Tailândia em suspense. Único caso local é um DJ (mas não transmitiu vírus nas festas nem na prisão)

A Tailândia está a tentar resolver o mistério do único contágio local de covid-19 detetado nos últimos três meses, um DJ que trabalhou em várias casas noturnas. Porém, não foi descoberto nenhum caso relacionado uma semana depois, apesar da natureza altamente contagiosa do vírus.

De acordo com o jornal espanhol La Vanguardia, as autoridades, que já realizaram 570 testes, procuram possíveis infecções entre as mais de 1.000 pessoas que entraram em contacto com o DJ, que teve resultado positivo para covid-19 no dia 3 de setembro, quando foi feito um teste na prisão onde tinha entrado por um delito de drogas.

Este caso local isolado foi descoberto um dia após a Tailândia comemorar 100 dias sem detetar o contágio da doença na comunidade, que até agora causou mais de 3.400 infecções, incluindo 58 mortes.

As poucas infecções diárias que estão a ser detetadas no país são importadas e afetam os viajantes em quarentena.

O DJ, de 37 anos, que não viaja para o exterior desde o início da pandemia e cuja identidade não foi divulgada, está a ser tratado num hospital prisional em Banguecoque, enquanto muitos se perguntam porque é que não há mais casos relacionados com ele.

Dos 570 exames negativos realizados até ao momento, estão cinco pessoas que moravam com o DJ e 34 reclusos que estiveram em contacto com ele, que entraram na prisão no dia 26 de agosto, segundo dados oficiais.

Além disso, as autoridades instalaram cabines portáteis para facilitar os testes perto de três bares onde o paciente trabalhava, incluindo um local na popular Khao San Road, em Banguecoque.

Os locais de diversão noturna são áreas de risco para surtos, como o que ocorreu com dezenas de pessoas infetadas em marçouma área de bares e restaurantes em Thong Lor, distrito da capital.

A Tailândia, com uma população de quase 70 milhões de habitantes, foi o primeiro país a detetar o contágio do novo coronavírus fora da China em janeiro. Apesar da proximidade com o gigante asiático e de ser o principal destino turístico escolhido pelos chineses, a Tailândia tem escapado do grande aumento de infecções de outros países como Índia, Espanha ou Estados Unidos – e até mesmo do elevado número registados em nações mais próximas, como Indonésia (207 mil casos) ou Filipinas (249 mil).

A chave para esse sucesso também é um mistério, embora a Tailândia tenha a experiência de outras epidemias como a SARS, outro tipo de coronavírus, e a febre das aves, além do uso generalizado de máscaras e do costume de não tocar na saudação.

O governo tailandês ordenou medidas rígidas de contenção em março, como controlo de movimentos, recolher noturno, uso obrigatório de máscaras em supermercados ou transportes públicos, e encerramento de fronteiras.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oito meses depois da explosão em Beirute, o Líbano ainda é um pesadelo tóxico

A explosão em Beirute foi apenas mais uma página no longo e sombrio livro da má gestão de resíduos tóxicos no Líbano. Ainda há produtos químicos perigosos no porto de Beirute. Já lá vão oito meses …

Portugal duplica número de testes numa semana e entra no top 10 da UE

Numa semana, Portugal mais do que duplicou o número de testes à covid-19 realizados por 100 mil habitantes, o que o coloca no top 10 da União Europeia. De acordo com o jornal online ECO, que …

Jesus responde a Pepe por causa da expulsão de Eustáquio: "Grande moral"

O treinador encarnado recuou, esta sexta-feira, na opinião sobre o lance que ditou a expulsão de Eustáquio no confronto com o Paços de Ferreira, e foi curto na resposta às palavras de Pepe sobre as …

França aprova lei que reforça proteção de menores contra violência sexual

O Parlamento francês aprovou na quinta-feira, por unanimidade, uma lei que reforça a proteção de menores contra a violência sexual cometida por adultos, estabelecendo um limite de idade para o consentimento em 15 anos, e …

Eduardo Cabrita diz que SIRESP vai continuar a funcionar após 30 de junho

O ministro da Administração Interna disse esta sexta-feira que a rede de comunicações de emergência do Estado, SIRESP, vai continuar a funcionar, após 30 de junho, segundo um modelo que "o Governo tem neste momento …

Eis os segredos de Taiwan, que "passou ao lado" da covid-19 sem confinar

Um novo estudo procurou perceber os segredos para o sucesso de Taiwan a combater a pandemia de covid-19. O país nunca chegou a confinar. Taiwan foi amplamente aplaudido pela sua gestão da pandemia, com uma das …

Paquistão. Protestos violentos levam governo a ordenar bloqueio das redes sociais

O Governo do Paquistão ordenou o bloqueio temporário das redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas esta sexta-feira, após vários dias de protestos violentos contra a França, avançou a agência AFP. Numa notificação enviada à Autoridade …

Telma Monteiro sagra-se campeã europeia de judo

A judoca Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por 'ippon'. Telma alcançou o seu sexto título …

PS já não está a uma só voz. José Sócrates, o ativo tóxico, fez mossa e dividiu o partido

Fernando Medina diz que não falou com António Costa, Vieira da Silva não esconde o desgosto e o PS já não está a uma só voz. O juiz Ivo Rosa arrasou o Ministério Público (MP) na …

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …