Vida feitas na altura do lançamento em bolsa da energética

O atual administrador financeiro do BES é o nome proposto para ser o novo presidente executivo do banco, substituindo Ricardo Salgado, segundo a convocatória para a assembleia-geral da instituição hoje divulgada.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já perguntaram a cada um deles quantos beijinhos valem os milhões?…Eles, um dia, tenho a certeza, acabarão por ganhar o ordenado mínimo…Já faltou mais…E depois. Sr.Salgado, e teu compadrio que vxa. lá pòs, é capáz de não te ajudar.Tou a ser um pouco burro, mas é natural, porque sou um teso….As ilhas, aquelas que um dia prognostico, irao, ao fundo, Sr. Salgado, tás bem fod………. tramado.Ainda não te falei do colchão, mas até esse já era…Olhe sr.Salgado e pandilha, só lhe desejo que não tenha sorte nenhuma, e se um dia a tiver, não seja tão sacana. como tem sido

RESPONDER

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …