“Morada falsa pode levar um deputado a ganhar mais 2 mil euros por mês”

Zanthia / Flickr

O caso das moradas falsas de deputados com assento no Parlamento é uma “enorme hipocrisia”, considera o ex-assessor de Pedro Santana Lopes, Rui Calafate, notando que declarar um endereço errado pode garantir “mais dois mil euros por mês”.

“Não parecem deputados, parecem pilha-galinhas“, lamenta Rui Calafate, ex-jornalista e consultor de comunicação, no podcast “Maquiavel para Principiantes”, conforme declarações divulgadas pelo Jornal Económico.

“Isto das moradas falsas não é de hoje” e ” demonstra uma enorme hipocrisia“, entende o consultor que foi assessor de Pedro Santana Lopes no tempo em que este foi primeiro-ministro depois de já o ter assessorado na Câmara Municipal de Lisboa.

“O fornecimento de uma morada falsa pode levar um deputado a ganhar mais 2 mil euros por mês”, acrescenta Rui Calafate.

As palavras do consultor surgem no âmbito da investigação que decorre a vários deputados que terão declarado moradas falsas ao Parlamento.

O Ministério Público já pediu o levantamento da imunidade parlamentar aos visados, no sentido de poder ouvi-los enquanto suspeitos do crime de peculato.

Os deputados investigados são Elza Pais, Nuno Sá e Fernando Anastácio (PS), Pedro Roque, Duarte Pacheco, Paulo Neves e Carla Barros (PSD), Sandra Cunha (Bloco de Esquerda) e João Almeida (CDS).

A deputada bloquista já renunciou ao mandato no seguimento das notícias que surgiram sobre o caso.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que haja políticos honestos, só não os vejo em lado nenhum… O problema é fazerem sempre as coisas de maneira a beneficiarem das suas próprias leis, decretos e afins! Nunca são culpados, a lei é que tem falhas… A questão é que nunca são responsabilizados e depois agem impunemente! Acabam por descredibilizar a própria “classe”, mas não querem saber! Depois, a culpa é nossa, nós é que os elegemos (não é essa a desculpa de quem os defende?)…

    • A Culpa nao e dos deputados mas sim do povo que votam neles, facam como eu que nunca votei e agora com a idade que tenho ainda muito menos! pois todos nos sabemos que a politica pelo que se ve vao para la com os bolcos vazios e no fim de 5 anos ou mais saem de la com apartamentos bons carros boas vivendas e ainda oferecem aquilo que nao e deles as suas amigas, e amigos abram os olhos porque o que eles roubam e nosso na e deles Obrigado;

  2. O artista do CDS está todo indignado porque diz que desde 2015 mora em São João da Madeira – só que ele é deputado desde 2002 e “esqueceu-se” de dizer onde morou até 2015!….

  3. Mais do mesmo…… e o dominador comum que origina isto tudo é sempre o mesmo: Jusiça inoperante, dsifuncional, arcaica e elitista. Enquanto não tivermos uma justiça e leis feitas por um organismo neutro sem partidos envolvidos nem lobby’s mas apenas com cidadãos isentos e neutros, não deixaremos de ter um país subdesenvolvido.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …