Morais Pires não apoiava “conforto que as autoridades davam à população” sobre o BES

Darren Riley / Flickr

-

O antigo administrador financeiro do BES, Amílcar Morais Pires, garantiu que a 11 de Julho alertou a administração do banco que o acumular de factores de ‘stress’ desde o início de Julho criava condições para uma “tempestade perfeita”.

Amílcar Morais Pires disse que na altura avisou que a “caracterização dos factores de ‘stress’ que afectavam o banco, a saída de depósitos, a evolução muito desfavorável dos títulos do BES, no mercado accionista e obrigacionista, as descidas de ‘rating'”, constituíam “uma ‘tempestade perfeita'” que se podia agravar no decurso da semana seguinte, “nomeadamente em consequência de um eventual incumprimento do GES [Grupo Espírito Santo]”.

E reforçou, perante os deputados da comissão de inquérito à gestão do BES e do GES, que “a gravidade da situação poderia conduzir o BES a ter de recorrer à facilidade de emergência do Banco Central Europeu, e por isso, não apoiava em consciência as manifestações públicas das autoridades portuguesas no conforto que davam à população relativamente à situação do BES”.

Segundo o responsável, a ata desta reunião de 11 de Julho foi assinada e imediatamente remetida para o Banco de Portugal.

Este meu apelo foi ignorado e, além disso, perdeu-se a última oportunidade de recapitalizar o BES através de fundos privados no fim-de-semana do dia 12 e 13 de Julho”, acusou.

Segundo o antigo administrador financeiro do BES,  o banco colapsou não devido a uma crise de capital, mas devido a uma crise de liquidez, causada pela fuga de depósitos e pelo corte das linhas interbancárias, que então originou  uma crise de capital.

“É triste que tenha visto a minha carreira interrompida ao fim de 28 anos”, declarou aind aAmílcar Morais Pires.

“Havia o ‘dono disto tudo’ mas eu não era o faz tudo”, sublinhou ainda, num tom descontraído.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 só explica 27,5% do acréscimo de mortalidade

As mortes por covid-19 em Portugal entre 02 de março e 18 de outubro representam apenas 27,5% do acréscimo da mortalidade registado relativamente à média dos últimos cinco anos, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional …

PCP desafia Governo a renacionalizar os CTT

O secretário-geral do PCP desafiou hoje o Governo a responder "à chantagem" do "grupo Champalimaud", retirar-lhe a concessão do serviço postal e renacionalizar os CTT. A proposta foi feita por Jerónimo de Sousa depois de estar …

"Covid persistente" atinge cerca de 20% dos curados (mas não recuperados)

Um novo estudo britânico indica que vários pacientes podem apresentar sintomas e sequelas durante vários meses, mesmo depois de testarem negativo. Os casos de “covid persistente” afetam maioritariamente mulheres e idosos. Há ainda muito por descobrir …

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …