Tailândia em suspense. Único caso local é um DJ (mas não transmitiu vírus nas festas nem na prisão)

A Tailândia está a tentar resolver o mistério do único contágio local de covid-19 detetado nos últimos três meses, um DJ que trabalhou em várias casas noturnas. Porém, não foi descoberto nenhum caso relacionado uma semana depois, apesar da natureza altamente contagiosa do vírus.

De acordo com o jornal espanhol La Vanguardia, as autoridades, que já realizaram 570 testes, procuram possíveis infecções entre as mais de 1.000 pessoas que entraram em contacto com o DJ, que teve resultado positivo para covid-19 no dia 3 de setembro, quando foi feito um teste na prisão onde tinha entrado por um delito de drogas.

Este caso local isolado foi descoberto um dia após a Tailândia comemorar 100 dias sem detetar o contágio da doença na comunidade, que até agora causou mais de 3.400 infecções, incluindo 58 mortes.

As poucas infecções diárias que estão a ser detetadas no país são importadas e afetam os viajantes em quarentena.

O DJ, de 37 anos, que não viaja para o exterior desde o início da pandemia e cuja identidade não foi divulgada, está a ser tratado num hospital prisional em Banguecoque, enquanto muitos se perguntam porque é que não há mais casos relacionados com ele.

Dos 570 exames negativos realizados até ao momento, estão cinco pessoas que moravam com o DJ e 34 reclusos que estiveram em contacto com ele, que entraram na prisão no dia 26 de agosto, segundo dados oficiais.

Além disso, as autoridades instalaram cabines portáteis para facilitar os testes perto de três bares onde o paciente trabalhava, incluindo um local na popular Khao San Road, em Banguecoque.

Os locais de diversão noturna são áreas de risco para surtos, como o que ocorreu com dezenas de pessoas infetadas em marçouma área de bares e restaurantes em Thong Lor, distrito da capital.

A Tailândia, com uma população de quase 70 milhões de habitantes, foi o primeiro país a detetar o contágio do novo coronavírus fora da China em janeiro. Apesar da proximidade com o gigante asiático e de ser o principal destino turístico escolhido pelos chineses, a Tailândia tem escapado do grande aumento de infecções de outros países como Índia, Espanha ou Estados Unidos – e até mesmo do elevado número registados em nações mais próximas, como Indonésia (207 mil casos) ou Filipinas (249 mil).

A chave para esse sucesso também é um mistério, embora a Tailândia tenha a experiência de outras epidemias como a SARS, outro tipo de coronavírus, e a febre das aves, além do uso generalizado de máscaras e do costume de não tocar na saudação.

O governo tailandês ordenou medidas rígidas de contenção em março, como controlo de movimentos, recolher noturno, uso obrigatório de máscaras em supermercados ou transportes públicos, e encerramento de fronteiras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …