Tailândia em suspense. Único caso local é um DJ (mas não transmitiu vírus nas festas nem na prisão)

A Tailândia está a tentar resolver o mistério do único contágio local de covid-19 detetado nos últimos três meses, um DJ que trabalhou em várias casas noturnas. Porém, não foi descoberto nenhum caso relacionado uma semana depois, apesar da natureza altamente contagiosa do vírus.

De acordo com o jornal espanhol La Vanguardia, as autoridades, que já realizaram 570 testes, procuram possíveis infecções entre as mais de 1.000 pessoas que entraram em contacto com o DJ, que teve resultado positivo para covid-19 no dia 3 de setembro, quando foi feito um teste na prisão onde tinha entrado por um delito de drogas.

Este caso local isolado foi descoberto um dia após a Tailândia comemorar 100 dias sem detetar o contágio da doença na comunidade, que até agora causou mais de 3.400 infecções, incluindo 58 mortes.

As poucas infecções diárias que estão a ser detetadas no país são importadas e afetam os viajantes em quarentena.

O DJ, de 37 anos, que não viaja para o exterior desde o início da pandemia e cuja identidade não foi divulgada, está a ser tratado num hospital prisional em Banguecoque, enquanto muitos se perguntam porque é que não há mais casos relacionados com ele.

Dos 570 exames negativos realizados até ao momento, estão cinco pessoas que moravam com o DJ e 34 reclusos que estiveram em contacto com ele, que entraram na prisão no dia 26 de agosto, segundo dados oficiais.

Além disso, as autoridades instalaram cabines portáteis para facilitar os testes perto de três bares onde o paciente trabalhava, incluindo um local na popular Khao San Road, em Banguecoque.

Os locais de diversão noturna são áreas de risco para surtos, como o que ocorreu com dezenas de pessoas infetadas em marçouma área de bares e restaurantes em Thong Lor, distrito da capital.

A Tailândia, com uma população de quase 70 milhões de habitantes, foi o primeiro país a detetar o contágio do novo coronavírus fora da China em janeiro. Apesar da proximidade com o gigante asiático e de ser o principal destino turístico escolhido pelos chineses, a Tailândia tem escapado do grande aumento de infecções de outros países como Índia, Espanha ou Estados Unidos – e até mesmo do elevado número registados em nações mais próximas, como Indonésia (207 mil casos) ou Filipinas (249 mil).

A chave para esse sucesso também é um mistério, embora a Tailândia tenha a experiência de outras epidemias como a SARS, outro tipo de coronavírus, e a febre das aves, além do uso generalizado de máscaras e do costume de não tocar na saudação.

O governo tailandês ordenou medidas rígidas de contenção em março, como controlo de movimentos, recolher noturno, uso obrigatório de máscaras em supermercados ou transportes públicos, e encerramento de fronteiras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …